Aspire 3 A315-51-5796, suporta SSD NVMe? E quanto de memória RAM?

Opções
GuilhermeVieira
GuilhermeVieira Member Posts: 4 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá, boa noite!
Tenho uma Aspire 3 A315-51-5796 (vermelho com tampa texturizada) com 1tb de HD e 4gb de RAM (soldada na placa, de fábrica), que comprei em uma loja revendedora chamada Sipolatti a cerca de 4 meses. Porém ele demora muito pra iniciar e fica sobrecarregado se abro o Google Chrome ao mesmo tempo que tenho qualquer outro app aberto e as vezes chega a travar, congelar em tela preta por vários minutos e já reiniciou sozinho uma vez quando isso aconteceu. Como não sabia o porque disso eu dei uma pesquisada e vi que de qualquer forma isso não normal, mas acontece de o computador ter um desempenho mais lento se os aplicativos usados exigem mais da RAM do que ela tem a oferecer e nesse caso a adição de memória no slot disponível poderia ajudar na melhora do desempenho do notebook. E para o problema da inicialização, vi que instalar um SSD e transferir o sistema operacional do HD para ele, daria um jeito na demora na inicialização e ajudaria na melhora do desempenho geral da maquina. Por isso, antes de acionar o suporte técnico e levar a máquina para eles fazerem o necessário pra corrigir os problemas do meu notebook, gostaria de já saber oque o meu PC suporta, para já saber o que comprar e levar tudo em mãos ao suporte técnico autorizado da marca realizar um upgrade seguro para mim.
Desde já, agradeço a quem puder me responder.

Melhores respostas

  • IVAN_PC
    IVAN_PC ACE Posts: 7,500 Pathfinder
    editado agosto 2019 Responder ✓
    Opções

    Olá

    O erro que você indica pode ser causado pelo controlador gráfico, tente atualizá-lo.

    Memória do sistema
    SDRAM DDR4 2133MHz de canal único:
    4 GB de memória do sistema DDR4 on-board
    Até 8 GB de memória do sistema DDR4,at ualizável de 12 GB de dual-channel DDR4
    memória do sistema usando um único módulo soDIMM
    https://pcpartpicker.com/products/memory/#t=15&s=402400&Z=8192001,8192002

    Armazenamento
    Unidade de disco rígido:
    500 GB / 1 TB / 2 TB, 2,5 polegadas, 5400 RPM
    Unidade de estado sólido:

    Uma saudação.

    ☑️ 𝑺𝒊 𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒆𝒔 "𝒍𝒂 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒖𝒆𝒔𝒕𝒂", 𝒉𝒂𝒛 𝒄𝒍𝒊𝒄 𝒆𝒏 "𝑨𝒄𝒆𝒑𝒕𝒂𝒓 𝒍𝒂 𝒔𝒐𝒍𝒖𝒄𝒊ó𝒏" 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒚𝒖𝒅𝒂𝒓 𝒂 𝒐𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒂 𝒆𝒏𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂𝒓𝒍𝒂.
    ☑️ 𝑬𝒍 𝒇𝒐𝒓𝒐 𝑨𝑪𝑬𝑹 𝒄𝒐𝒎𝒎𝒖𝒏𝒊𝒕𝒚 𝒕𝒊𝒆𝒏𝒆 𝒖𝒏 𝒂𝒎𝒃𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒈𝒓𝒂𝒅𝒂𝒃𝒍𝒆 𝒅𝒐𝒏𝒅𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒐 𝒆𝒍 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒔 𝒃𝒊𝒆𝒏𝒗𝒆𝒏𝒊𝒅𝒐.
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,747 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Bom dia! você já verificou se o disco está em 100% no gerenciador de tarefas?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Bom dia GuilhermeVieira !

    Primeiramente deve identificar os problemas e avaliar se são de ordem de software ou de hardware.
    A Acer não possui "técnicos autorizados" n Brasil, somente a Central que fica em Barueri - SP.

    Verifique inicialmente sobre o erro de uso a 100% como informado.

    Seu aparelho está configurado adequadamente para todas as opções de alto desempenho?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • IVAN_PC
    IVAN_PC ACE Posts: 7,500 Pathfinder
    editado agosto 2019 Responder ✓
    Opções

    Olá

    O erro que você indica pode ser causado pelo controlador gráfico, tente atualizá-lo.

    Memória do sistema
    SDRAM DDR4 2133MHz de canal único:
    4 GB de memória do sistema DDR4 on-board
    Até 8 GB de memória do sistema DDR4,at ualizável de 12 GB de dual-channel DDR4
    memória do sistema usando um único módulo soDIMM
    https://pcpartpicker.com/products/memory/#t=15&s=402400&Z=8192001,8192002

    Armazenamento
    Unidade de disco rígido:
    500 GB / 1 TB / 2 TB, 2,5 polegadas, 5400 RPM
    Unidade de estado sólido:

    Uma saudação.

    ☑️ 𝑺𝒊 𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒆𝒔 "𝒍𝒂 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒖𝒆𝒔𝒕𝒂", 𝒉𝒂𝒛 𝒄𝒍𝒊𝒄 𝒆𝒏 "𝑨𝒄𝒆𝒑𝒕𝒂𝒓 𝒍𝒂 𝒔𝒐𝒍𝒖𝒄𝒊ó𝒏" 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒚𝒖𝒅𝒂𝒓 𝒂 𝒐𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒂 𝒆𝒏𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂𝒓𝒍𝒂.
    ☑️ 𝑬𝒍 𝒇𝒐𝒓𝒐 𝑨𝑪𝑬𝑹 𝒄𝒐𝒎𝒎𝒖𝒏𝒊𝒕𝒚 𝒕𝒊𝒆𝒏𝒆 𝒖𝒏 𝒂𝒎𝒃𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒈𝒓𝒂𝒅𝒂𝒃𝒍𝒆 𝒅𝒐𝒏𝒅𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒐 𝒆𝒍 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒔 𝒃𝒊𝒆𝒏𝒗𝒆𝒏𝒊𝒅𝒐.
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,747 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Bom dia! você já verificou se o disco está em 100% no gerenciador de tarefas?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Bom dia GuilhermeVieira !

    Primeiramente deve identificar os problemas e avaliar se são de ordem de software ou de hardware.
    A Acer não possui "técnicos autorizados" n Brasil, somente a Central que fica em Barueri - SP.

    Verifique inicialmente sobre o erro de uso a 100% como informado.

    Seu aparelho está configurado adequadamente para todas as opções de alto desempenho?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GuilhermeVieira
    GuilhermeVieira Member Posts: 4 New User
    Opções
    Bom dia! você já verificou se o disco está em 100% no gerenciador de tarefas?
    Sempre oscilava entre 50 - 100% com só o chrome e entre 95 - 100% com qualquer outro app aberto junto, mas depois que aprendi a desfragmentar com o Defraggler e comecei a usar o AdwCleaner semanalmente, é raro ficar em 100%. Mas a RAM nunca fica com menos de 70%, não importa se tem ou não app aberto.
  • GuilhermeVieira
    GuilhermeVieira Member Posts: 4 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Bom dia GuilhermeVieira !

    Primeiramente deve identificar os problemas e avaliar se são de ordem de software ou de hardware.
    A Acer não possui "técnicos autorizados" n Brasil, somente a Central que fica em Barueri - SP.

    Verifique inicialmente sobre o erro de uso a 100% como informado.

    Seu aparelho está configurado adequadamente para todas as opções de alto desempenho?
    O TI da empresa que trabalho olhou ele para mim e me ensinou a usar o Defraggler e o AdwCleaner semanalmente. agora o disco não ficas sempre em 100%. Para resolver o problema de lentidão, que permaneceu, ele disse pra expandir a memória.
    Não sei te responder sobre a configuração de alto desempenho, desculpe. :/
  • GuilhermeVieira
    GuilhermeVieira Member Posts: 4 New User
    Opções
    IVAN_PC disse:

    Olá

    O erro que você indica pode ser causado pelo controlador gráfico, tente atualizá-lo.

    Memória do sistema
    SDRAM DDR4 2133MHz de canal único:
    4 GB de memória do sistema DDR4 on-board
    Até 8 GB de memória do sistema DDR4,at ualizável de 12 GB de dual-channel DDR4
    memória do sistema usando um único módulo soDIMM
    https://pcpartpicker.com/products/memory/#t=15&s=402400&Z=8192001,8192002

    Armazenamento
    Unidade de disco rígido:
    500 GB / 1 TB / 2 TB, 2,5 polegadas, 5400 RPM
    Unidade de estado sólido:

    Uma saudação.
    https://www.youtube.com/watch?v=_ICtcXK2CWA&feature=emb_rel_end
    Depois que o TI me falou para expandir a memória RAM, eu pesquisei um pouco e vi nesse vídeo aí que da para expandir em até 16 Gb, você acha que da mesmo? 
    Também tinha visto nesse vídeo sobre ele ter entrada para SSD M2 e confirmei aqui no fórum, pelo comentário do @MaClaneno post de um usuário que tem o mesmo modelo que eu, que ele também suporta PCIe NVMe. Só não entendi muito bem se é PCIe Gen3x2 ou PCIe Gen3x4. Por que no comentário é dito "PCIe Gen3x2" e no post do cara que confirmou está que o slot é para PCIe Gen3x4, daí to meio perdido hehe (se ler isso me dá uma luz, @MaClane kkkk).
  • Commodore_1995#
    Opções
    Esse modelo suporta a memória optane, que utiliza o barramento pci expresss que também é utilizado pelo nvme, veja:

    Eu creio que valerá apena tentar instalar um nvme:
    https://www.youtube.com/watch?v=Hbz8S__lLvw&t=1s
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Bom dia! você já verificou se o disco está em 100% no gerenciador de tarefas?
    Sempre oscilava entre 50 - 100% com só o chrome e entre 95 - 100% com qualquer outro app aberto junto, mas depois que aprendi a desfragmentar com o Defraggler e comecei a usar o AdwCleaner semanalmente, é raro ficar em 100%. Mas a RAM nunca fica com menos de 70%, não importa se tem ou não app aberto.
    O Defraggler é apenas um desfragmentador.
    Não deve realizar esse procedimento de forma constante.

    O AdwCleaner nada tem a ver coma questão.
    É apenas uma aplicação para remoção de ameaças virtuais.

    Quanto a RAM, realize o seguinte procedimento:

    Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para no máximo 1909.

    Reinicie e faça o teste.

    MaClane disse:
    Bom dia GuilhermeVieira !

    Primeiramente deve identificar os problemas e avaliar se são de ordem de software ou de hardware.
    A Acer não possui "técnicos autorizados" n Brasil, somente a Central que fica em Barueri - SP.

    Verifique inicialmente sobre o erro de uso a 100% como informado.

    Seu aparelho está configurado adequadamente para todas as opções de alto desempenho?
    O TI da empresa que trabalho olhou ele para mim e me ensinou a usar o Defraggler e o AdwCleaner semanalmente. agora o disco não ficas sempre em 100%. Para resolver o problema de lentidão, que permaneceu, ele disse pra expandir a memória.
    Não sei te responder sobre a configuração de alto desempenho, desculpe. :/

    Deve verificar nas opções de energia do Windows sobre o plano de desempenho.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!