Duração ridícula da bateria do Acer nitro 5

Opções
isaacbruno
isaacbruno Member Posts: 97 Fixer WiFi Icon
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Pessoal, não sei o que acontece mas desde que comprei o nitro 5 (modelo 50U2) a bateria dele no Linux não dura mais que 1h e meia, e isso com brilho relativamente baixo, driver nvidia desabilitado (usando apenas intel graphics) e reduzindo o clock máximo para 1Ghz com uma ferramenta chamada indicator-cpufreq, com clock on demand e driver nvidia habilitado ele dura menos ainda. Já resetei com o botão de reset da bateria, descarreguei até 0% e recarreguei até 100%, tentei reduzir o clock, desabilitar a placa dedicada como disse acima e nada, Alguém tem mais alguma sugestão? No windows ele dura um pouco mais mas não passa de 2h no modo de economia de bateria.

Se alguém puder ajudar a melhorar um pouco isso, agradeço muito.

Comentários

  • Commodore_1995#
    Opções
    Qual é o modelo do notebook?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite isaacbruno!

    Sei modelo exato é o AN515-51-50U2, certo?

    Vamos por partes...
    Primeiramente, deve instalar os drivers PPA da Nvidia, tanto para desempenho final do aparelho quanto para questão de configuração de vídeo. 

    Sobre o procedimento de redução dos clocks, fira as ferramentas da Acer, todos os outros procedimentos geram perda de garantia do aparelho. 

    Sobre a duração da bateria em distribuições Linux, os kernels não possuem suporte nativo para controle de fontes internas de energia. 
    Existem métodos e ferramentas que podem ser utilizadas, mas de modo geral, a duração sempre será menor que em sistemas Windows. 

    Já em sistemas Windows, não existe um valor "médio" para duração.
    Inúmeros fatores vão interferir na duração que depende principalmente de como o usuário está utilizando a máquina.

    Primeiramente, entenda melhor sobre a arquitetura de um notebook.
    Os componentes de notebooks (principalmente processador e vídeo) somente atingem a performance máxima quando estão conectados na tomada.

    Esse tempo pode variar devido a inúmeros fatores: acondicionamento em local arejado e com temperaturas mais amenas ou baixas, a soma dos aplicativos que tem em sua máquina rodando, serviços em segundo plano, entre outros vários.

    Veja o seguinte esquema:
    Configuração do SO + Aplicativos + Serviços = Requisições
    Requisições consomem recursos.
    Recursos são todos os tipos de memórias físicas (HDs e dispositivos de armazenamentos), voláteis (memórias RAM e de vídeo), processadores (CPU e GPU) e conexões (Wireless, USB, etc) disponíveis no seu sistema.
    Quanto mais requisições, mais recursos são gastos e consequentemente o consumo de energia aumenta.
    Sendo assim, existem diversos fatores de configurações que podem estar minando a energia de sua bateria.

    Os 2 maiores consumidores de energia em um notebook são a tela e o sistema Wireless.
    Esse sistema wireless entenda por toda e qualquer requisição feita pelo seu equipamento ao ponto de conexão (roteador, modem ou access point).
    Aqui se incluem beacons, acesso direto (como acessar uma página de internet, vídeos online ou um jogo online) e indiretos (como os serviços do google update, da setam, dentre outros). 

    O ideal é sempre utilizar o aparelho conectado a tomada e com as opções de energia setadas para "Alto Desempenho".
    Utilizando somente na bateria, a arquitetura do sistema não permite que o desempenho máximo da máquina seja alcançado.

    Para melhorar essa duração, pode seguir algumas dicas realizando certos procedimentos: 

    Configure o notebook nas opções de energia para o modo econômico quando estiver usando somente na bateria;
    Selecione a opção diminuição do brilho no monitor quando estiver na bateria;
    Utilize o aparelho em local arejado para que o produto não se aqueça demais;
    Realize a calibragem das células inicial, como informado no manual do produto,
    Ao mesmo uma vez por semana utilize somente na bateria até o nível de carregamento para manter as células calibradas. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • isaacbruno
    isaacbruno Member Posts: 97 Fixer WiFi Icon
    Opções
    -MaClane disse:
    Boa noite isaacbruno!

    Sei modelo exato é o AN515-51-50U2, certo?

    Vamos por partes...
    Primeiramente, deve instalar os drivers PPA da Nvidia, tanto para desempenho final do aparelho quanto para questão de configuração de vídeo. 

    Sobre o procedimento de redução dos clocks, fira as ferramentas da Acer, todos os outros procedimentos geram perda de garantia do aparelho. 

    Sobre a duração da bateria em distribuições Linux, os kernels não possuem suporte nativo para controle de fontes internas de energia. 
    Existem métodos e ferramentas que podem ser utilizadas, mas de modo geral, a duração sempre será menor que em sistemas Windows. 

    Já em sistemas Windows, não existe um valor "médio" para duração.
    Inúmeros fatores vão interferir na duração que depende principalmente de como o usuário está utilizando a máquina.

    Primeiramente, entenda melhor sobre a arquitetura de um notebook.
    Os componentes de notebooks (principalmente processador e vídeo) somente atingem a performance máxima quando estão conectados na tomada.

    Esse tempo pode variar devido a inúmeros fatores: acondicionamento em local arejado e com temperaturas mais amenas ou baixas, a soma dos aplicativos que tem em sua máquina rodando, serviços em segundo plano, entre outros vários.

    Veja o seguinte esquema:
    Configuração do SO + Aplicativos + Serviços = Requisições
    Requisições consomem recursos.
    Recursos são todos os tipos de memórias físicas (HDs e dispositivos de armazenamentos), voláteis (memórias RAM e de vídeo), processadores (CPU e GPU) e conexões (Wireless, USB, etc) disponíveis no seu sistema.
    Quanto mais requisições, mais recursos são gastos e consequentemente o consumo de energia aumenta.
    Sendo assim, existem diversos fatores de configurações que podem estar minando a energia de sua bateria.

    Os 2 maiores consumidores de energia em um notebook são a tela e o sistema Wireless.
    Esse sistema wireless entenda por toda e qualquer requisição feita pelo seu equipamento ao ponto de conexão (roteador, modem ou access point).
    Aqui se incluem beacons, acesso direto (como acessar uma página de internet, vídeos online ou um jogo online) e indiretos (como os serviços do google update, da setam, dentre outros). 

    O ideal é sempre utilizar o aparelho conectado a tomada e com as opções de energia setadas para "Alto Desempenho".
    Utilizando somente na bateria, a arquitetura do sistema não permite que o desempenho máximo da máquina seja alcançado.

    Para melhorar essa duração, pode seguir algumas dicas realizando certos procedimentos: 

    Configure o notebook nas opções de energia para o modo econômico quando estiver usando somente na bateria;
    Selecione a opção diminuição do brilho no monitor quando estiver na bateria;
    Utilize o aparelho em local arejado para que o produto não se aqueça demais;
    Realize a calibragem das células inicial, como informado no manual do produto,
    Ao mesmo uma vez por semana utilize somente na bateria até o nível de carregamento para manter as células calibradas. 
    Bom dia, amigo.

    Então, eu entendo perfeitamente tudo o que você disse, e concordo que depende do uso. No entanto basta eu ligar o notebook e mantê-lo ligado com poucos processos para que a bateria seja drenada. O meu uso realmente não é básico (trabalho com desenvolvimento de software) mas por mais que eu esteja usando apenas o navegador com uma ou duas abas abertas no browser em uso básico o consumo é excessivo. Monitoro o gerenciador de processos do linux e vejo o processador a 10 ou 20% da capacidade em uso básico e a bateria é drenada do mesmo jeito. Se eu abrir tudo que uso então o tempo total de duração cai pra 1h e 20 ou menos até.

    Sobre a Nvidia, como relatei, os drivers estão instalados e funcionando perfeitamente. Eu configurei a placa gráfica como sendo a intel HD Graphics porque sei que a GTX 1050 consome mais energia, mas ainda assim não obtive êxito.

    A alteração de clock que falo não é a nível de bios ou coisa do tipo, é basicamente uma aplicação que limita a frequência máxima no Linux, semelhante a um modo de economia no Windows, portanto não deve haver perda de garantia quanto a isso.

    Já quanto a alimentação eu sempre que possível uso o notebook na bateria, e quase sempre é possível, até para preservar a vida útil dela. Só que eu sei que quando eu precisar usar o notebook na bateria vou ficar na mão. Tenho um Acer A515 com Celeron e a bateria dele dura em torno de 7 horas (infelizmente tive que comprar o nitro porque esse guerreiro não aguentou o meu uso). É ÓBVIO que eu não esperava que a bateria durasse 7h com um processador da linha HQ, mas eu vi vários relatos de reviews no youtube de que a bateria durava pelo menos 3h em uso moderado a leve, e o meu jamais chegou nessa marca mesmo com o notebook recém ligado, no windows, com modo de economia ativo. Além disso o acesso ao disco não deveria ser um problema, visto que substituí o HD por um SSD da Crucial e ainda assim o tempo de bateria não melhorou.

    Também, como relatado, realizei a calibragem da bateria algumas vezes e não obtive melhoras. Essa é a minha única "reclamação" quanto a esse notebook. Não queria um dia precisar passar um tempo na bateria e ele não me entregar tempo suficiente.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Eu também tinha esse problema no an515-51-75kz. Parece que o windows consegue gerenciar melhor a bateria do que o Linux . No entanto, não há problema algum em utilizar o notebook somente na tomada.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Commodore_1995#
    Opções
    Houve um programa que o colega maclane me informou e que gerencia melhor a bateria no Ubuntu 19.04. Vou ver se acho aqui.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • isaacbruno
    isaacbruno Member Posts: 97 Fixer WiFi Icon
    Opções
    Houve um programa que o colega maclane me informou e que gerencia melhor a bateria no Ubuntu 19.04. Vou ver se acho aqui.
    Qualquer coisa que eu puder tentar para melhorar isso vai ser de grande ajuda =)
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • isaacbruno
    isaacbruno Member Posts: 97 Fixer WiFi Icon
    Opções
    MaClane disse:
    Se SSD não gera economia de bateria então tudo que estudei até hoje está errado, porque enquanto um HDD consome cerca de 4W o SSD consome de 0.5 a 1.3W. Claro que é uma melhora de alguns minutos a mais, mas ainda assim é uma melhoria :#

    Eu já tentei o tutorial do Edivaldo Brito anteriormente mas sem sucesso. Vou tentar os outros links. Muito obrigado!
  • PE_EDSONS
    PE_EDSONS Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções

    isaacbruno blzz? Eu li no manual q são necessárias 3 cargas + 3 descargas completas para obter o desempenho total da bateria. Eu sou novo aqui. Estou na minha segunda recarga, vi q é isso mesmo .. é ridículo funcionamento da bateria. Espero q possa melhorar.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Eu tenho o modelo an515-51-75kz e eu lhe garanto que se a bateria for bem configurada, pode sim durar entre 4 e 5 horas.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    PE_EDSONS disse:

    isaacbruno blzz? Eu li no manual q são necessárias 3 cargas + 3 descargas completas para obter o desempenho total da bateria. Eu sou novo aqui. Estou na minha segunda recarga, vi q é isso mesmo .. é ridículo funcionamento da bateria. Espero q possa melhorar.
    Bom dia PE_EDSONS !

    Leu todo post?
    Realizou todos os procedimentos?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Renersavio
    Renersavio Member Posts: 6 New User
    Opções
    isaacbruno disse:
    Pessoal, não sei o que acontece mas desde que comprei o nitro 5 (modelo 50U2) a bateria dele no Linux não dura mais que 1h e meia, e isso com brilho relativamente baixo, driver nvidia desabilitado (usando apenas intel graphics) e reduzindo o clock máximo para 1Ghz com uma ferramenta chamada indicator-cpufreq, com clock on demand e driver nvidia habilitado ele dura menos ainda. Já resetei com o botão de reset da bateria, descarreguei até 0% e recarreguei até 100%, tentei reduzir o clock, desabilitar a placa dedicada como disse acima e nada, Alguém tem mais alguma sugestão? No windows ele dura um pouco mais mas não passa de 2h no modo de economia de bateria.

    Se alguém puder ajudar a melhorar um pouco isso, agradeço muito.
    Sim! Eu comprei um em dezembro/2019 e essa bateria realmente é RIDICULA! Uma falsa ilusão de bateria que dura até 7h, mas não passa de 3h usando apenas navegador google e o excel. Se for para ver filmes ou usar algum programa de maior consumo, não passa de 2h. 

    Comprei sonhando em poder usar na faculdade de arquitetura, mas se não tiver com a tomada do lado não consigo nem finalizar 1 aula completa utilizando o Lumion ou Revit. 

    Péssima aquisição, estou tremendamente desapontado com a ACER, pelo valor que paguei nisso aqui eu poderia ter comprado de outras marcas que com certeza não teriam essa bateria pífia! Um lixo! 

    Detalhes do meu modelo: NOTEBOOK ACER AN515-52-72UU, CI78750H, 16GB, NVA 4GB, 128GB SSD, 1TB HDD, W10HCSL64, PRETO, FHD 15,6
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Renersavio disse:
    isaacbruno disse:
    Pessoal, não sei o que acontece mas desde que comprei o nitro 5 (modelo 50U2) a bateria dele no Linux não dura mais que 1h e meia, e isso com brilho relativamente baixo, driver nvidia desabilitado (usando apenas intel graphics) e reduzindo o clock máximo para 1Ghz com uma ferramenta chamada indicator-cpufreq, com clock on demand e driver nvidia habilitado ele dura menos ainda. Já resetei com o botão de reset da bateria, descarreguei até 0% e recarreguei até 100%, tentei reduzir o clock, desabilitar a placa dedicada como disse acima e nada, Alguém tem mais alguma sugestão? No windows ele dura um pouco mais mas não passa de 2h no modo de economia de bateria.

    Se alguém puder ajudar a melhorar um pouco isso, agradeço muito.
    Sim! Eu comprei um em dezembro/2019 e essa bateria realmente é RIDICULA! Uma falsa ilusão de bateria que dura até 7h, mas não passa de 3h usando apenas navegador google e o excel. Se for para ver filmes ou usar algum programa de maior consumo, não passa de 2h. 

    Comprei sonhando em poder usar na faculdade de arquitetura, mas se não tiver com a tomada do lado não consigo nem finalizar 1 aula completa utilizando o Lumion ou Revit. 

    Péssima aquisição, estou tremendamente desapontado com a ACER, pelo valor que paguei nisso aqui eu poderia ter comprado de outras marcas que com certeza não teriam essa bateria pífia! Um lixo! 

    Detalhes do meu modelo: NOTEBOOK ACER AN515-52-72UU, CI78750H, 16GB, NVA 4GB, 128GB SSD, 1TB HDD, W10HCSL64, PRETO, FHD 15,6


    Acredito que realmente não entenda como funciona um notebook.
    TODO notebook somente atinge desempenho máximo conectado na tomada de energia.
    Utilizar aplicações de alto desempenho na bateria, além delas nunca atingirem o desempenho máximo,a pena contribui para a diminuição da vida útil da mesma.

    Entenda que essa duração 7hrs de bateria tem como base um sistema em idle ou na maioria dos casos utilizando requisições simples.
    Esse tempo pode variar devido a inúmeros fatores: acondicionamento em local arejado e com temperaturas mais amenas ou baixas, a soma dos aplicativos que tem em sua máquina rodando, serviços em segundo plano, entre outros vários.

    Então deve se informar melhor:






    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!