Acer a515-52g-58lz Temperatura

Opções
dan3131
dan3131 Member Posts: 13

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá, pessoal. Tenho um Acer a515-52g-58lz e tenho estranhado um pouco a temperatura dele. Muitas vezes o uso da CPU está baixo e ainda assim a temperatura fica na casa dos 60 graus. Com um pouco mais de uso, chega fácil nos 70 graus. Vou deixar uma imagem abaixo retratando a situação. Estava com umas 8 abas abertas (uma delas um jogo de navegador), uso de 9% da CPU e 64 graus, essas situações são normais? Sei que nessa máquina a temperatura ficou mais solta, mesmo assim isso está dentro de uma média razoável? E esses picos de 80C até 97C, normal também?

(Algumas informações: uso Linux Mint 19.2 / Pensor foi o programa usado para pedir a temperatura / Apesar das situações, nunca percebi engasgo algum do notebook mesmo nas temperaturas elevadas / Nunca senti o Notebook pegando fogo, fica quente sim, mas acho que dentro do limite, e especificamente na parte de cima do teclado.)

Enfim, ficarei grato por quem souber e responder, valeu! (:

 


Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Bom dia dan3131 !

    O processador desse modelo, i5-8250u tem TDP máximo seguro de 100ºC
    Já a GPU MX130 é de 63ºC

    Essas medições foram realizadas com o aparelho conectado na tomada de energia?

    Muitas distribuições Linux, quando o Kernel não está devidamente compilado, tem dificuldades em gerenciar certos aspectos do hardware na fala de drivers adequados.
    Pode utilizar o thermald.
    Dê uma lida nos links abaixo:

    https://sempreupdate.com.br/como-evitar-o-superaquecimento-notebook-linux-ubuntu-fedora-debian-opensuse/
    https://elias.praciano.com/2014/12/controle-a-temperatura-no-ubuntu-com-o-thermald/


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • dan3131
    dan3131 Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    MaClane disse:
    Bom dia dan3131 !

    O processador desse modelo, i5-8250u tem TDP máximo seguro de 100ºC
    Já a GPU MX130 é de 63ºC

    Essas medições foram realizadas com o aparelho conectado na tomada de energia?

    Muitas distribuições Linux, quando o Kernel não está devidamente compilado, tem dificuldades em gerenciar certos aspectos do hardware na fala de drivers adequados.
    Pode utilizar o thermald.
    Dê uma lida nos links abaixo:

    https://sempreupdate.com.br/como-evitar-o-superaquecimento-notebook-linux-ubuntu-fedora-debian-opensuse/
    https://elias.praciano.com/2014/12/controle-a-temperatura-no-ubuntu-com-o-thermald/


    Olá, McClane!

    Sim, foram realizadas com ele na tomada.

    Compreendo... Eu já tenho baixo o Thermald.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    E utilizando o Thermald configurado houve melhora nas temperaturas?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • dan3131
    dan3131 Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    MaClane disse:
    E utilizando o Thermald configurado houve melhora nas temperaturas?
    Até onde sei, ele funciona sem ser configurado, basta estar instalado, não?

    Eu pesquisei um pouco mais e percebi que o 'temp1', que está em 64C nesse print meu, não é minha CPU, é o PCH (Platform Controller Hub) (vou deixar o print abaixo).



    Minha CPU seria o 'package id 0', que no print está em 56C, ainda assim, com um pico máximo de 97C o.O Sendo que nunca estressei a máquina pra isso... Eu percebo esses picos "loucos" às vezes. Do nada vai pra 65-80C, fica uns 2-3 segundos e retorna para 50-55C... Esses picos estranhos são normais? Saberia dizer? :/

  • dan3131
    dan3131 Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    Eu li que a temperatura está mais livre nesse notebook por conta de sua boa dissipação de calor, daí fiquei na dúvida se essa variação grande de temperatura poderia ser normal por causa disso...
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Utiliza o XFCe e o Mate?
    Já atualizou os drivers PPA?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • dan3131
    dan3131 Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    MaClane disse:
    Utiliza o XFCe e o Mate?
    Já atualizou os drivers PPA?
    Eu utilizo o Cinnamon.
    Sim, estão atualizados. :/

    Não entendo mesmo o porquê disso... Em boa parte do tempo ele fica na casa dos 50. Mas várias vezes vai à picos absurdos, chegando aos 70/80 do nada, às vezes só porque abri um aplicativo leve, e retornando em segundos para a casa dos 50/60. 

    Fiz até dualboot com o Ubuntu para ver se poderia ser algo com minha distro Mint. No Ubuntu recém instalado, a temperatura ficava na casa dos 40/50, mas mesmo assim pegando picos de 65 às vezes.

    Será que pode ser algo interno? Única coisa que fiz na máquina foi retirar o HD e colocar um SSD PCIe. O notebook não tem nem um mês.

    (Olha os picos nesse gráfico abaixo.)

  • dan3131
    dan3131 Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    MaClane disse:
    Utiliza o XFCe e o Mate?
    Já atualizou os drivers PPA?
    Eu utilizo o Cinnamon.
    Sim, estão atualizados. :/

    Não entendo mesmo o porquê disso... Em boa parte do tempo ele fica na casa dos 50. Mas várias vezes vai à picos absurdos, chegando aos 70/80 do nada, às vezes só porque abri um aplicativo leve, e retornando em segundos para a casa dos 50/60. 

    Fiz até dualboot com o Ubuntu para ver se poderia ser algo com minha distro Mint. No Ubuntu recém instalado, a temperatura ficava na casa dos 40/50, mas mesmo assim pegando picos de 65 às vezes.

    Será que pode ser algo interno? Única coisa que fiz na máquina foi retirar o HD e colocar um SSD PCIe. O notebook não tem nem um mês.

    (Olha os picos nesse gráfico abaixo)

  • dan3131
    dan3131 Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    MaClane disse:
    Utiliza o XFCe e o Mate?
    Já atualizou os drivers PPA?
    Eu utilizo o Cinnamon.
    Sim, estão atualizados. :/

    Não entendo mesmo o porquê disso... Em boa parte do tempo ele fica na casa dos 50. Mas várias vezes vai à picos absurdos, chegando aos 70/80 do nada, às vezes só porque abri um aplicativo leve, e retornando em segundos para a casa dos 50/60. 

    Fiz até dualboot com o Ubuntu para ver se poderia ser algo com minha distro Mint. No Ubuntu recém instalado, a temperatura ficava na casa dos 40/50, mas mesmo assim pegando picos de 65 às vezes.

    Será que pode ser algo interno? Única coisa que fiz na máquina foi retirar o HD e colocar um SSD PCIe. O notebook não tem nem um mês.

    (Olha os picos nesse gráfico abaixo)

  • dan3131
    dan3131 Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    Desculpe pela mensagem repetida, não sei o que ocorreu...
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa tarde dan3131 !

    Sem problemas!
    A questão das distribuições Linux é que por terem um kernel de baixa linguagem geralmente são mais sensíveis a controles de hardware.
    Os picos são ocorrências normais devido a diversos fatores, principalmente quando alguma reaquisição chega ao processador, que tem de ativar mais núcleos para responder.
    O que não pode ocorrer são altas temperaturas de forma constante sem altas requisições.
    Outra questão é que principalmente Ubuntu e Mint já são bem conhecidos por causarem grande consumo de bateria de notebooks bem como terem as temperaturas mais elevadas.

    Dê uma olhada nessas soluções:

    https://itsfoss.com/reduce-overheating-laptops-linux/

    https://www.youtube.com/watch?v=Ai0ulkMOXk0

    https://www.youtube.com/watch?v=GN0iXSEoe5w




    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Ingrid-Acer
    Ingrid-Acer Administrator Posts: 3,317 Community Administrator
    Opções

    Olá, 


    Devido ao tempo de criação, este tópico será encerrado, obrigada pela contribuição de todos, caso tenham dúvida, favor abrir nova publicação.

    Atenciosamente, 

    Acer-Ingrid


Esta discussão está fechada.