Luzes da bateria piscando em Aspire A515-51

Opções
VickAlpaca
VickAlpaca Member Posts: 4 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Olá, meu notebook Aspire A515-51 começou a ter alguns momentos os quais as luzes da bateria e a luz que demonstra que esta ligando ficam piscando e para de ser carregado. Eu ja tentei alguns metodos mais simples que algumas discussões sugeriram como desliga-lo e apertar o botão de Power Reset na parte debaixo do notebook, e verificar as informações da bateria como na imagem que anexei:
Com o Power Reset a situação melhorava momentaneamente, mas voltava após algumas horas. Havia alguns métodos mais complexos que adoraria um passo a passo mais específico para não acabar estragando o notebook. Por favor que ajudem a resolver esse problema.

Respostas

  • HugoM
    HugoM Member Posts: 18 Troubleshooter
    Opções
    Olá!

    Isso pode acontecer por dois motivos. Primeiro, pode ser que a sua bateria está no fim da vida útil. Segundo, e mais provável, pode ser seu carregador pifando.
    Aconteceu comigo, e no final era meu carregador que começou a dar mal contato e depois pifou de vez. Testei com o carregador da minha irmã (que tem um notebook igual o meu, tb da linha Aspire) e com o carregador dela fica tudo bem.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite VickAlpac!

    Qual modelo EXATO do seu notebook? 
    Quanto tempo de uso? 
    Realizou o processo de reset da bateria de forma adequada? 
    Já testou outro carregador e em outras tomadas de energia? 
    Atualizou todos os drivers de controladoras? 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • VickAlpaca
    VickAlpaca Member Posts: 4 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Boa noite VickAlpac!

    Qual modelo EXATO do seu notebook? 
    Quanto tempo de uso? 
    Realizou o processo de reset da bateria de forma adequada? 
    Já testou outro carregador e em outras tomadas de energia? 
    Atualizou todos os drivers de controladoras? 
    Estou meio perdida sobre o que exatamente vc quis dizer com modelo exato, não sei se responde sua pergunta mas creio que a resposta seja Acer Aspire A515-51-56K6.
    Ele é novo, deve ter em torno de 2 anos.
    Sim realizei, desliguei o notebook e desconectei o cabo do carregador antes de apertar o botão do reset.
    Estava pensando em comprar um novo carregador mês que vem para ver se melhorava a situação. E ja tentei em outras tomadas da casa, o problema ainda acontece.
    E não sei dizer quais drives eu deveria tentar atualizar, pode me indicar eles?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    O modelo é exatamente esse que indicou: A515-51-56K6
    Tente o seguinte procedimento antes de adquirir um carregador:

    CALIBRAGEM E RESET DA BATERIA

    Antes de começar, atualize por completo o Windows e todos os drivers.
    Pode baixar manualmente ou utilizar alguma aplicação, como DriverBooster ou DriverPack.

    Primeiramente, desabilite a Inicialização Rápida nas opções de energia e desligue o notebook da rede elétrica.




    RESET DA CONTROLADORA DA BATERIA
    Acesse o gerenciador de dispositivos e procure o driver "bateria de método de controle compatível com acpi da Microsoft" e desiste-la.
    Depois reinicie o notebook para que o Windows reinstale e remova qualquer erro.



    Processo para resetar a bateria
    1. Desconecte o adaptador de energia.
    2. Localize o orifício para resetar a bateria na parte inferior do computador.
    3. Inseria um pequeno clipe no orifício. Segure o botão de resetar durante 05 segundos.
    4. Deixe o computador descansar por 05 minutos sem energia.
    5. Conecte o adaptador de energia e ligue o sistema.




    Aparelho com Bateria Externa

    Se o seu notebook possuir bateria externa, proceda da seguinte forma:
    1-  desligue o aparelho da rede elétrica e depois desconecte a bateria;
    2-  pressione o botão power (liga /desliga) por trinta segundos, para que a energia estática seja dissipada.
    3-  recoloque a bateria e ligue o aparelho.

    Processo para calibrar a bateria

    Para isso, você deve desligar o aparelho e dar uma carga de 100%.
    Após, desconecte da tomada e utilize até qua a bateria se esgote.
    Volte a recarrega-lo como anteriormente.
    Repita o processo 3 vezes para que todas as células sejam completamente calibradas.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • VickAlpaca
    VickAlpaca Member Posts: 4 New User
    Opções
    MaClane disse:
    O modelo é exatamente esse que indicou: A515-51-56K6
    Tente o seguinte procedimento antes de adquirir um carregador:

    CALIBRAGEM E RESET DA BATERIA

    Antes de começar, atualize por completo o Windows e todos os drivers.
    Pode baixar manualmente ou utilizar alguma aplicação, como DriverBooster ou DriverPack.

    Primeiramente, desabilite a Inicialização Rápida nas opções de energia e desligue o notebook da rede elétrica.




    RESET DA CONTROLADORA DA BATERIA
    Acesse o gerenciador de dispositivos e procure o driver "bateria de método de controle compatível com acpi da Microsoft" e desiste-la.
    Depois reinicie o notebook para que o Windows reinstale e remova qualquer erro.



    Processo para resetar a bateria
    1. Desconecte o adaptador de energia.
    2. Localize o orifício para resetar a bateria na parte inferior do computador.
    3. Inseria um pequeno clipe no orifício. Segure o botão de resetar durante 05 segundos.
    4. Deixe o computador descansar por 05 minutos sem energia.
    5. Conecte o adaptador de energia e ligue o sistema.




    Aparelho com Bateria Externa

    Se o seu notebook possuir bateria externa, proceda da seguinte forma:
    1-  desligue o aparelho da rede elétrica e depois desconecte a bateria;
    2-  pressione o botão power (liga /desliga) por trinta segundos, para que a energia estática seja dissipada.
    3-  recoloque a bateria e ligue o aparelho.

    Processo para calibrar a bateria

    Para isso, você deve desligar o aparelho e dar uma carga de 100%.
    Após, desconecte da tomada e utilize até qua a bateria se esgote.
    Volte a recarrega-lo como anteriormente.
    Repita o processo 3 vezes para que todas as células sejam completamente calibradas.


    Quero apenas atualizar quais passos ja executei e quais ainda faltam, mas no fim ainda estou com o mesmo problema.

    Atualizae os drives: feito;
    Calibragem e reset da bateria: feito;
    Reset da controladora da bateria: após desinstalar e reiniciar, quando ia reinstalar ele me dava a opção de a desinstalar novamente, como se não tivesse executado na primeira vez que pedi. Tentei três vezes mas nada mudava, então deixo em aberto;
    Processo para resetar a bateri: feito;
    Aparelho com bateria externa: ainda não realizado;
    Processo para calibrar a bateria: ainda não realizado.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    O principal processo é o reset.
    Realize e me informe aqui depois.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • VickAlpaca
    VickAlpaca Member Posts: 4 New User
    Opções
    MaClane disse:
    O principal processo é o reset.
    Realize e me informe aqui depois.
    Finalmente fiz tudo o que sugeriu, todos os passos, tudo. No final nada mudou, ainda tenho o problema com o carregador.
    Creio que a melhor opção seja comprar um novo.

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Nesse caso, sugiro que teste reinstalando seu sistema OEM de fábrica e consiga um carregador em alguma loja para testar antes de adquiri um novo.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Ingrid-Acer
    Ingrid-Acer Administrator Posts: 3,324 Community Administrator
    Opções

    Olá, 

    Devido ao tempo de criação, esse tópico será encerrado, obrigada pela contribuição de todos, caso tenham dúvida, favor abrir nova publicação.

    Atenciosamente, 

    Acer-Ingrid


Esta discussão está fechada.