Como fazer o boot no SSD ao invés de ser no HDD que ja clonei para o SSD?

MarcoLima
MarcoLima Member Posts: 6

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Boa noite!
Instalei um SSD m.2 no meu acer a515-52g-577t, clonei o HD para o mesmo, porém não consigo definir o mesmo como o disco de boot.
Na bios não me da essa opção. Já desativei o secure boot, e as opções de boot são 1- Windows boot manager e 2- Windows boot manager. Não tem outro modo de bios além da UEFI. 

O que devo fazer para iniciar o windows no SSD?

Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,088 Trailblazer
    editado outubro 2019 Responder ✓
    Eu não aconselho a formatar o ssd. Apenas exclua a partição do ssd no gerenciador de discos e refaça a clonagem, selecionando todas as partições. Eu também não aconselho formatar o hdd, por causa da partição de recuperação oculta da Acer. Eu só faria isso, quando tiver certeza de que o windows foi clonado corretamente para o ssd e quando tiver terminado o prazo de 90 dias da garantia do software.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite MarcoLima !

    Qual SSD instalou?
    Clonou além da partição do Windows as partições de recuperação e as reservadas de sistema?
    Não removeu o BootManager do HDD?
    No MSCONFIG setou qual SO irá inicializar primeiro?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MarcoLima
    MarcoLima Member Posts: 6

    Tinkerer

    MaClane disse:
    Boa noite MarcoLima !

    Qual SSD instalou?
    Clonou além da partição do Windows as partições de recuperação e as reservadas de sistema?
    Não removeu o BootManager do HDD?
    No MSCONFIG setou qual SO irá inicializar primeiro?

    Instalei um "SSD Gigabyte 128GB, M.2 NVMe, Leitura 1100MB/s, Gravação 500MB/s - GP-GSM2NE8128GNTD";
    Clonei tudo, segue imagem:


    Remover o boot manager que você diz, é na BIOS? Porque aqui não identifica qual disco é, se é SSD ou HDD que está em 1 no boot, apenas informa: "Windows boot manager" nas duas opções;
    No msconfig só tem o windows 10 que ja veio no notebook, não tem outro pra escolher, e não quero escolher outro, só quero colocar o SSD pra ser o disco de boot...
  • MarcoLima
    MarcoLima Member Posts: 6

    Tinkerer

    Se eu usar a ferramenta do windows 10, usando a key que já veio no notebook, para criar uma imagem em um usb, posso formatar o HD e SSD?
  • Qual foi o programa que você utilizou para clonar? Já tentou com o easyus? Você alinhou a partição do ssd?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MarcoLima
    MarcoLima Member Posts: 6

    Tinkerer

    editado outubro 2019
    Minitool partition foi o que usei.

    O que quer dizer com alinhar o ssd? Ele já está funcionando, consigo rodar programas que estão instalados nele etc, só não consigo bootar ele, porque na bios não aparece nem o HD nem o SSD, apenas Windows boot manager e nada mais.

    Se eu quiser formatar usando a mesma key, e usando a ferramenta do windows, terei problemas?
  • Mas veja que nem todas as partições foram clonadas. Veja que está faltando a partição de 1gb. Veja isso: https://br.easeus.com/backup-recovery/copy-and-clone-hard-drive.html
    Lá tem uma opção para verificar se o ssd está alinhado e se não estiver, alinhe-o.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MarcoLima
    MarcoLima Member Posts: 6

    Tinkerer

    Então é melhore eu formatar o ssd, e fazer o processo novamente seguindo esse programa e tutorial?

    A respeito de formatar a máquina, posso formatar usando a ferramenta do windows e a key que veio junto ao notebook ou vou perder alguma garantia?
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,088 Trailblazer
    editado outubro 2019 Responder ✓
    Eu não aconselho a formatar o ssd. Apenas exclua a partição do ssd no gerenciador de discos e refaça a clonagem, selecionando todas as partições. Eu também não aconselho formatar o hdd, por causa da partição de recuperação oculta da Acer. Eu só faria isso, quando tiver certeza de que o windows foi clonado corretamente para o ssd e quando tiver terminado o prazo de 90 dias da garantia do software.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MarcoLima
    MarcoLima Member Posts: 6

    Tinkerer

    Entendi. Após eu fazer a clonagem de todas as partições para o SSD, como faço para escolher ele como o boot? Pois na bios não tenho a opção. Na aba bios, Boot priority order é exibido apenas Windows Boot Manager na primeira e segunda opção. Como faço para aparecer HDD e SSD, para que eu coloque 1 SSD, e 2 HDD?

    Após eu fazer todo o procedimento, e conseguir colocar o windows para iniciar apenas no SSD, o que eu faço com o que restar no HDD? pois está ocupando 64gb. Como limpo esses arquivos que já foram clonado para o SSD sem interferir na partição de recuperação da Acer?
  • Uma forma fácil de saber se o boot estar ocorrendo pelo ssd, é ir em sata configuration, caso o bios possua essa opção e desativar a porta do hdd. Se não tiver, experimente desconectar o hdd. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Ingrid-Acer
    Ingrid-Acer Administrator Posts: 3,542 Community Administrator

    Olá, 

    Devido ao tempo de criação, esse tópico será encerrado, obrigada pela contribuição de todos, caso tenham dúvida, favor abrir nova publicação.

    Atenciosamente, 

    Acer-Ingrid 
Esta discussão está fechada.