Refazendo pergunta de desempenho do A515-41G-1480

Murilo_Dada
Murilo_Dada Member Posts: 36 Enthusiast WiFi Icon
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
@MaClane como orientado, os problemas são, desempenho do notebook em atividades simples que eram para ser executadas facilmente com as características do produto, levando em consideração que no anuncio do computador no site oficial da Acer dizia claramente sobre o uso da maquina em aplicativos 3D (que são bem pesados), essas atividades mais especificadamente são não conseguir rodar um jogo qualquer entre eles lol,cs go, Minecraft, Dota etc. Minha pergunta é: Meu dispositivo veio com problemas ? levando em consideração essa dificuldade de rodar jogos simples como o lol e cs go? (cs go nao passa dos 30 FPS), logico que ja li os posts relacionados a esse meu problema e vi que já disseram que o notebook nao é para jogos...eu entendo isso, mas não estamos falando de jogos pesados como overwach ou GTAV, um simples Cs Go, os 8GB de ram e AMD 12 e Radeon RX540 eram para dar conta do recado!
Desde já Obrigado.
«13

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Murilo_Dada !

Desconheço que o anuncio do aparelho afirmava sobre o uso do aparelho em aplicativos 3D.
    Até mesmo porque, por mais que afirma-se, sem especificação, qualquer aplicação 3D poderia se enquadrar.
    Deve entender que aparelhos voltados a aplicações 3D (o que não é o caso), por mais "forte" que seja o hardware, não conseguem rodar jogos de forma adequada.
    Isso se chama adequação de tecnologias.

O que a Acer realmente informa é de que o aprelho é de segmento de desempenho, não de games.

Esse modelo não é de segmento gamer, não é comercializado como sendo gamer e seu hardware não possui suporte adequado a jogos.
    Não é questão do jogo ser ou não "pesado", e sim de SUPORTE.
    Esse processador é de uma tecnologia de série passada, possui TDP baixo (apenas 15 wats) e a integração entre APU e GPU é bastante simples.
    Ele não dispõem de várias tecnologias embargadas, como o conjunto de instruções instrução SSE4 (essencial em vários jogos) que nos chips da AMD são emulados já que a tecnologia é de propriedade da Intel.
    Já a GPU tem desempenho equivalente a uma 940M, como CoreSpeed relativamente baixo se comparado ao clock da da memória interna.

Então essa é a questão...
    A maior parte dos usuarios desconhecem essas especificações e acreditam que por ser uma plataforma com processador de 2.7Ghz e GPU de 2Gb vão ter suporte a jogos.

Em contrapartida, ainda existem outras questões como:
    Jogos online não dependem em todo do desempenho final de uma máquina.
    Vários fatores como ping, estabilidade da rede, rota de pacotes, velocidade de conexão, dentre outros vão impactar muito mais.
    A AMD vem falhando já a vários meses em fornecer drivers que sejam compatíveis com Windows 10.
    Isso pode ser facilmente verificado em todos os fóruns de todas as desenvolvedoras.

Agora, o que pode ser feito é uma otimização geral do sistema.
    Mas entenda que nenhuma otimização ou upgrade que realizar (RAM, SSD, etc) fará com que o aparelho tenha suporte adequado a jogos.

Caso tenha interesse, posso lhe orientar sobre como realizar os procedimentos.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Murilo_Dada
    editado julho 2019
    MaClane disse:
    Boa noite Murilo_Dada !

Desconheço que o anuncio do aparelho afirmava sobre o uso do aparelho em aplicativos 3D.
    Até mesmo porque, por mais que afirma-se, sem especificação, qualquer aplicação 3D poderia se enquadrar.
    Deve entender que aparelhos voltados a aplicações 3D (o que não é o caso), por mais "forte" que seja o hardware, não conseguem rodar jogos de forma adequada.
    Isso se chama adequação de tecnologias.

O que a Acer realmente informa é de que o aprelho é de segmento de desempenho, não de games.

Esse modelo não é de segmento gamer, não é comercializado como sendo gamer e seu hardware não possui suporte adequado a jogos.
    Não é questão do jogo ser ou não "pesado", e sim de SUPORTE.
    Esse processador é de uma tecnologia de série passada, possui TDP baixo (apenas 15 wats) e a integração entre APU e GPU é bastante simples.
    Ele não dispõem de várias tecnologias embargadas, como o conjunto de instruções instrução SSE4 (essencial em vários jogos) que nos chips da AMD são emulados já que a tecnologia é de propriedade da Intel.
    Já a GPU tem desempenho equivalente a uma 940M, como CoreSpeed relativamente baixo se comparado ao clock da da memória interna.

Então essa é a questão...
    A maior parte dos usuarios desconhecem essas especificações e acreditam que por ser uma plataforma com processador de 2.7Ghz e GPU de 2Gb vão ter suporte a jogos.

Em contrapartida, ainda existem outras questões como:
    Jogos online não dependem em todo do desempenho final de uma máquina.
    Vários fatores como ping, estabilidade da rede, rota de pacotes, velocidade de conexão, dentre outros vão impactar muito mais.
    A AMD vem falhando já a vários meses em fornecer drivers que sejam compatíveis com Windows 10.
    Isso pode ser facilmente verificado em todos os fóruns de todas as desenvolvedoras.

Agora, o que pode ser feito é uma otimização geral do sistema.
    Mas entenda que nenhuma otimização ou upgrade que realizar (RAM, SSD, etc) fará com que o aparelho tenha suporte adequado a jogos.

Caso tenha interesse, posso lhe orientar sobre como realizar os procedimentos.

Eu entendo MaClane, oque acontece é que a gente espera um pouco mais do notebook ate mesmo por conta do preço, eu teria prazer em mostrar a descrição do produto e a menção que a própria Acer fazia dos aplicativos 3D, porém a mesma decidiu não vender mais o notebook provavelmente pela quantidades de criticas ao aparelho, eu não comprei o notebook na intenção de jogar jogos como eu já disse, ate pq se eu quisesse com o preço que paguei nele eu montava um PC, a questão é que o A515-41G deixou bastante a desejar, estou notando vários problemas em relação a drivers e tudo mais. Eu só achei que as configurações do notebook serviriam para um simples game de vez em quando. Eu acho que Acer deveria orientar melhor essas questões, pois a gente compra com o dinheiro que muitas vezes nem tem, para não conseguir jogar um jogo considerado leve? Sei que isso não é problema seu mas se eu soubesse disso eu não teria comprado esse notebook (até porque sou de uma família muito humilde que fez oque podia e oque não podia para eu ter condições de estudar), e pra falar a verdade estou bem insatisfeito, obrigado eu aceito sua ajuda para otimização sim.
    Sou grato por sua atenção e todos da comunidade, e se você que tiver lendo este post estiver pensando em comprar esse notebook, vai por mim não vale a pena, fugir do AMD é essencial, eles não respondem emails e reclamações além dos drivers que não são bem compatíveis ao windows 10 (dando problemas de volta e meia).

• MaClane
    O aparelho atende sim as especificações das quais foi projetado.
    Tanto que se buscar no fórum verá usuarios que utilizam em aplicações Office, entretenimento (vídeos, filmes, etc), desenvolvimento pessoal, navegação na Internet, etc... para as quais o segmento é especificado.
    O aparelho não deixou de ser vendido devido a nenhuma critica e sim a defasagem do modelo.
    A maior questão hoje em dia é... AMD + Radeon não tem tido suporte adequado a jogos, não importa a serie ou a potencia e geração.

Então vamos começar pelo básico:
    Atualize seu Windows para a release 1903
    Atualize o Adrenalin para a ultima versão
    Utilize o plano de alto desempenho de energia do Windows, carregue a bateria a 100% e conecte o aparelho a tomada de energia e faça um teste.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Murilo_Dada
    MaClane disse:
    O aparelho atende sim as especificações das quais foi projetado.
    Tanto que se buscar no fórum verá usuarios que utilizam em aplicações Office, entretenimento (vídeos, filmes, etc), desenvolvimento pessoal, navegação na Internet, etc... para as quais o segmento é especificado.
    O aparelho não deixou de ser vendido devido a nenhuma critica e sim a defasagem do modelo.
    A maior questão hoje em dia é... AMD + Radeon não tem tido suporte adequado a jogos, não importa a serie ou a potencia e geração.

Então vamos começar pelo básico:
    Atualize seu Windows para a release 1903
    Atualize o Adrenalin para a ultima versão
    Utilize o plano de alto desempenho de energia do Windows, carregue a bateria a 100% e conecte o aparelho a tomada de energia e faça um teste.
    Já fiz tudo isso meu consagrado, meu windows está na ultima versão, o driver esta na versão 19.6.3 (ultima), e meu desempenho no plano de energia já está no "maximizar desempenho".
  • MaClane
    Desinstale por completo os drivers da Radeon utilizando esse aplicativo: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601

Sincerely, J. MaClane ™

• Murilo_Dada
    MaClane disse:
    Desinstale por completo os drivers da Radeon utilizando esse aplicativo: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601

Processo realizado com sucesso, apesar de meu notebook ter entrado em modo de segurança kkk
  • Murilo_Dada
    Só que continua a mesma coisa
  • MaClane
    Seu "problema" somente ocorre em jogos online?
    Já instalou algum jogo single-player offline e testou?

Sincerely, J. MaClane ™

• Murilo_Dada
    MaClane disse:
    Seu "problema" somente ocorre em jogos online?
    Já instalou algum jogo single-player offline e testou?
    É importante dizer que Cs Go não é restrito ao online, assim sendo já fiz vários testes desconectando o notebook da internet e jogando no modo BOT, os resultados são os mesmos, péssimos resultados, infelizmente não tem condições nem de jogar.
  • ca_meks
    ca_meks Member Posts: 51 Troubleshooter
    editado julho 2019
    Tenta o seguinte:

Faz a remoção dos drivers atuais (entra em modo de segurança, tem que ter paciencia para aguardar a finalização do processo)
    Obter a ferramenta para autodetecção dos drivers e escolher a versão adrenalin-2019-19.6.3

Com isso melhorou bastante a performance aqui. Minha preocupação é com a temperatura da APU, pois tem atingido 95 C. (temperatura ambiente 25 C)
    Alguém sabe se os processadores AMD tem algum tipo de proteção em caso de temperatura excessiva ?

• Murilo_Dada
    ca_meks disse:
    Tenta o seguinte:

Faz a remoção dos drivers atuais (entra em modo de segurança, tem que ter paciencia para aguardar a finalização do processo)
    Obter a ferramenta para autodetecção dos drivers e escolher a versão adrenalin-2019-19.6.3

Com isso melhorou bastante a performance aqui. Minha preocupação é com a temperatura da APU, pois tem atingido 95 C. (temperatura ambiente 25 C)
    Alguém sabe se os processadores AMD tem algum tipo de proteção em caso de temperatura excessiva ?

Então estava com essa mesma versão do driver AMD e não mudou em nada a minha situação, você consegue bons resultados em jogos com seu notebook ? ele é o mesmo que o meu ? (A515-41G-1480) @ca_meks
  • ca_meks
    A515-41G-13U1
    Não é um Porsche Panamera Sport, dá para jogar. Atualmente estou jogando The Witcher 3 Wild Hunt.
    Esquenta muitissimo mesmo, minha preocupação.

• ca_meks
    Clicando no icone da bateria (botão esquerdo do mouse) tens que deslocar para opção de alto desempenho.
    Tenho monitor freesync Acer KG271.

• Murilo_Dada
    Entendo isso já foi feito por mim e não mudou nada continua na mesma, enfim, que bom que seu dispositivo atendeu suas expectativas, o meu por sua vez, apesar de ter todas as qualificações necessárias para os jogos (afirmado até mesmo pelo driver adrenalin), pelo jeito ele só serve para projetos no office e navegar na internet.
  • Murilo_Dada
    ca_meks disse:
    A515-41G-13U1
    Não é um Porsche Panamera Sport, dá para jogar. Atualmente estou jogando The Witcher 3 Wild Hunt.
    Esquenta muitissimo mesmo, minha preocupação.

Você também esta tendo problemas com o driver adrenalin da amd ?, depois que atualizei para a versão recomendada (19.5.2) meu windows deu tela azul, provavelmente problema oriundo da atualização do driver, quando desinstalei a atualização, essa tela azul parou de aparecer, logo em seguida mudei para a versão orientada pelo maclane (19.4.1), que não mudou em nada porém, não acontece nenhum tipo de tela azul no meu windows oque parece já ser um avanço rs.
  • ca_meks
    editado julho 2019
    Nunca tive problema de tela azul com este driver. No desktop, algumas vezes, apos instalação de muitos jogos, a coisa toda pirava, e tinha que fazer recovery de fabrica para retornar a normalidade.
    Chegaste a fazer backup de todo sistema pelo utilitario da Acer ? Tem que ser num pendrive de 16GB e o processo é bem demorado.

Já fiz este processo quando instalei o Ubuntu neste notebook. Recuperou tudo 100%, apenas na BIOS para boot do Ubuntu é necessário alterar uma opção do Boot para "legacy". Quando for fazer o recovery para windows, usa USB 3.0 (azul), muda para outra opção ("EIF, não lembro a sigla) e não pode ter nada conectado nas outras USBs. O processo deve demorar umas 4 horas.
    Acho que tentaria isso, será que teu windows não está "bichado" ?

• ca_meks
    Uso a versão 19.6.3 e não 19.5.2 ou 19.4.1
  • Murilo_Dada
    ca_meks disse:
    Nunca tive problema de tela azul com este driver. No desktop, algumas vezes, apos instalação de muitos jogos, a coisa toda pirava, e tinha que fazer recovery de fabrica para retornar a normalidade.
    Chegaste a fazer backup de todo sistema pelo utilitario da Acer ? Tem que ser num pendrive de 16GB e o processo é bem demorado.

Já fiz este processo quando instalei o Ubuntu neste notebook. Recuperou tudo 100%, apenas na BIOS para boot do Ubuntu é necessário alterar uma opção do Boot para "legacy". Quando for fazer o recovery para windows, usa USB 3.0 (azul), muda para outra opção ("EIF, não lembro a sigla) e não pode ter nada conectado nas outras USBs. O processo deve demorar umas 4 horas.
    Acho que tentaria isso, será que teu windows não está "bichado" ?

Não veja bem, a tela azul aconteceu comigo e eu descobri que foi por causa de eu ter atualizado o driver na versão 19.5.2 (antes de eu descobrir isso eu restaurei o sistema conforme orientado no Support da Acer, porém quando atualizei o driver para a versão 19.5.2, aconteceu de novo, foi ai que cheguei nessa conclusão) se você esta na 19.6.3 e isso não aconteceu tem duas possibilidades, ou eles corrigiram o erro ou o erro esta sendo só na minha maquina ( que é bem difícil pq tem muita mas muita gente reclamando do mesmo problema).
  • ca_meks
    Outro detalhe para recovery de fabrica, antes de iniciar o processo, tens que excluir todas as partições do HD com o ubuntu (gparted). Se não fizer isso, ocorre erro no final do processo de recuperação pelo utilitario da Acer.
  • ca_meks
    Antes da instalação da ultima versão do driver da AMD, eu fiz todas as atualizações do windows.