Cooler aumentando a velocidade sem motivo algum.

Opções
ArtLampião
ArtLampião Member Posts: 3 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Olá pessoal, possuo um Acer Nitro AN515-51 o qual aumenta a velocidade da ventoinha, do cooler, sem motivo nenhum. Por exemplo, nesse momento estou com o gerenciador de tarefas aberto, e na aba desempenho há: CPU (7%), Memória (63%), GPU 0 (2%), GPU 1 (2%), essas porcentagens são as de utilização, logo percebe-se que não há uma necessidade para essa velocidade toda.
Por fim, não sei se foi alguma atualização que fiz, porque não lembro dessa barulho, creio que começou há pouco tempo.
PS1: Eu sei que se houver vários processos em uso a ventoinha aumenta a velocidade, coisa que não está acontecendo, porque só uso o firefox e foxit reader.
PS2: Já fiz o procedimento de, creio que o nome seja esse, resetar a bateria.
PS3: Quando abro o QuickAcess e ativo, ou desativo, o CoolBost, a maquina fica silenciosa novamente por alguns minutos, mas basta passar alguns minutos que tudo começa novamente.

Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Boa noite ArtLampião !

    Na verdade, a alta rotação do cooler não se deve apenas para softwares que acredite serem "leves" ou "pesados".
    Não é esse o fator que ativa o gatilho de segurança de TDP e ativa a rotação e sim o quanto de consumo de processamento uma aplicação gera.
    Então mesmo utilizando um simples browser (dependendo das requisições) as temperaturas podem atingir picos grandes, exigindo a alta rotação dos coolers.
    Nem mesmo é questão de porcentagens.
    Em alguns cenários, pode ocorrer picos de 80% sem que o TDP atinja o limite.
    Processos não significam apenas os executáveis .EXE mas todo uma gama de serviços vinculados que rodam por traz.
    Então se seu sistema está ativando os coolers, existe sim um motivo.
    Em alguns casos pode simplesmente ser algum patch de atualização do Windows que esteja causando incompatibilidade.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Boa noite ArtLampião !

    Na verdade, a alta rotação do cooler não se deve apenas para softwares que acredite serem "leves" ou "pesados".
    Não é esse o fator que ativa o gatilho de segurança de TDP e ativa a rotação e sim o quanto de consumo de processamento uma aplicação gera.
    Então mesmo utilizando um simples browser (dependendo das requisições) as temperaturas podem atingir picos grandes, exigindo a alta rotação dos coolers.
    Nem mesmo é questão de porcentagens.
    Em alguns cenários, pode ocorrer picos de 80% sem que o TDP atinja o limite.
    Processos não significam apenas os executáveis .EXE mas todo uma gama de serviços vinculados que rodam por traz.
    Então se seu sistema está ativando os coolers, existe sim um motivo.
    Em alguns casos pode simplesmente ser algum patch de atualização do Windows que esteja causando incompatibilidade.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • ArtLampião
    ArtLampião Member Posts: 3 New User
    Opções
    Como eu faço para saber se há essa incompatibilidade? Só formatando para testar?
  • ArtLampião
    ArtLampião Member Posts: 3 New User
    Opções
    Olhem a temperatura, e ele fica 24/7 com esse barulho, helppppp.
    1.png 188.4K
    2.png 194.8K
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Para certificar mesmo somente reinstalando os sistema OEM de fábrica.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!