ES1-572-53GN com problemas para encontrar redes wi-fi.

Camors
Camors Member Posts: 41 Troubleshooter
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Possuo um notebook Acer-ES1-572-53GN, com um pente adicional de 8gb de RAM (totalizando 12gb) e Windows 10 (de fábrica). Frequentemente quando estou conectado ao wi-fi a conexão cai, e quando olho nas redes disponíveis, não há nenhuma (mesmo que eu esteja em um local com muitas redes wi-fi). A principio, pensei que o problema poderia ser a placa de rede, e então comprei um receptor de wi-fi USB (TP-Link TL-WN823N). Nas primeiras semanas ele funcionou bem, mas logo voltou a dar o mesmo exato problema, o que me leva a crer que é um problema com o notebook ou com o software. A conexão as vezes fica estável por algumas horas, mas as vezes por apenas alguns minutos. Quando eu rodo o Diagnostico de Rede do Windows, ele simplesmente redefine o adaptador, o que hora funciona, hora não funciona. Além disso, eu enfrentei problemas de lentidão extrema no computador, que eram resolvidos ao desativar o adaptador de rede onboard do computador no Gerenciador de Dispositivos. Tentei usar o driver para a placa onboard atualizado e desatualizado, obtido no site da Acer e em outros sites, e nada resolveu. Antes de adquirir o adaptador, tentei até mesmo formatar o computador, mas também não resolveu o problema. Alguém tem alguma dica para me dar?
«134

Respostas

• Você já tentou atualizar os drivers?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Camors!

Acesse as opções avançadas do plano de energia e marque a placa wireless para desempenho máximo. 
    Depois em opções do adaptador, marque para nunca desconectar. 

Somente ocorre na sua rede ou já testou em outras?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Há algumas atualizações do bios referente ao wlan, vejam https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/6736?b=1
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Camors
    Você já tentou atualizar os drivers?

Sim. Já tentei usar eles tanto atualizados como desatualizados, seja fornecidos no site da Acer ou fornecidos no site da fabricante da placa. Nenhum deles resolveu o problema.
    MaClane disse:
    Boa noite Camors!

Acesse as opções avançadas do plano de energia e marque a placa wireless para desempenho máximo. 
    Depois em opções do adaptador, marque para nunca desconectar. 

Somente ocorre na sua rede ou já testou em outras?
    Tenho quase certeza que já mexi nessas configurações para a placa onboard, mas ainda não fiz isso para o adaptador USB. Vou tentar aqui e ver se me dá algum resultado.
    Sobre a rede, acontece em todas as três que mais utilizo: da minha casa, da minha faculdade, e da casa da minha namorada.
    Há algumas atualizações do bios referente ao wlan, vejam https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/6736?b=1
    Vou tentar fazer a atualização e ver se resolve meus problemas. Mas agora que você citou essa atualização, estou com a sensação (embora eu não tenha certeza) de que eu fiz essa atualização, e os problemas começaram após ela. Será que alguma coisa pode ter dado errado na atualização e por isso estou tendo problemas agora? Bom, vou fazer a atualização e ver se o wifi se estabiliza.

Agradeço aos três desde já!
  • Camors
    Não consegui fazer a atualização da BIOS, pois eu possuo uma versão mais atualizada da BIOS.
    Nas configurações de energia, a placa onboard já estava no desempenho máximo. Porém, encontrei essa opção de suspensão do USB, que estava desativada. Na esperança de resolver pelo menos o problema com meu receptor USB da TP-Link, desativei ela.
    Quanto as opções de energia das placas, a da placa onboard de fato estava ativado dessa vez; desativei ela, apesar de ter certeza de que eu já tinha desativado antes. A opção para o receptor USB já estava desativada.
    Os prints estão em anexo. Aproveito para anexar um PDF com os detalhes da ferramenta de Diagnostico de Rede do Windows, para caso tenha alguma informação util.

• Há quanto tempo você atualizou o bios? Você também restaurou o bios, pressionando f9 e depois f10 após a atualização? É importante fazer isso para corrigir possíveis bugs.

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    Bom dia Camors !

Mesmo após as verificações, o erro persiste?

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Camors
    Há quanto tempo você atualizou o bios? Você também restaurou o bios, pressionando f9 e depois f10 após a atualização? É importante fazer isso para corrigir possíveis bugs.
    Não sei a quanto tempo eu atualizei a bios, mas tem bastaaante tempo. Provavelmente mais de um ano. Não conheço esse procedimento de restaurar o BIOS. Em que momento devo apertar esses botões, ao ligar o computador?
  • Assim que ligar o notebook, pressione f2 para entrar no bios. Depois pressione f9 para restaurar e depois f10 para salvar ao sair. No entanto, eu não acho que a atualização do bios ocasionou o problema. É mais provável que uma atualização do windows tenha estragado tudo.

egydiocoelho Trailblazer

• Camors
    Assim que ligar o notebook, pressione f2 para entrar no bios. Depois pressione f9 para restaurar e depois f10 para salvar ao sair. No entanto, eu não acho que a atualização do bios ocasionou o problema. É mais provável que uma atualização do windows tenha estragado tudo.
    De qualquer forma, fiz o procedimento que você me recomendou. Agora é aguardar pra ver se a internet vai cair de novo.
    Após fazer esse procedimento, o receptor USB não funcionou quando liguei o computador. Não sei se é coincidência. Tirar ele e replugar resolveu o problema.
  • Ok! Poste o resultado aqui!

egydiocoelho Trailblazer

• Camors
    Ok! Poste o resultado aqui!
    MaClane disse:
    Bom dia Camors !

Mesmo após as verificações, o erro persiste?

Então pessoal, usei pouco o notebook desde que fiz os procedimentos indicados, voltando a usar agora. Mas em pouco tempo, constatei que os erros persistiram, sendo que consegui usar o wifi por pouco mais de uma hora antes de começar a ter problemas. Aproveitei a oportunidade para tirar um print também do erro, afinal, vai que serve de alguma ajuda.

• Camors
    Esqueci de mencionar, mas em alguma das varias vezes que rodei o Diagnostico de Rede, vi o erro "RNWF MSM Helper Class". Acho que não constou nesse PDF que eu enviei, então não tenho certeza se está relacionado ao erro de verdade, ou se foi algum outro problema que aconteceu naquele momento.

• Sobre a placa de vídeo atheros, baixe esse driver https://www.ath-drivers.eu/64bit-inf-file-version-10.0.3.462-with-id-536.html
    Sobre o roteador, escolha a versão do hardware correta e tente atualizar o firmware utilizando um cabo de rede: https://www.tp-link.com/br/support/download/tl-wn823n/v3/#Driver

egydiocoelho Trailblazer

• Camors
    Embora eu ache que eu já acessei esses sites que você passou, não tenho certeza se acessei essas páginas em específico.
    Fiz uma "Redefinição de Rede", no painel de controle, e reiniciei o computador. Assim que liguei ele, baixei os drivers nas exatas paginas que você me passou e instalei eles. O da Atheros eu instalei pelo Gerenciador de Dispositivos. O da TP-Link eu rodei o executável que vem junto, mas ele pediu pra instalar o driver instalado anteriormente, o que eu estranhei. Desinstalei utilizando o CCleaner, e instalei o driver que tinha acabado de baixar. Reiniciei novamente o computador. Assim que o liguei, me deparei com a mensagem de erro da imagem. Apesar do erro, as duas placas parecem estar funcionando normalmente até agora. Novamente, vou ver se a internet vai ficar estável e volto aqui para dar noticias. Obrigado desde já! Ap
  • Camors
    E como alegria de pobre dura pouco, em menos de 20 minutos o problema retornou. Eu estou muito frustrado porque gastei dinheiro comprando esse receptor USB da TP-Link pra não ter meu problema resolvido. Achava que a placa que tinha bichado, mas só se eu consegui bichar duas placas do mesmíssimo jeito.
  • A versão do windows que você está utilizando é a 1903?

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    Boa noite Camors !

Com certeza seu problema é no roteador ou o mais provavel, nas configurações de rede do Windows.
    Vá nas propriedades dos adaptadores de rede e sete para protocolo IPV4 e para obter IP automaticamente.
    Sete também para obter o DNS automaticamente.

Depois faça o seguinte:

1. Tecla do Windows + R. ...
    2. Digite CMD e pressione  Enter. ...
    3. Digite ipconfig /flushdns e Enter.
    4. Digite ipconfig /registerdns e Enter.
    5. Digite ipconfig /release e Enter.
    6. Digite ipconfig /renew e Enter.
    7. Digite netsh winsock reset e Enter.
    8. Reinicie e faça um teste.
    Caso não funcione, acesse os SERVIÇOS do Windows e desabilite o IP Helper service

No seu roteador, verifique qual canal, bandwidth e tipo de proteção (WEP, WAP2, etc) está utilizando.

Sincerely, J. MaClane ™

• Camors
    MaClane disse:
    Boa noite Camors !

Com certeza seu problema é no roteador ou o mais provavel, nas configurações de rede do Windows.
    Vá nas propriedades dos adaptadores de rede e sete para protocolo IPV4 e para obter IP automaticamente.
    Sete também para obter o DNS automaticamente.

Depois faça o seguinte:

1. Tecla do Windows + R. ...
    2. Digite CMD e pressione  Enter. ...
    3. Digite ipconfig /flushdns e Enter.
    4. Digite ipconfig /registerdns e Enter.
    5. Digite ipconfig /release e Enter.
    6. Digite ipconfig /renew e Enter.
    7. Digite netsh winsock reset e Enter.
    8. Reinicie e faça um teste.
    Caso não funcione, acesse os SERVIÇOS do Windows e desabilite o IP Helper service

No seu roteador, verifique qual canal, bandwidth e tipo de proteção (WEP, WAP2, etc) está utilizando.

Me perdi um pouco na primeira parte. Eu deveria desativar o protocolo IPV6 e deixar só o IPV4? Segue print para eu ter certeza que estou na opção correta. Nas propriedades do protocolo IPV4 já me parece estar para obter IP e DNS automaticamente. Vou aguardar sua resposta para fazer os demais procedimentos.
    Ah, só para constar, no print a placa Atheros está desativada por conta dos problemas com lentidão no computador que as vezes enfrento.
    A versão do windows que você está utilizando é a 1903?
    Sim.
  • Camors
    Sobre o roteador, o daqui de casa usa o canal 8, com bandwitdh automático, modo 11bgn misto, proteção WPA2-PSK, mas eu sei que por exemplo o da minha faculdade é bem diferente.