temperatura, ssd e drivers - Predator Helios 300 (2019) PH315-52-748U

lisbx
lisbx Member Posts: 2 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Oi, esse é meu primeiro notebook gamer, eu não entendo tanto dessas coisas pela falta de experiência, mas meu Predator Helios 300 (2019) PH315-52-748U chegou sexta-feira, o primeiro jogo que abri foi o Star Wars Fallen Order... Mas no Predator Sense diz que a CPU durante o jogo estava em 83° isso é normal? Será que devo fazer undervolting? E o undervolting é prejudicial? Posso fazer sem perder a garantia?

Também tenho outras dúvidas
- Eu preciso atualizar algum driver? Eu sou MUITO noob visto que nunca tive um PC ou Notebook para jogos
- No meu modelo já veio com HDD 1TB e SSD de 128GB e mais um slot de SSD disponível, eu comprei o "SSD Samsung 970 EVO Plus 500GB m.2 NVME 3500 Mbps", gostaria de saber se o SSD que comprei é compatível e se posso colocar o SSD sem perder garantia?
- É possível eu usar os dois SSDS sem problema?
- Pra colocar o SSD que comprei é apenas abrir e colocar e esperar o sistema reconhecer ou preciso de algo mais? O Windows já veio instalado no outro SSD de 130GB então eu não precisaria fazer a portabilidade.
- É melhor deixar os jogos no HDD ou SSD de 500GB? Os programas instalados e Windows deixei no SSD de 130GB.

Se alguém puder me ajudar, muito obrigada, porque eu sou iniciante nisso

Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    Responder ✓
    Você verificou essa temperatura com o hwmonitor? Sobre undervolting, muitos usuários gamers fazem esse procedimento para diminuir a voltagem e consequentemente a temperatura. No entanto, eu ainda tenho dúvidas se esse procedimento viola ou não a garantia. O colega maclane diz que viola a garantia e tem outros usuários que dizem que não viola. O ideal é entrar em contato com o suporte técnico e tirar essa dúvida. 
    Sobre o ssd, este modelo possui duas portas m2 2280 e portanto você poderá deixar conectado os dois ssd's e o hdd juntos. O ssd que você comprou é compatível sim. Talvez você precise converter o ssd para gpt, para ser reconhecido pelo windows. Para transferir o sistema operacional, faça isso:
    https://youtu.be/cCmAOwRYNwY
    O ideal é deixar todos os jogos e programas instalados no ssd principal.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    Responder ✓
    Você verificou essa temperatura com o hwmonitor? Sobre undervolting, muitos usuários gamers fazem esse procedimento para diminuir a voltagem e consequentemente a temperatura. No entanto, eu ainda tenho dúvidas se esse procedimento viola ou não a garantia. O colega maclane diz que viola a garantia e tem outros usuários que dizem que não viola. O ideal é entrar em contato com o suporte técnico e tirar essa dúvida. 
    Sobre o ssd, este modelo possui duas portas m2 2280 e portanto você poderá deixar conectado os dois ssd's e o hdd juntos. O ssd que você comprou é compatível sim. Talvez você precise converter o ssd para gpt, para ser reconhecido pelo windows. Para transferir o sistema operacional, faça isso:
    https://youtu.be/cCmAOwRYNwY
    O ideal é deixar todos os jogos e programas instalados no ssd principal.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • lisbx
    lisbx Member Posts: 2 New User
    editado novembro 2019
    Verifiquei a temperatura com o Predator Sense

    Sobre os drivers, já atualizei tudo. E o Windows também.
    Também arrumei o problema de letras embaçadas com o 125% do display nas configurações avançadas

    Preciso tirar o HDD no vídeo como ele fez? Qualquer pen drive serve? Devo me preocupar com descarga eletrostática ao adicionar o novo SSD? 
    Bom, acho que entendi kk

    Como já instalei uns jogos e programas vou colocar tudo no HDD para não perder algumas coisas e não precisar instalar de novo, deixando apenas o necessário no SSD da Acer.

    Vou fazer assim então: coloco programas e jogos no HDD, faço o backup do windows que está no SSD da Acer pro pen drive (vai apagar tudo do SSD da acer, certo?) Instalo o SSD da Samsung novo, configuro o Windows novamente, transfiro os arquivos de programas já instalados e jogos do HDD pro novo SSD da samsung. Será que dá certo?
    Se eu tirar o HDD como no vídeo eu perco os arquivos, não né?
    Dessa forma o Windows vai para o SSD da Samsung e o SSD da Acer vai ficar vazio, certo?
    Espero que assim eu não perca o progresso dos jogos na steam haha


    Sobre essa conversão de mbr para gpt: eu coloco a peça na máquina, converto para gpt, depois desligo a máquina e ligo pra fazer a portabilidade do Windows?


    Essa versão do Windows 10 "Home Single Language" eu posso trocar para outra versão? Perco a garantia e a key?
  • Sobre o hdd,  verifique se há uma opção chamada sata configuration no bios e desabilite a porta do hdd. Seria o mesmo que desconeta-lo.
    Você pode utilizar um hdd externo ou um pendrive de16gb. A descarga eletroestatica é sim prejudicial aos componentes eletrônicos. 
    Sobre as outras perguntas, ao fazer o que está no vídeo, você estará apenas instalando o windows no outro ssd. Não é uma clonagem. Sobre os jogos, eles estão instalados no outro ssd com o progresso salvo no ssd? Se sim, talvez o ideal Seja utilizar algum programa de clonagem. Você não perde os arquivos ao remover o hdd. Sobre a versão do Windows,  você tem uma garantia de 90 dias. Você pode atualizar para outra versão, mas eu sugiro que você adquira um serial legalizado e que espere o prazo de 90 dias acabar
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)