Acer VX5 - Tela piscando e dobradiça quebrada - Soluções

Opções
PequenoGafanhoto
PequenoGafanhoto Member Posts: 4 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá pessoal,

Não é uma pergunta, mas sim uma solução para dois problemas estruturais muito comum deste notebook. As soluções são caseiras (mas exigem abrir o notebook, o que pode violar a garantia, caso ainda esteja nela).

Tenho um Acer VX5 e, como muitos, enfrentei dois problemas:

1) Durante o uso, a tela piscava. As luzes da tela ficavam ligadas, mas sem imagem (imagem escura). Para restaurar a imagem, era necessário suspender o computador (abaixando a tampa, por exemplo). Algumas vezes, a tela piscava com corrupção de imagem (no meu caso, padrões em preto e branco; mas vi usuários com outros padrões).

2) A dobradiça do notebook descolou da tampa superior, arrancando no meio do processo a tampa plástica interna da tampa superior.

Depois de pesquisar neste fórum, em fóruns americanos e da gringa, consegui soluções, creio eu, para os dois problemas. São soluções simples, que resolveram o problema para mim, e espero que resolva para vocês.

Para o primeiro problema (tela apagar): a causa é a conexão do cabo do monitor LCD na placa mãe do notebook. Essa conexão é marcada na placa mãe aqui:



Com o notebook em posição de uso, com a placa mãe virada para baixo, a gravidade faz essa conexão sair do lugar, o que resulta no apagamento da tela. No projeto do notebook, não tomaram cuidado com isso, e fizeram uma conexão com muito espaço, frouxa.

A solução é bem simples: colocar algum apoio para essa conexão, para ter mais pressão nessa ligação e não sair do lugar. A solução mais simples e caseira que bolei foi usar um pedaço de vinil (como de borracha de vinil, que suporta temperaturas altas), bem fino, colocado em cima da conexão, e prender com fita isolante (bastante fita), de forma bem justa. Outros usaram outras formas de preencher o espaço (como várias fitas isolantes uma em cima da outra). De qualquer forma, depois que fiz isso, nunca mais tive problema de a tela piscar.

Quanto ao segundo problema, da dobradiça estourar, é outro problema estrutural do notebook. O problema tem duas origens: primeiro, a dobradiça, de metal, é parafusada no plástico do notebook. O plástico não tem resistência muito grande, e cede com o uso. Segundo, para agravar o primeiro problema, a dobradiça é parafusada muito rigidamente, o que exige uma força absurda para se abrir a tampa, o que gera muitos estresses nas dobradiças. Com tanta força, e parafusada num plástico tão frágil, não tem dobradiça que aguente muito.

A solução é dupla: primeiro, mesmo se a dobradiça ainda não cedeu, você pode afrouxar o parafuso que controla a rigidez da dobradiça. Isso só exige tirar o plástico prata atrás do teclado (como, por exemplo, nesse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jaHFN-W4khM ). Depois, com um alicate de bico, afrouxar, com cuidado e apenas um pouco, os dois parafusos. Tomar cuidado de afrouxar os dois parafusos por igual (para não gerar desquilíbrios nos estresses nas dobradiças). A força ideal do parafuso é aquele que permite abrir a tampa com apenas uma mão, e que mantém a tampa firme na posição vertical desejada (sem ficar bamboleando).

Se a dobradiça já estorou, a primeira parte da solução deve ser aplicada (para evitar que a outra dobradiça ceda também). Depois, é consertar a dobradiça que cedeu. Eu fiz uma forma estupidamente caseira: retirei os parafusos e as porcas da dobradiça quebrada, passei durepóxi líquido e colei a dobradiça na parte de metal da tampa, tomando muito cuidado para não cair nada no cabo flat (a dobradiça que quebrou foi a direita para mim). Tem gente mais sofisticada que recolocou os parafusos (preenchendo o buraco com epóxi ou outra coisa resistente).

Obviamente, estas soluções são por conta e risco de cada um - não me responsabilizo por nenhum dano que causarem a seus equipamentos. No meu caso, por ter acabado a garantia assim que apareceram os problemas, resolvi agir por minha conta. As soluções foram suficientemente simples para fazer em casa, sem muito equipamento e com poucos recursos.

Entretanto, embora o notebook tenha uma boa configuração, a existência de tantos problemas, obviamente estruturais e de muito simples solução no projeto de um eletrônico, muito me decepcionaram com a Acer.

Espero que ajude!

Respostas

  • Commodore_1995#
    Opções
    Olá! é muito bom ver outros usuários compartilhando soluções para alguns problemas, principalmente quando se referem ao vx5-591g! Eu mesmo já havia ajudado outros usuários com dicas semelhantes para o modelo vx5-591g! Eu irei apenas complementar alguns pontos:
    a) tela piscando: sim, é muito provável que em 99% dos casos seja um problema de encaixe no cabo edp. Mas também pode ser que seja necessário atualizar o firmware uefi para a versão 1.08, pois, para alguns usuários, somente a atualização do uefi resolveu o problema: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_1.08_A_A.zip?acerid=636872648307723334&Step1=NOTEBOOK&Step2=ASPIRE&Step3=ASPIRE VX5-591G&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3
    b) sobre o problema da carcaça, eu também havia recomendado afrouxar os parafusos para outros usuários, conforme o vídeo que você postou. No entanto, sobre a correção propriamente dita que você postou, a Acer consertou alguns notebooks de graça mesmo estando fora de garantia! 
    No entanto, é sempre bom ver usuários postar algumas soluções e indicarei esse tópico quando houver algum usuário com esses problemas no modelo vx5-591g!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite PequenoGafanhoto !

    Ótima iniciativa e contribuição para o fórum.
    Servirá de uma boa base para futuras possíveis soluções.

    Apenas como informação:
    Minha esposa possuiu um modelo desses durante 18 meses o qual foi extremamente utilizado.
    Nunca apresentou sequer nenhuma falha de qualquer tipo, de sistema a estrutura física.
    Somente o vendemos para poder pegar outro com melhor suporte.
    A compradora é designer e utiliza diariamente na faculdade, transportando todos os dias.
    Até hoje continua em perfeito estado de funcionamento.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,767 Trailblazer
    editado julho 2019
    Opções
    Eu também conheço outro usuário @MaClane, o colega phropelato, que também tem o modelo vx5-591g e ele também afirmou em tópicos mais antigos, que o modelo não havia apresentado problemas! Agora, quando eu verifico o manual de serviço do modelo vx5-591g, eles estabelecem um limite máximo de torque nos parafusos, veja:

    A única coisa que eu tenho em mente, é que, talvez, esses parafusos tenham sido apertados de forma excessiva, como informou o colega PequenoGafanhoto!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • PequenoGafanhoto
    PequenoGafanhoto Member Posts: 4 New User
    Opções
    No meu caso, o problema com a dobradiça foi recente (após ~20 meses de uso moderado). Nunca usei o notebook em condições desfavoráveis (sempre em casa, com muito cuidado na guarda e conservação). Os relatos que vi de outros usuários mostram pessoas que tiveram a dobradiça quebrada poucas semanas após a compra, com poucos meses ou a até apenas um ou dois anos depois.

    O que percebi, de todos relatos, é quando uma das dobradiças cedem, a quebra total é muito rápida (em poucas aberturas subsequentes da tela).

    Imagino que certas condições de uso favoreçam a integridade delas (se a pessoa usa o notebook como um desktop, por exemplo, e nunca fecha a tampa do note - as dobradiças não recebem quase nenhum estresse).

    Bom saber que há recomendações de torque máximo nos parafusos (e acredito que devem ter revisto esses esforços no projeto dos modelos Nitro mais recentes).
  • Commodore_1995#
    Opções
    Os modelos nitros 5, apesar de possuir uma configuração muito semelhante, não são exatamente o mesmo projeto do modelo vx5-591g! Ambos os modelos possuem chassis e placas mães diferentes!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Bixby_Snyder
    Bixby_Snyder Member Posts: 1 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Minha esposa possuiu um modelo desses durante 18 meses o qual foi extremamente utilizado.
    Nunca apresentou sequer nenhuma falha de qualquer tipo, de sistema a estrutura física
    Também tenho esse modelo por uns 18 meses, e sábado passado fui abrir a tampa para revisar os parafusos e uns 5 já estavam quebrados (e também antes disso já tinha afrouxado as dobradiças). E isso porque ele fica quase todo o tempo aberto em cima da mesa. Então suspeito que se você tivesse aberto o note para uma revisão você teria encontrado o mesmo problema. Quebrar vai quebrar, é só questão de tempo
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    MaClane disse:
    Minha esposa possuiu um modelo desses durante 18 meses o qual foi extremamente utilizado.
    Nunca apresentou sequer nenhuma falha de qualquer tipo, de sistema a estrutura física
    Também tenho esse modelo por uns 18 meses, e sábado passado fui abrir a tampa para revisar os parafusos e uns 5 já estavam quebrados (e também antes disso já tinha afrouxado as dobradiças). E isso porque ele fica quase todo o tempo aberto em cima da mesa. Então suspeito que se você tivesse aberto o note para uma revisão você teria encontrado o mesmo problema. Quebrar vai quebrar, é só questão de tempo

    Esse aparelho já foi vendido a uma garota conhecida que o utiliza na faculdade de Designer já fazem mais de 8 meses e o aparelho é utilizado ao extremo, sendo aberto e fechado diversas vezes ao dia.
    Até o momento está completamente intacto, firme e funcional.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Manny-Acer_Retired
    Manny-Acer_Retired Newbie Posts: 4,453 Guru
    Opções

    Oi, pessoal,

     

    A publicação está fechada devido à sua idade, se você ainda tiver problemas com seu computador, convido-o a abrir uma nova pergunta ou postagem para que os usuários da comunidade Acer possam orientá-lo.

     

    Obrigado,

    Acer-Manny

Esta discussão está fechada.