Desempenho Aspire 5 - RX-540

GustavoGCCOsta
GustavoGCCOsta Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Comprei este modelo, Aspire 5 A515-41G-1480 e instalei um SSD que já possuía. Quanto a performance para aplicativos e CAD principalmente, não tenho do que reclamar, porém, também sou fã de simulador e o X-plane 11 nele fica na casa dos 18fps. Achei um site que faz comparativos de placas de vídeo e nos testes, realizados por eles, os resultados foram:

Low - 29.8
Med  - 23.3
High - 19.7

Se eu conseguisse algum resultado de fps em Med estava bem satisfeito, mas, conforme outros usuários e proprietários do mesmo equipamento relataram, quando em uso e configurado, a placa de vídeo RX 540 usa no máximo 50% de sua capacidade o não há gargalo no processador ou temperatura excessiva.

Fazem dois dias q estou lendo estes fóruns, vendo vídeos no youtube, fazendo procedimentos, instalando drivers mais antigos, vendo configurações de desempenho, etc, etc...

Há alguma solução ou procedimento que efetivamente esteja funcionando, neste momento, que possa melhorar essa situação?

Obs.: todos os procedimentos deste fórum, links, desinstalar driver e instalar pelo windows update, ou qualquer outra coisa, foi feita.

Uso W10 atualizado ontem.

Aguardo, obrigado

Melhor resposta

  • GustavoGCCOsta
    GustavoGCCOsta Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Responder ✓
    Apenas reinstalei os drivers.. retirei com a ferramenta de remoção para fazer uma instalação limpa.. dai então, refiz todo o processo e não dá mais erro, mesmo ligando apenas na bateria.

Respostas

  • GustavoGCCOsta
    GustavoGCCOsta Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    @MaClane , feito conforme solicitado. A situação agora ficou pior. Depois de tanto vai e vem de drivers, agora não está passando de 9 fps.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde GustavoGCCOsta !

    Começando pelo X-Plane que exige bastante do processador que nesse caso não tem suporte adequado, tanto pelo TDP baixo quanto pela falta de tecnologias embargadas.
    Nem seria questão da GPU.

    A base principal de configuração otimizada está nos links fornecidos no outro tópico.
    Sugiro que releia e refaça todos os passos.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GustavoGCCOsta
    GustavoGCCOsta Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    MaClane disse:
    Boa tarde GustavoGCCOsta !

    Começando pelo X-Plane que exige bastante do processador que nesse caso não tem suporte adequado, tanto pelo TDP baixo quanto pela falta de tecnologias embargadas.
    Nem seria questão da GPU.

    A base principal de configuração otimizada está nos links fornecidos no outro tópico.
    Sugiro que releia e refaça todos os passos.
    O que eu acho mais estranho é que não apresenta gargalo no processador, quando o simulador está em execução e conforme testes era para ele ter pelo menos um desempenho aceitável. Te digo, se eu conseguir rodar entre 20~25 fps para mim está ótimo.
  • GustavoGCCOsta
    GustavoGCCOsta Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Consegui fazer ele voltar a rodar a 20 fps o que é satisfatório, utilizando o driver 19.3.1, conforme outra postagem. Se eu conseguir melhorar o resultado, deixou aqui os detalhes.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Ok!
    Informe aqui...
    Tente principalmente as configurações de alto desempenho.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GustavoGCCOsta
    GustavoGCCOsta Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    editado agosto 2019
    Prezado @MaClane, boa tarde.. Consegui praticamente bater entre 25~30 fps com ótima qualidade no x-plane 11. Vou tentar compartilhar aqui como resolvi:

    No aplicativo de configurações Radeon, atualizei o driver para a última versão estável:

    Nos gráficos alternáveis, inclui o x-plane e defini como (Alto Desempenho):


    No explorador de jogos, não inclui o x-plane. Vamos configurar ele no catalyst:


    Instalei o catalyst, reiniciei e configuei-o conforme abaixo:





    Exemplo do simulador em execução:


    Não sei se o que fiz foi algo "correto", porém, entendi que desta forma, eu forço o sistema a entender que quero usar o melhor hardware gráfico e o resultado foi muito positivo.

    No x-plane 11, diante de todas as tentativas eu conseguia apenas, entre 9~14 fps... já estava desanimado. Após a configuração acima, estou batendo 25-30 fps e muito fluído, sem lags. O que é melhor, é q a GPU trabalha pesado mas sem esquentar demais e não há gargalos com a cpu.

    Espero que isso possa ajudar outros amigos que possuam o mesmo equipamento.

    Forte abraço.



  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Muito bom!
    Seguiu as partes das dicas de configuração dos meus posts anteriores?
    Qual versão exata do Adrenalin está utilizando?
    O aparelho está conectado na tomada de energia e setado para plano de alto desempenho?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GustavoGCCOsta
    GustavoGCCOsta Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Meio que fiz no teste mesmo, já tinha testado todas as opções e me veio a cabeça a ideia de setar tudo para buscar da placa gráfica como última opção, claro que observando sugestões suas em outros posts. Adrenalin 19.5.2 e conectado a tomada, inclusive me permita um adendo:

    Tentei ligar o notebook apenas na bateria e deu erro no catalyst e tela verde. Só ligou normalmente quando conectado a tomada. Vou ver se tem algum erro na inicialização do Catalyst quando o windows inicia.
  • GustavoGCCOsta
    GustavoGCCOsta Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Responder ✓
    Apenas reinstalei os drivers.. retirei com a ferramenta de remoção para fazer uma instalação limpa.. dai então, refiz todo o processo e não dá mais erro, mesmo ligando apenas na bateria.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Excelente informação e compartilhamento! 
    Aceite minhas respostas que lhe ajudaram para marcar como resolvido e colaborar com outros no fórum! 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!