AN515-51: Travando Totalmente

Lira_Nitro_5
Lira_Nitro_5 Member Posts: 4 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Pessoal, meu Nitro 5 AN515-51 tem apresentado um problema que ta me tirando do sério. Eu sou estudante de arquitetura e sempre trabalho com muitos programas abertos no meu note, e mesmo com muitas coisas abertas, ele funciona num bom fluxo, respondendo muito bem e alterando entre os programas numa boa. Mas ele tem um problema que uma vez ou outra ele trava do nada. É um travamento muito severo, de um jeito que nem o mouse de movimenta mais. No começo eu imaginei que era pelo peso dos programas que eu uso, mas esses travamentos sempre ocorrem quando é executada um tarefa simples, como alterar de um programa pra outro ou até uma coisa besta como colocar um video do navegador em tela cheia. Uma vez eu tava na área de trabalho com tudo fechado e quando passei o mouse por cima de uns ícones ele fez isso. Nas primeiras vezes que isso aconteceu eu sempre deixava ele parado por alguns minutos pra ver se destravava. Uma vez, pra testar, deixei ele parado por varias horas, mas não deu em nada. Quando isso acontece, ele não responde a um Ctrl+Alt+Del, nem a comandos do teclado pra suspender, nem abre o Gerenciador de tarefas. Só consigo resolver pressionando o botão de energia por alguns segundos e desligando totalmente a maquina, dps pra ligar ela de novo é um parto, de 10 a 15min pra inicializar totalmente. Isso é uma opção péssima pra mim, pq trabalho com arquivos que muitos grandes que não dá pra ficar salvando a cada 5 minutos. Uma vez ele me fez perder uns 25 minutos de produção. Bem, se puderem ajudar, fico muito agradecido.




[Título editado para adicionar o nome do produto]

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Lira_Nitro_5!

    Esses travamentos ocorrem somente quando usado na bateria ou na tomada de energia também? 
    Já atualizou todos os drivers e o Windows? 
    Utiliza o plano de alto desempenho nas opções de energia do Windows? 
    Já verificou no gerenciador de tarefas se o HD está com erro de uso de disco a 100%?


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Lira_Nitro_5
    Lira_Nitro_5 Member Posts: 4 New User
    Boa noite.
    Os travamentos ocorrem com mais frequência quando ele está na tomada. Que é tbm quando eu estou usando meus programas, pq eles cobram muito do hardware. Mas tbm já ocorreu quando estava usando na bateria, só com o navegador aberto e o Word. Quando ele está ligado no carregador, sempre fica no modo de Alto Desempenho. Eu já notei algumas vezes que ele fica com o Disco em 100%, mas não é sempre. No momento ele ta, mas é pq ta atualizando o windows. Em relação a atualização dos drivers e Bios, eu não sei dizer se estão atualizados, mas eu nunca procurei atualizar.
  • Lira_Nitro_5
    Lira_Nitro_5 Member Posts: 4 New User
    Esse problema acontece desde que comprei  o note, a quase um ano. Esse problema não parece estar relacionado ao tipo de uso. As vezes passo quase 20h usando ele direto sem parar e ele fica numa boa, apresenta uma certa fadiga, mas não chega a causar esse travamento. E tem momentos que não to usando nem 30% do poder dele, as vezes a menos de 1h e ele trava desse jeito.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Pelo seu relato, ou as aplicações estão exigindo muito processamento ou as temperaturas estão atingindo limite máximo de TDP.
    Utilize o HWMonitor para medir e post aqui um print. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Lira_Nitro_5
    Lira_Nitro_5 Member Posts: 4 New User
    Como eu disse, uso intenso do sistema não causa esse problema. Meu programas nunca nem causaram uma redução no clock da cpu. Esse problema acontece aleatoriamente de forma inesperada, seja em uso intenso ou sem cobrar nada da máquina. Algumas vezes eu já percebi que o Windows Explorer trava um pouco antes do travamento total, mas não é sempre. Eu acredito que seja algum problema no sistema ou alguma coisa na comunicação com o HD, mas não sei como verificar isso. Existe algum software para eu verificar a atualização dos drivers e bios?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Preciso que realize os procedimentos que lhe passei e post aqui um print. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • fabiofaccin
    fabiofaccin Member Posts: 1 New User
    Fiz o registro para informar aqui que tenho exatamente o mesmo problema! Não importa se está usando o hardware fortemente, ou se está apenas ligado sem fazer nada.

    Costumo deixar o windows bloqueado quando não está em uso e já perdi as contas de quantas vezes eu abri a tampa do note e o mesmo estava "congelado".
    Já perdi as contas também de congelamento durante navegação web. Costumo deixar várias abas abertas, mas já aconteceu com poucas também. Uso o note 99% na tomada.

    Acredito que não seja temperatura elevada, pois os coolers sequer estavam fazendo barulho.
    Não tenho problema do HD 100%. Uso SSD M.2 de 240gb + o HD de 1TB original.

    Drivers acredito que estejam atualizados. Única coisa que não fiz foi a última "grande" atualização do Windows.

    Alguma dica a mais?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde fabiofaccin  !

    Por favor, para manter o fórum organizado, assim como já foi orientado pelos moderadores, não post em tópicos já abertos, inativos ou solucionados.
    Abra um novo tópico sempre.
    Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento de forma adequada por lá.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Neandro
    Neandro Member Posts: 1 New User
    Boa noite. 
    Vocês encontraram uma solução para esse problema? 
    Se encontraram por favor informa aqui, pra que caso seja uma solução de fato, para que deixe sem dúvidas.

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Neandro !

    Por favor, para manter o fórum organizado, assim como já foi orientado pelos moderadores, não post em tópicos já abertos, inativos ou solucionados.
    Abra um novo tópico sempre.
    Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento de forma adequada por lá.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!