Problema sério com desempenho da CPU em jogos. Alguém passa pelo mesmo ou conhece a possível causa?

lordlester123
lordlester123 Member Posts: 1 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Após um mês da compra do meu Acer Aspire 5 A515-52G-58LZ, o produto começou a apresentar um grave problema de desempenho em softwares mais pesados (games). O que acontece é que o uso da CPU se mantém quase sempre  baixo e a temperatura do mesmo acima dos 80º, mesmo em jogos que utilizam bastante a CPU, como GTA V. Com isso ocorre diversos problemas, como gargalos e quedas bruscas de FPS e mau desempenho da GPU, tornando a fluidez da gameplay bem inconstante. Caso alguém esteja passando pelo mesmo problema ou saiba a possível causa do mesmo, se possível me informe, não queria ter que recorrer a assistência. Desde já, agradeço. 

Acer Aspire 5 A515-52G-58LZ:
  • PROCESSADOR Intel Core i5-8265U de 8ª geração | Quad Core (1,6 GHz a 3,9 GHz) 6 MB de SmartCache
  • MEMÓRIA RAM 8 GB (1x8GB) DDR4 Até 2400 MHz 
  • PLACA GRÁFICA dedicada NVIDIA GeForce MX130 com 2 GB GDDR5 VRAM
  • ARMAZENAMENTO Disco Rígido 1 TB HD (5400 RPM)

Segue imagens abaixo:




Respostas

  • Apesar de não ser um modelo específico para jogos, você já colocou o notebook para alto desempenho nas opções de energia?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde lordlester123 !

    A maior questão é que não há "
    Problema sério com desempenho da CPU em jogos" nesse modelo.
    A começar por alguns pontos:
    Esse equipamento não é de segmento gamer e o hardware não possui suporte adequado.
    O processador é da série "u" que visa economia de energia e não desempenho.
    Possui base de clock baixa (somente 1.6Ghz).
    O conjunto de hardware não atinge as especificações recomendadas para esse jogo e quase não atinge as mínimas.
    Bem configurado, consegue jogar títulos de médio desempenho e ate alguns de maior desempenho, mas com os jogos na menor configuração.
    GTA V nesse modelo somente com jogo em 720p + 2xMSAA + FXAA conseguindo cerca de 30FPS.

    Mas para isso, algumas configurações básicas são requeridas:

    1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (AMD ou Nvida, caso possua uma) para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GustavoCoitinho33344
    GustavoCoitinho33344 Member Posts: 2 New User
    eae mano blz? estou com o msm problema. voce conseguiu resolver?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite GustavoCoitinho33344  !

    Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados, abertos por outros usuarios ou inativos.
    Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
    Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá para qualquer duvida.




    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • @GustavoCoitinho33344 O ideal é que você crie um novo tópico e me adicione colocando um @.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)