Superaquecimento Acer Aspire 5 - A515-41G-1480
RodolfoMartins
Member Posts: 29 Troubleshooter
De uns dias pra cá o notebook começou apresentar problema de travamento e quedas drásticas no FPS em jogos que não apresentava nenhum problema até então...
decidir monitorar para tentar achar o possível problema, e para minha surpresa, ele estava aquecendo mais do que o normal, chegando na casa dos 96ºC ... eu já utilizo ele faz tempo com base cooler para resfriamento, e tenho até um ventilador exclusivamente para ele, que ajuda na circulação de ar, mas o problema persiste! segue os prints dos resultados...
decidir monitorar para tentar achar o possível problema, e para minha surpresa, ele estava aquecendo mais do que o normal, chegando na casa dos 96ºC ... eu já utilizo ele faz tempo com base cooler para resfriamento, e tenho até um ventilador exclusivamente para ele, que ajuda na circulação de ar, mas o problema persiste! segue os prints dos resultados...
0
Comentários
-
Boa noite RodolfoMartins!
A base de cooler fica em cima de que tipo de superfície?
Quanto tempo de uso tem o notebook?
Já realizou reset e calibragem da bateria?
Ocorre o aquecimento usando somente na bateria?
Qual versão de release do Windows?
Todos os drivers estão devidamente atualizados?Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
MaClane disse:Boa noite RodolfoMartins!
A base de cooler fica em cima de que tipo de superfície?
Quanto tempo de uso tem o notebook?
Já realizou reset e calibragem da bateria?
Ocorre o aquecimento usando somente na bateria?
Qual versão de release do Windows?
Todos os drivers estão devidamente atualizados?
6 meses
já sim
só na tomada, pois pra uso em jogos, esse notebook necessita que esteja conectado na tomada, para ativação da placa dedicadaMicrosoft Windows 10 Home Single Language, Versão 10.0.18362 Compilação 18362
todos atualizados0 -
Mesa de madeira, vidro, alumínio?
Alguma aplicação inicializando juntamente com o Windows?
Apenas um adendo... TODO notebook somente ativa GPU e Processador em desempenho máximo quando conectado na tomada de energia.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
MaClane disse:Mesa de madeira, vidro, alumínio?
Alguma aplicação inicializando juntamente com o Windows?
Apenas um adendo... TODO notebook somente ativa GPU e Processador em desempenho máximo quando conectado na tomada de energia.
nenhuma, desativei todos
0 -
Esse modelo utiliza um processador é o A12-9720P
Fato é de que a AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
Então ele tem comparação a no máximo um i3 de 4ªGen dual-core.
Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU (R7 + RX540)
Ele não possui hardware adequado para jogos e em utilizações de extremo desempenho irá gerar aquecimento rápido o que causa o thermal throttling.
Sugiro que adquira uma ótima base resfriadora com cooler ativo para diminuir as temperaturas.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
MaClane disse:Esse modelo utiliza um processador é o A12-9720P
Fato é de que a AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU (R7 + RX540)
Ele não possui hardware adequado para jogos e em utilizações de extremo desempenho irá gerar aquecimento rápido o que causa o thermal throttling.
Sugiro que adquira uma ótima base resfriadora com cooler ativo para diminuir as temperaturas.
Mas a duvida continua, como que sempre consegui usar ele pra jogo de boa, esquentava sim, mas não tanto, não tinha queda de FPS, e de uma hora pra outra não consigo rodar nem " Tibia " mais... é estranho isso, por mais que exista as limitações referente ao poder gráfico, se fosse assim estaria deste modo desde o dia que o comprei.0 -
Ok. Mas será que o problema não foi ocasionando por alguma atualização do windows?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
RodolfoMartins disse:MaClane disse:Esse modelo utiliza um processador é o A12-9720P
Mas a duvida continua, como que sempre consegui usar ele pra jogo de boa, esquentava sim, mas não tanto, não tinha queda de FPS, e de uma hora pra outra não consigo rodar nem " Tibia " mais... é estranho isso, por mais que exista as limitações referente ao poder gráfico, se fosse assim estaria deste modo desde o dia que o comprei.
Qualquer atualização de driver ou update do Windows pode conflitar com o hardware e gerar superaquecimento.
Pode tentar reverter seu sistema a um ponto anterior antes de algumas atualizações para testar, ou reinstalar seu sistema OEM.
MaClane disse:RodolfoMartins disse:MaClane disse:Esse modelo utiliza um processador é o A12-9720P
Mas a duvida continua, como que sempre consegui usar ele pra jogo de boa, esquentava sim, mas não tanto, não tinha queda de FPS, e de uma hora pra outra não consigo rodar nem " Tibia " mais... é estranho isso, por mais que exista as limitações referente ao poder gráfico, se fosse assim estaria deste modo desde o dia que o comprei.
Qualquer atualização de driver ou update do Windows pode conflitar com o hardware e gerar superaquecimento.
Pode tentar reverter seu sistema a um ponto anterior antes de algumas atualizações para testar, ou reinstalar seu sistema OEM.egydiocoelho disse:Ok. Mas será que o problema não foi ocasionando por alguma atualização do windows?
e não tem nada haver com aquecimento... acontece que quando estou jogando, a GPU1 (integrada) da a doida e fica cravada em 100% de uso em algumas vezes (que é quando causa o travamento) enquanto a GPU2 mantendo estável em uso não chegando nem a 20% de uso, a pergunta seguinte é... tem como desativar a GPU1, pois a GPU2 dedicada esta dando conta tranquilo do serviço... segue os prints do monitoramento
0 -
na verdade é o contrario, a que esta dando problema é a GPU dedicada
0 -
Eu ainda acho que pode ser algum problema ocasionado pelo windows 10. Você já tentou reinstalar o windows 10, pressionando alt+f10?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Existe sim a questão da temperatura estar causando thermal trotlle no seu aparelho uma vez que as temperaturas exibidas estão nos limites máximos seguros.
A temperatura máxima segura dele é de 90ºC e pelo seu print ultrapassou esse limite.
Dessa forma, a GPU integrada irá atingir o TDP máximo e consequentemente causar o gargalo na GPU dedicada.
Esse modelo utiliza um processador é o A12-9720P que tem base de clock de 2.7Ghz .
Nesse cenário ele dificilmente irá atingir clocks altos acima da base o que sempre irá gerar gargalo final na RX540.
Nesse conjunto de hardware, essa GPU não possui suporte para atingir os 100% de desempenho e não é adequado a jogos.
Outra questão é a falta de suporte de drivers por parte da AMD para determinadas series.
Já a algum tempo usuarios de aparelhos com conjunto AMD / Radeon tem enfrentado diversos problemas.
Para melhorar o desempenho, siga essa sequencia:
1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Adrenalin) para ser a principal
6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
MaClane disse:RodolfoMartins disse:MaClane disse:Esse modelo utiliza um processador é o A12-9720P
Pode tentar reverter seu sistema a um ponto anterior antes de algumas atualizações para testar, ou reinstalar seu sistema OEM.egydiocoelho disse:Ok. Mas será que o problema não foi ocasionando por alguma atualização do windows?
e não tem nada haver com aquecimento... acontece que quando estou jogando, a GPU1 (integrada) da a doida e fica cravada em 100% de uso em algumas vezes (que é quando causa o travamento) enquanto a GPU2 mantendo estável em uso não chegando nem a 20% de uso, a pergunta seguinte é... tem como desativar a GPU1, pois a GPU2 dedicada esta dando conta tranquilo do serviço... segue os prints do monitoramento
0