Notebook esquentando quando carregado 100% e estou jogando. NOTE MUITO NOVO AINDA!

LucasDuncan21
LucasDuncan21 Member Posts: 6 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Meu notebook Acer Aspire 5 (A515-52G-56UJ) está esquentando muito quando jogo uns joguinhos mais pesados e fico com ele na tomada, carregado 100%. Quando ele chega em 100%, esquenta porque está programado para usar o hardware e processamento ao máximo, mas está esquentando muito. To usando um cooler externo, mas o processador chega a bater de 88 a 90 graus, com o cooler ligado e no ar condicionado ainda. Em alguns módulos/core's do processador, chega a 92 graus (HWMonitor). Isso jogando Age of Empires III, que nem de perto é o jogo que mais pode "puxar" a máquina. To com medo quando eu for instalar GTA V o que vai acontecer. Quando eu jogo na bateria, não ocorre essa elevação de temperatura, nem quando está carregando... somente quando está em 100% e na tomada. Notebook 1 semana de uso.

Diante desse cenário, tenho umas dúvidas:

- Essas temperaturas são normais? 
- Vale a pena eu ficar usando o hardware e processamento ao máximo sempre? ou posso só usa-lo para quando for jogar jogos maiores?
- O que posso fazer pra resolver isso?
- Posso deixar ele sempre carregando?
- O fato do notebook ser novo pode explicar as altas temperaturas?

Respostas

• LucasDuncan21
    CORREÇÃO:

A temperatura que informei é da máquina em geral, e não do processador
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite LucasDuncan21 !

Primeiramente, esse modleo não é de segmento gamer.
    O hardware não possui desempenho nem suporte adequado a jogos.
    GTA V possui requisitos acima dos que seu aparelho possui.
    Então irá sobrecarregar o hardware.

Seu processador, i5-8265U possui TDP máximo seguro de 100ºC

As temperaturas estão atingindo limites devido ao fato de utilizar aplicações (como jogos) para os quais o aparelho não desenvolvido.
    Altas temperaturas prejudicam o aparelho como um todo.

O ideal realmente é que não utilize para esse fim.

Post aqui um print do HWmonitor
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LucasDuncan21
    MaClane, segue prints do HWMonitor. O que você acha?
  • MaClane
    Bom dia LucasDuncan21 !

Esse modelo utiliza processador
    i5-8265U que possui TDP máximo seguro de 100ºC e GPU MX130 é de 67ºC
    O processador está dentro dos limites, mesmo que os cores threads estejam altos.
    Já a GPU está ultrapassando o limite, devido ao fato de estar forçando o sistema de renderização para uma função a qual o aparelho não foi projetado.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LucasDuncan21
    editado dezembro 2019
    Entendo, MaClane.

Mas eu nesse teste eu estava jogando Albion Online, um jogo leve pra essa gpu. Mesmo que a máquina não seja gamer, não acha um pouco "exagerado" essa temperatura tão elevada assim? Ainda mais no ar condicionado e com cooler? Pode estar havendo algum defeito de fábrica?

Segue requisitos do Albion Online.

Requisitos Recomendados Albion Online:
      • SO: Windows 10 (64-bit)
      • Processador: Processador Intel/AMD com SSE2
      • Memória: 8 GB de RAM
      • Placa de vídeo: Cartão gráfico com suporte a DirectX 10 ou superior
      • Rede: Conexão de internet banda larga

• MaClane
    Se utiliza em outros softwares e aplicações mais pesadas que não sejam jogos e não ocorre tal aquecimento é devido a outros fatores, não "defeito de fábrica".

Sincerely, J. MaClane ™