Conectar em rede wifi 5GHZ com notebook Acer Aspire E15 E5-571G-52B7

Flinox
Flinox Member Posts: 10

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Bom dia.

Pessoal, tenho um notebook Acer Aspire E15 E5-571G-52B7, recentemente fiz upgrade de memória, SSD ( com ajuda do pessoal aqui do fórum ) está tudo certo !

Agora eu gostaria de poder me conectar a uma rede wireless de frequência 5Ghz, mas percebi que esse notebook tem uma placa wireless que se conecta apenas em rede wireless de 2.4Ghz.

Para isso gostaria da opinião de vocês, para melhor custo/benefício:

- Troco a placa wireless do notebook para uma que suporte rede 5ghz ? Qual seria esse modelo de placa wireless recomendada ?
ou
- Simplesmente compro um mini adaptador wireless 5Ghz ?  Qual vocês recomendam ?

Muito obrigado pessoal.
Fernando.

Respostas

  • Na minha opinião, até por que você não terá o trabalho para desmontar o notebook, eu optaria por um adaptador usb de 5ghz. As marcas tplink e dlink são muito boas.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia Flinox !

    A principal questão é... realmente tem necessidade real de se conectar a uma rede de 5Ghz?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Flinox
    Flinox Member Posts: 10

    Tinkerer

    Oi pessoal, obrigado pelas respostas.

    O motivo é que preciso para fazer streaming, então requer mais velocidade e estabilidade.

    Outra dúvida é... Será que o adaptador é mais rápido do que o adaptador USB ? ou... tipo isso não vai fazer diferença ? pq pelo que andei olhando o adaptador é mais barato, mas vai "matar" uma porta USB.
  • Flinox
    Flinox Member Posts: 10

    Tinkerer

    Em tempo...

    Outra dúvida é... Será que a placa wireless é mais rápido do que a adaptador USB ? ou... tipo isso não vai fazer diferença ? pq pelo que andei olhando o adaptador é mais barato, mas vai "matar" uma porta USB.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Conexões internas sempre tem maior velocidade do que portas externas.
    Mas não é uma regra.
    Conexões USB 3.0 e TypeC Gen2 tem velocidades bem maiores que determinadas trilhas internas.

    Fato é que uma rede bem estruturada de 2.4Ghz (levar em consideração questões de banda, roteador, placas, etc) tem total suporte a streaming.
    Mesmo que possua um excelente provedor e uma excelente placa, se seu modem / roteador não oferecer suporte adequado e não estiver devidamente configurado em nada será válido as outras questões.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Flinox
    Flinox Member Posts: 10

    Tinkerer

    Obrigado, sim... hoje já funciona bem, mas eu quero melhorar a qualidade da imagem.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    A questão da qualidade de imagem está ligada a configuração de gravação e renderização de seu equipamento e não diretamente a conexão wireless.
    Os meios de transmissão locais podem ser afetados nas transmissão remota (internet).
    Ou seja, a questão depende não apenas da placa wireless, mas da renderização do seu aparelho, suporte da sua rede lan, tipo de conexão de rede externa e da rede que irá receber o streaming.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Flinox
    Flinox Member Posts: 10

    Tinkerer

    Alguém sabe me dizer qual o modelo de placa wireless 5GHZ compatível com o notebook acer aspire E5-571G-52B7 ?
    Andei pesquisando mas não encontrei nada sobre.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia Flinox !

    Como lhe informei anteriormente, existem diversas outras questões do que uma placa wireless 5Ghz.
    Verifique primeiro todos esses fatores pois a instalação de uma outra placa pode simplesmente não lhe gerar o ganho que acredita além do stress físico na abertura do equipamento.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Flinox
    Flinox Member Posts: 10

    Tinkerer

    Então, na verdade já fiz alguns testes e o problema é realmente a placa de rede do notebook, porque ela acaba sofrendo bastante interferência e limitando o tráfego de rede porque só consigo me conectar na frequência 2.4Ghz.

    O Contexto é o seguinte, quero fazer streaming do videogame para o notebook, jogando observando a tela do notebook e reduzindo o lag e a queda de qualidade de imagem e tendo estabilidade.

    O Videogame e o notebook estão no mesmo cômodo, então não tenho problemas com "paredes".
    O Videogame está conectado via cabo cat5e ao roteador wifi, o roteador e o videogame possuem placa de rede gigabit, então não tenho perda nessa "perna".
    O Roteador wifi fica no mesmo cômodo do videogame e do notebook.
    O Roteador não é um roteador gamer, mas é muito bom e performático.

    Resta então o notebook, este não tenho como conectar via cabo e ele somente se conecta na rede 2.4G do roteador por causa da placa wireless que ele tem.

    O Problema é que mesmo sem qualquer outro dispositivo compartilhando a rede 2.4G, ou seja, o notebook exclusivamente com ele... ocorrem quedas da qualidade da transmissão, travamentos/instabilidade.

    Então, antes de trocar o roteador para um "roteador gamer", quero trocar a placa wireless o que acredito que já terei uma boa melhora.

    Para isso preciso saber qual modelo de placa wireless 5G eu poderia usar para esse notebook acer aspire E5-571G-52B7.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde Flinox !

    Nesse cenário o ideal seria utilizar uma conexão via cabo e não wireless.
    Tentar mitigar interferências e lags em redes de wireless de forma plena é uma tarefa que requer bem mais conhecimento e uma infraestrutura adequada.
    Mas qual modelo exato do roteador ?
    A questão da placa existem fatores como suporte do chipset para que todas as tecnologias sejam funcionais.
    Pelo que vi no manual de serviço, homologadas, não há nenhuma placa wireless de 5Ghz.
    Então existe a possibilidade de não funcionar adequadamente.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Flinox
    Flinox Member Posts: 10

    Tinkerer

    Então... já fiz testes com cabo e foi suave realmente, mas onde o notebook fica não tenho como passar um cabo então necessariamente precisa ser por wifi ( sei que não é o ideal para streaming, mas se for 5Ghz é sim até aceitável ).

    Bom, mandei uma mensagem para a Acer Brasil, vamos ver se eles indicam algo, do contrário vou usar um adaptador USB mesmo.
    Obrigado.

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Como lhe informei, no manual de serviço não consta nenhuma placa de 5Ghz homologada para esse modelo.
    Isso não significa que não vá funcionar.
    Mas será um testes por conta e risco.
    Por isso o ideal seria uma placa dual-band USB
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • rmbarreto
    rmbarreto Member Posts: 1 New User
    Flinox disse:
    Então... já fiz testes com cabo e foi suave realmente, mas onde o notebook fica não tenho como passar um cabo então necessariamente precisa ser por wifi ( sei que não é o ideal para streaming, mas se for 5Ghz é sim até aceitável ).

    Bom, mandei uma mensagem para a Acer Brasil, vamos ver se eles indicam algo, do contrário vou usar um adaptador USB mesmo.
    Obrigado.

    Fiquei tão impressionado com tamanha resistência sobre a troca da placa que até criei um usuário para poder interagir. Assim como este modelo é equipado em HDD e ninguém vê problema na troca para um SSD, qual o problema em querer utilizar uma tecnologia WiFi mais recente?

    Isto posto, você encontrou o modelo de placa mais interessante para a troca?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    rmbarreto disse:
    Flinox disse:
    Então... já fiz testes com cabo e foi suave realmente, mas onde o notebook fica não tenho como passar um cabo então necessariamente precisa ser por wifi ( sei que não é o ideal para streaming, mas se for 5Ghz é sim até aceitável ).

    Bom, mandei uma mensagem para a Acer Brasil, vamos ver se eles indicam algo, do contrário vou usar um adaptador USB mesmo.
    Obrigado.

    Fiquei tão impressionado com tamanha resistência sobre a troca da placa que até criei um usuário para poder interagir. Assim como este modelo é equipado em HDD e ninguém vê problema na troca para um SSD, qual o problema em querer utilizar uma tecnologia WiFi mais recente?

    Isto posto, você encontrou o modelo de placa mais interessante para a troca?

    A questão não é resistência.
    Placas de rede, assim como qualquer outro hardware, não funciona da forma que imagina.
    É necessário que TODO conjunto de hardware do equipamento ofereça suporte.
    As tecnologias são compartilhadas nas controladoras e instruções embargadas.
    No caso do wifi5 e wifi6, alguns requisitos são necessários.
    Uma placa não funciona nem trabalha sozinha.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!