Tela preta no E5-573G-74Q5

Opções
Dougty
Dougty Member Posts: 10

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá comunidade,

Eu sei que eu deveria ter postado aqui há um tempo atrás, mas andei procurando em vários lugares e não encontrei nenhuma solução para o meu problema.

Possuo um Notebook Acer Aspire E 15 do modelo E5-573G-74Q5 que vinha com o Windows 10 como padrão. Junto dele, eu instalei o Ubuntu, distro linux que uso para trabalhar normalmente.

Não sei se foi alguma atualização do Windows, ou o uso de um monitor externo, ou a questão de segurança do UEFI; porém um dia quando liguei o notebook surgiu essa tela preta (não aparece a logo da Acer e nem nada, não da para mexer no notebook, mas noto que está ligado através dos LEDs).

Certo, o problema de inicio é a tela preta, aí fui buscar soluções e tentei diversas formas de arrumar isso, porém o que eu notei é que ele liga normalmente, porém em modo tela preta. Quando utilizo um monitor externo cabo VGA e tento ligar ele, o monitor traz a imagem que deveria ser carregada no notebook. Estou tendo que utilizar esse monitor externo para uso do notebook impossibilitando que eu possa me deslocar com o notebook.

Aí, resolvi remover o Windows dele e deixar somente o Ubuntu já que o Windows estava me incomodando com esse monitor externo, aí notei que no Ubuntu, quando ele carrega o OS, o notebook funciona normalmente, a tela não fica preta, com isso conclui que o problema não é hardware, mas sim alguma coisa na BIOS que está dando problema na hora de inicializar ou algo do tipo.


Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com esse problema?

Grato


Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite Dougty !

    Na verdade possivelmente a questão é o Grub.
    Na Bios, como está setado o bootloader?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Dougty
    Dougty Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Olá @MaClane

    Agradeço a resposta.

    Então eu setei shimx64.efi.

    Segui o seguinte tutorial: https://itsfoss.com/no-bootable-device-found-ubuntu/

    não sei se é isso que você quis dizer, se não for, eu posso tentar passar outras informações aqui.


    Obrigado desde já pela atenção.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Dougty disse:
    Olá @MaClane

    Agradeço a resposta.

    Então eu setei shimx64.efi.

    Segui o seguinte tutorial: https://itsfoss.com/no-bootable-device-found-ubuntu/

    não sei se é isso que você quis dizer, se não for, eu posso tentar passar outras informações aqui.


    Obrigado desde já pela atenção.

    Mas o procedimento resolveu?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Dougty
    Dougty Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Não, isso dai foi só para iniciar o Ubuntu que estava falando que Boot não estava encontrando.

    A questão da tela preta é que quando inicia o notebook ele não mostra nada, ai quando ele entra no Ubuntu (que seria o OS estar carregado) ai aparece.

    No caso do Windows fica tela preta mesmo, se não tiver o monitor externo, nem consigo mexer.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Ambos sistemas foram instalados em AHCi e em modo UEFi ?
    No Windows, havia desabilitado o carregamento rapido do sistema e na Bios desabilitado o SecureBoot e o fast boot?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Dougty
    Dougty Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Agora eu preciso dar uma verificada....

    Eu cheguei a instalar o Windows 10 com modo Legacy (ao invés de UEFI) e assim "Secure Boot" desabilitado.

    Você me recomenda instalar o Windows 10 novamente com tudo habilitado? UEFI, Secure Boot e Fast Boot?

    Eu posso tentar fazer aqui e depois dar um feedback do resultado
  • Dougty
    Dougty Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Olá @MaClane

    Agradeço a resposta.

    Então eu setei shimx64.efi.

    Segui o seguinte tutorial: https://itsfoss.com/no-bootable-device-found-ubuntu/

    não sei se é isso que você quis dizer, se não for, eu posso tentar passar outras informações aqui.


    Grato
  • Dougty
    Dougty Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Olá @MaClane

    Agradeço a resposta.

    Então eu setei shimx64.efi.

    Segui o seguinte tutorial: https://itsfoss.com/no-bootable-device-found-ubuntu/

    não sei se é isso que você quis dizer, se não for, eu posso tentar passar outras informações aqui.


    Grato
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    O fast-boot deve estar desabilitado na Bios assim como SecureBoot.
    No Windows o carregamento rápido do sistema também deve estar desabilitado.
    Tanto Windows quanto Linux devem ser instalados em modo AHCi e UEFi.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Dougty
    Dougty Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Não deu muito certo não....


    Mas é isso... eu escolho o ubuntu... ele meio q reinicia e aparece a logo da Acer. Com isso a tela que até então estava preta do notebook surge....

    Quando escolho windows... ele continua com a tela preta e liga o windows e aparece na tela do Monitor que estou usando conectado a ele somente....

    Que bruxaria é essa!?!?!? 
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,767 Trailblazer
    editado março 2020
    Opções
    Ao inciar pelo windows, o que acontece quando você pressiona fn+f5 e também fn+f6? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Dougty disse:
    Não deu muito certo não....


    Mas é isso... eu escolho o ubuntu... ele meio q reinicia e aparece a logo da Acer. Com isso a tela que até então estava preta do notebook surge....

    Quando escolho windows... ele continua com a tela preta e liga o windows e aparece na tela do Monitor que estou usando conectado a ele somente....

    Que bruxaria é essa!?!?!? 

    E utilizando somente na tela do notebook, sem passar pelo monitor, ocorre?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Dougty
    Dougty Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Quando deixo somente o notebook sem monitor conectado, eu não consigo ver nada, não aparece a logo da Acer.

    Só que depois de alguns segundos na escuridão, quando ele automaticamente entra no ubuntu (dual boot e primeira opção é ubuntu), aí ele aparece a logo do Ubuntu, em seguida, aparece a logo da Acer e depois ele entra no ubuntu normalmente... já no Windows de jeito nenhum....
  • Dougty
    Dougty Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    O que mais me espanta é isso, funcionar o Ubuntu e não o Windows, é algo que nunca tinha visto antes
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Existe alguma configuração inadequada ou faltando na inicialização seletiva no Grub.
    Já tentou dar um apt-get e atualizar o Grub 2.0 e rever os pacotes?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    Existe a possibilidade da inicialização rápida estar ocasionando o problema. Quando você pressiona alt+f10, aparece algumas opções?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa tarde Dougty !

    Assim que verificar todas as questões me informe aqui.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Dougty
    Dougty Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Olá pessoal, eu agradeço as respostas, irei testar ainda hoje e dou um feedback. Obrigado