Subistituir o Endless OS 3.5 pelo Ubuntu 18.04 (AN515-51-71A7)

GabrielLeite
GabrielLeite Member Posts: 12

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2019
E aí galera Acer.
Eu recentemente comprei um notebook da Acer Nitro 5 (AN515-51-71A7) e ele veio com o Endless OS, imaginei que teria um mundo "Endless", mas por ser um sistema linux feito para leigos, ele acaba limitando muito a instalação de softwares apesar de facilitar os que já tem previamente prontos para instalação no App Center.

Ou seja, estou me sentindo muito limitado, pois sou desenvolvedor e uso muito tecnologias como Java EE (que o Endless nao suporta) entre outros.

Alguém sabe me dizer se esse modelo da Acer rodaria o Ubuntu tranquilamente caso eu desinstalasse por completo o Endless OS ? Pois eu percebi que é meio complicado fazer o dual-boot num segundo sistema Linux a partir do Endless

Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    Responder ✓
    Com relação ao ubuntu, eu creio que não, pois é um software livre que não requer um serial de ativação. No entanto, você perderá a garantia do software que é de 90 dias.
    Sobre o windows 10, será necessário adquirir um serial válido. O ideal é sempre instalar primeiro o windows e depois o linux.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • Eu consegui instalar o linux ubuntu 19.04 em dual boot com o windows 10 1903 aqui no meu an515-51-75kz. No entanto, é um pouco complicado, pois é necessário desativar a placa de vídeo nvidia antes de inicializar a instalação.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • GabrielLeite
    GabrielLeite Member Posts: 12

    Tinkerer

    editado agosto 2019
    Mas então não devo ter problemas em desinstalar por completo o Endless OS e instalar outro sistema (Ubuntu ou Win10)?

    Sei que devo perder a garantia de software, mas não vejo problema nisso, talvez fosse melhor eu instalar o Win10 e depois instalar Ubuntu?

    E sabe se existe técnicos reconhecidos pela Acer no Brasil? Talvez fosse melhor eu fazer isso com um profissional, já tive muita dor de cabeça formatando computador hahahah
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    Responder ✓
    Com relação ao ubuntu, eu creio que não, pois é um software livre que não requer um serial de ativação. No entanto, você perderá a garantia do software que é de 90 dias.
    Sobre o windows 10, será necessário adquirir um serial válido. O ideal é sempre instalar primeiro o windows e depois o linux.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • GabrielLeite
    GabrielLeite Member Posts: 12

    Tinkerer

    E você sabe alguma forma mais barata de adquirir o software licenciado da Microsoft (Windows 10 Home ou Pro) ? Porque eu vi alguns sites que vendem a licença por 100 reais porém desconfio da procedência...
  • A melhor forma é adquirir diretamente no site da microsoft mesmo. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde GabrielLeite !

    Apenas para lhe esclarescer alguns pontos:

    A Acer não possui "técnicos" nem "autorizadas" no Brasil.
    Somente a Central que fica em Barueri - SP

    Todos esses procedimentos podem ser realizados por você mesmo sem nenhum problema.

    Quanto ao Endless, é sabido que se trata de um sistema Open Source, dessa forma não se encaixando na opção de garantia de software, já que é livre: https://support.endlessm.com/hc/pt/articles/208248636-O-Sistema-Operacional-Endless-é-Opens-Source-


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • É verdade @MaClane. Eu não havia me lembrado disso! Mas será que a Acer não estabelece a sua própria garantia no caso do linux, por causa da partição de recuperação oculta da Acer? Se eu não me engano, há uma partição de recuperação oculta também para o sistema linux, pois senão, o comando alt+f10 não funcionaria nos sistemas linux.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Acredito que a Acer proceda assim pela padronização.
    Vou me informar adequadamente com os moderadores.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!