8GB RAM vs 20GB RAM

Opções
AndersonMarzani
AndersonMarzani Member Posts: 1 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Olá, bom dia.

Possuo um Acer Aspire A515-51G-58VH há três anos e estou fazendo alguns upgrades no mesmo, porém possuo umas dúvidas referente a isso.
A primeira, é o fato do notebook possuir dois pentes de memória RAM SK Hynix TMA451S6AFR8N 2,133MHz - 4GB funcionando em Dual Channel, sendo uma delas acessível (pode ser trocada) e a outra está soldada na placa. Gostaria de saber se valeria o investimento fazer uma troca desse pente acessível por um de 16GB, chegando ao limite do notebook que é 20GB, porém perdendo a função Dual Channel. Tenho essa dúvida pois utilizo o notebook para alguns jogos como The Witcher 3, então como não entendo muito, não sei se esse Dual Channel influenciaria tanto.
Quanto ao SSD m.2 que pode ser instalado no notebook, eu comprei hoje um SSD WD Blue SN500, 500GB, interface PCIe 3x2 pois li num post antigo alguém falar que suporta até 3x2. Foi uma boa compra?
E a outra dúvida é se já seria hora de fazer a troca da pasta térmica do notebook, pois eu o utilizo bastante.

Muitíssimo obrigado a quem puder ajudar.

Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Sobre a memória RAM, dependendo da configuração,  8gb trabalharam em dual channelá e os 12gb restantes, trabalharão em single channel. 
    Sobre o ssd, sim é um bom ssd. Sobre o jogo, é interessante verificar as especificações 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Sobre a memória RAM, dependendo da configuração,  8gb trabalharam em dual channelá e os 12gb restantes, trabalharão em single channel. 
    Sobre o ssd, sim é um bom ssd. Sobre o jogo, é interessante verificar as especificações 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa tarde AndersonMarzani !

    Vamos por partes...

    Na questão da RAM, o dual-channel será ativado utilizando qualquer configuração de RAM.
    Porém, qualquer capacidade acima de 8Gb (4 + 4) o sistema irá trabalha o excedente em single.
    Em muitos cenários, irá ocorrer perda de desempenho ao invés de melhora, principalmente em jogos.

    Quanto ao SSD, apenas saiba que não existe nenhum ganho de FPS em questão de jogos.

    Já sobre o Witcher 3 , seu aparelho mal atinge os requisitos mínimos para se jogar.
    Mesmo que otimize seu sistema ao máximo, em locais abertos (que são a maior quantidade de cenários do Witcher), irá ocorrer delays de render e quedas de FPS.
    Além de possivelmente ocorreram flickers.

    Sobre o repaste, esse procedimento viola garantia do aparelho.
    Post aqui um print do HWmonior para averiguar as temperaturas.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!