Bateria dura uma hora - Nitro 5 AN515 50U2

Brendon679
Brendon679 Member Posts: 77 Devotee WiFi Icon
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Fala, guys! Cá estou eu, novamente. Dessa vez pra falar da bateria que está deixando um pouco a desejar. Logo que comprei, conseguia segurar a máquina fora da tomada por volta das 3~~7 horas de uso MODERADO (como especificado nesse modelo de notebook gamer) e em modo economia/equilibrado e com baixa  (como especificado nesse modelo de notebook gamer). Hoje em dia mal consigo usar por 1~~2 horas fora da tomada, independente do modo de uso. 
Eu tirei o relatório da bateria e tenho as seguintes informações:
VIDA UTIL (aparentemente ok)

E aqui temos o histórico detalhado (se puderem me explicar para que eu possa entender melhor, agradeço!)

E por último: a estimativa da bateria com base nos drenos de utilização.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com base em tudo isso, há alguma calibração que posso fazer? a bateria realmente está no seu estado normal de uso? Como praticamente não consigo utiliza-lo fora da tomada, pensei em trocar a bateria por uma nova. É realmente necessário?

Agradeço o apoio!

Comentários

  • Eu não creio que seja necessário substituir a bateria! Eu tentaria calibrá-la primeiro! https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/04/veja-como-calibrar-bateria-do-seu-notebook-e-fuja-de-apagoes.html
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Brendon679 !

    Não existe um valor "médio" para duração.
    Inúmeros fatores vão interferir, que depende principalmente de como o usuário está utilizando a máquina.

    Esse tempo pode variar devido a inúmeros fatores: acondicionamento em local arejado e com temperaturas mais amenas ou baixas, a soma dos aplicativos que tem em sua máquina rodando, serviços em segundo plano, entre outros vários.

    Primeiramente, entenda melhor sobre a arquitetura de um notebook.
    Os componentes de notebooks (principalmente processador e vídeo) somente atingem a performance máxima quando estão conectados na tomada.

    Veja o seguinte esquema:
    Configuração do SO + Aplicativos + Serviços = Requisições
    Requisições consomem recursos.
    Recursos são todos os tipos de memórias físicas (HDs e dispositivos de armazenamentos), voláteis (memórias RAM e de vídeo), processadores (CPU e GPU) e conexões (Wireless, USB, etc) disponíveis no seu sistema.
    Quanto mais requisições, mais recursos são gastos e consequentemente o consumo de energia aumenta.
    Sendo assim, existem diversos fatores de configurações que podem estar minando a energia de sua bateria.

    Os 2 maiores consumidores de energia em um notebook são a tela e o sistema Wireless.
    Esse Sistema Wireless entenda por toda e qualquer requisição feita pelo seu equipamento ao ponto de conexão (roteador, modem ou access point).
    Aqui se incluem beacons, acesso direto (como acessar uma página de internet, vídeos online ou um jogo online) e indiretos (como os serviços do google update, da setam, dentre outros). 

    O ideal é sempre utilizar o aparelho conectado a tomada e com as opções de energia setadas para "Alto Desempenho".
    Utilizando somente na bateria, a arquitetura do sistema não permite que o desempenho máximo da máquina seja alcançado.

    Para melhorar essa duração da bateria, pode seguir algumas dicas realizando certos processos:

    Configure o notebook nas opções de energia para o modo econômico quando estiver usando somente na bateria;
    Selecione a opção diminuição do brilho no monitor quando estiver na bateria;
    Utilize o aparelho em local arejado para que o produto não se aqueça demais;
    Realize a calibragem das células inicial, como informado no manual do produto;
    Utilize diretamente na bateria ao menos 1 vez por semana para manter as células calibradas.


    CALIBRAGEM E RESET DA BATERIA

    Primeiramente, desabilite a Inicialização Rápida nas opções de energia e desligue o notebook da rede elétrica.




    RESET DA CONTROLADORA DA BATERIA
    Acesse o gerenciador de dispositivos e procure o driver "bateria de método de controle compatível com acpi da Microsoft" e desiste-la.
    Depois reinicie o notebook para que o Windows reinstale e remova qualquer erro.



    Processo para resetar a bateria
    1. Desconecte o adaptador de energia.
    2. Localize o orifício para resetar a bateria na parte inferior do computador.
    3. Inseria um pequeno clipe no orifício. Segure o botão de resetar durante 05 segundos.
    4. Deixe o computador descansar por 05 minutos sem energia.
    5. Conecte o adaptador de energia e ligue o sistema.




    Aparelho com Bateria Externa

    Se o seu notebook possuir bateria externa, proceda da seguinte forma:
    1-  desligue o aparelho da rede elétrica e depois desconecte a bateria;
    2-  pressione o botão power (liga /desliga) por trinta segundos, para que a energia estática seja dissipada.
    3-  recoloque a bateria e ligue o aparelho.

    Processo para calibrar a bateria

    Para isso, você deve desligar o aparelho e dar uma carga de 100%.
    Após, desconecte da tomada e utilize até qua a bateria se esgote.
    Volte a recarrega-lo como anteriormente.
    Repita o processo 3 vezes para que todas as células sejam completamente calibradas.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Brendon679
    Brendon679 Member Posts: 77 Devotee WiFi Icon
    MaClane disse:
    Boa noite Brendon679 !

    Não existe um valor "médio" para duração.
    Inúmeros fatores vão interferir, que depende principalmente de como o usuário está utilizando a máquina.

    Esse tempo pode variar devido a inúmeros fatores: acondicionamento em local arejado e com temperaturas mais amenas ou baixas, a soma dos aplicativos que tem em sua máquina rodando, serviços em segundo plano, entre outros vários.

    Primeiramente, entenda melhor sobre a arquitetura de um notebook.
    Os componentes de notebooks (principalmente processador e vídeo) somente atingem a performance máxima quando estão conectados na tomada.

    Veja o seguinte esquema:
    Configuração do SO + Aplicativos + Serviços = Requisições
    Requisições consomem recursos.
    Recursos são todos os tipos de memórias físicas (HDs e dispositivos de armazenamentos), voláteis (memórias RAM e de vídeo), processadores (CPU e GPU) e conexões (Wireless, USB, etc) disponíveis no seu sistema.
    Quanto mais requisições, mais recursos são gastos e consequentemente o consumo de energia aumenta.
    Sendo assim, existem diversos fatores de configurações que podem estar minando a energia de sua bateria.

    Os 2 maiores consumidores de energia em um notebook são a tela e o sistema Wireless.
    Esse Sistema Wireless entenda por toda e qualquer requisição feita pelo seu equipamento ao ponto de conexão (roteador, modem ou access point).
    Aqui se incluem beacons, acesso direto (como acessar uma página de internet, vídeos online ou um jogo online) e indiretos (como os serviços do google update, da setam, dentre outros). 

    O ideal é sempre utilizar o aparelho conectado a tomada e com as opções de energia setadas para "Alto Desempenho".
    Utilizando somente na bateria, a arquitetura do sistema não permite que o desempenho máximo da máquina seja alcançado.

    Para melhorar essa duração da bateria, pode seguir algumas dicas realizando certos processos:

    Configure o notebook nas opções de energia para o modo econômico quando estiver usando somente na bateria;
    Selecione a opção diminuição do brilho no monitor quando estiver na bateria;
    Utilize o aparelho em local arejado para que o produto não se aqueça demais;
    Realize a calibragem das células inicial, como informado no manual do produto;
    Utilize diretamente na bateria ao menos 1 vez por semana para manter as células calibradas.


    CALIBRAGEM E RESET DA BATERIA

    Primeiramente, desabilite a Inicialização Rápida nas opções de energia e desligue o notebook da rede elétrica.




    RESET DA CONTROLADORA DA BATERIA
    Acesse o gerenciador de dispositivos e procure o driver "bateria de método de controle compatível com acpi da Microsoft" e desiste-la.
    Depois reinicie o notebook para que o Windows reinstale e remova qualquer erro.



    Processo para resetar a bateria
    1. Desconecte o adaptador de energia.
    2. Localize o orifício para resetar a bateria na parte inferior do computador.
    3. Inseria um pequeno clipe no orifício. Segure o botão de resetar durante 05 segundos.
    4. Deixe o computador descansar por 05 minutos sem energia.
    5. Conecte o adaptador de energia e ligue o sistema.




    Aparelho com Bateria Externa

    Se o seu notebook possuir bateria externa, proceda da seguinte forma:
    1-  desligue o aparelho da rede elétrica e depois desconecte a bateria;
    2-  pressione o botão power (liga /desliga) por trinta segundos, para que a energia estática seja dissipada.
    3-  recoloque a bateria e ligue o aparelho.

    Processo para calibrar a bateria

    Para isso, você deve desligar o aparelho e dar uma carga de 100%.
    Após, desconecte da tomada e utilize até qua a bateria se esgote.
    Volte a recarrega-lo como anteriormente.
    Repita o processo 3 vezes para que todas as células sejam completamente calibradas.

    Obrigado pelas instruções, mas desde a compra do produto, sempre foi utilizado na tomada para obter maior ganho, visto que foi adquirido exclusivamente para jogos e trabalhos pesados. Quando fora da tomada, está com apenas o Chrome ou algum filme rolando, nada demais. 
    Farei a calibragem e retorno com o resultado.
    As demais instruções já haviam sido feitas por mim, só restando a calibração mesmo.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Fico no aguardo!
    Assim que realizar o procedimento, informe aqui!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • É importante destacar que, mesmo que a bateria de lítion não sofra com o efeito memória, é recomendável utilizar a bateria de vez em quando, para que não fique descalibrada!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    É importante destacar que, mesmo que a bateria de lítion não sofra com o efeito memória, é recomendável utilizar a bateria de vez em quando, para que não fique descalibrada!
    Essa informação já foi passada no tutorial.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Brendon679
    Brendon679 Member Posts: 77 Devotee WiFi Icon
    MaClane disse:
    Fico no aguardo!
    Assim que realizar o procedimento, informe aqui!
    Bom dia, MaClane! Fiz o processo e a bateria continua durando no máximo DUAS horas independente do uso. 
  • Eu não acho que há alguma coisa errada com a sua bateria, apesar de no meu durar cerca de 4 horas (an515-51-75kz), pois eu coloco o brilho no mínimo e ativo todos os recursos de economia de bateria. Deve haver algum programa em segundo plano, que esteja exigindo mais desempenho. Desative serviços e programas e reinicie o computador e depois poste o resultado:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Brendon679
    Brendon679 Member Posts: 77 Devotee WiFi Icon
    Obrigado pela resposa Egydio, mas sinceramente eu não acho que minha bateria esteja normal. Já fiz novamente o procedimento listado acima e ainda assim continuo com no máximo duas horas de bateria (não está chegando nem a duas, no mediro mostra 1 hora e 45 minutos). No alto desempenho tenho o rendimento de apenas UMA HORA de duração, quando na especificação técnica diz que a bateria é capaz de segurar até 7 horas dependendo do uso (que inclusive no meu caso está apenas para vídeos e nenhum outro programa em segundo plano, já que desativei tudo).
  • Ok! Baixe o programa hwinfo64 e verifique isso: https://www.hwinfo.com/download/

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • adilsonmota
    adilsonmota Member Posts: 1 New User
    Estou com o mesmo problema, já fiz calibragem e nada de melhorar a autonomia. Como vc resolveu?
     Brendon679 disse:
    Obrigado pela resposa Egydio, mas sinceramente eu não acho que minha bateria esteja normal. Já fiz novamente o procedimento listado acima e ainda assim continuo com no máximo duas horas de bateria (não está chegando nem a duas, no mediro mostra 1 hora e 45 minutos). No alto desempenho tenho o rendimento de apenas UMA HORA de duração, quando na especificação técnica diz que a bateria é capaz de segurar até 7 horas dependendo do uso (que inclusive no meu caso está apenas para vídeos e nenhum outro programa em segundo plano, já que desativei tudo).

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite adilsonmota  !

    Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados, abertos por outros usuarios ou inativos.
    Já possui outros tópico aberto com essa duvida.
    Mantenha nele as questões para ter ajuda.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!