Problemas de reconhecimento das unidades de disco na BIOS - modelo Aspire A315-41-R4RB

Opções
carloscarrinho
carloscarrinho Member Posts: 2 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá!

Adquiri um Aspire 3 A315-41-R4RB e estou tendo o seguinte problema:

Instalei um SSD M2 SATA e estou com a intenção de modificar o sistema operacional de Win10 para Linux (Ubuntu 18.04), inserindo-o em tal SSD. Depois de já preparado o pen drive bootável, entrei na BIOS para dar boot e conseguir instalar o novo SO. Contudo, o recurso "Boot Priority Order" no menu "Boot" ignora pen drive e o SDD instalado, mostra apenas o HD que contém o Win10, conforme a imagem abaixo:



O curioso é que, depois de iniciado o Win10, tanto o pendrive quanto o SSD são reconhecidos perfeitamente (eliminando a hipótese dessas unidades estarem com problemas), assim como pode ser visto na imagem a seguir:


 
As demais configurações na BIOS estão a seguir:




Já tentei acessar o Boot pelo "F12 Boot Menu", porém sem sucesso, novamente a minha lista só aparece o HD:



Alguém pode me dar um help quanto ao que posso fazer para que a BIOS reconheça as unidades de disco e assim eu consiga fazer a instalação do Linux (por meio do pen drive) no SSD?

Desde já agradeço!

[NS editado pela moderadora- Acer-Karp]

Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Boa noite carloscarrinho!

    O Secure Boot deve estar desabilitado na Bios. 
    A pendrive deve ser criada em modo GPT com uma ISO x64bits. 

    Realizou backup do sistema OEM de fábrica? 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Boa noite carloscarrinho!

    O Secure Boot deve estar desabilitado na Bios. 
    A pendrive deve ser criada em modo GPT com uma ISO x64bits. 

    Realizou backup do sistema OEM de fábrica? 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • carloscarrinho
    carloscarrinho Member Posts: 2 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Boa noite carloscarrinho!

    O Secure Boot deve estar desabilitado na Bios. 
    A pendrive deve ser criada em modo GPT com uma ISO x64bits. 

    Realizou backup do sistema OEM de fábrica? 
    Somente criar o pendrive em modo GPT foi suficiente, não precisei desabilitar o Secure Boot.

    Valeu pelo apoio!
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Em algumas distros e sistemas é sim necessário desabilitar o SecureBoot.
    De qualquer forma, bom ter lhe ajudado!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Betoalves
    Betoalves Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções
    Ajuda, estou com o mesmo problema do Carloscarrinho (post acima), só que no meu caso, comprei um ssd m.2 sata iii. No sistema também é reconhecido, esta configurado em GPT, também aparece na information do bios, porem não aparece na opção de boot, só aparece o hd. Esta com secure boot desabilitado, F12 habilitado, já tentei varias alternativas mas até agora nada. Por isso peço ajuda. ( no restante minha Bios esta configurada igualmente as fotos acima).
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite Betoalves !

    Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados, abertos por outros usuarios ou inativos.
    Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
    Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá para qualquer duvida

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!