Problema de desempenho no notebook Acer a515-41g-1480

Opções
Falf
Falf Member Posts: 2 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Três meses atrás adquiri um notebook A515 -41G- 1480 e, desde então venho tendo grande frustrações em questão de desempenho relacionado a jogos com ele. 
Já tentei fazer todos os procedimentos postados aqui no fórum. Formatar para o windows 7, trocar o driver, verificar se os drivers estão atualizados dentre outros.
Jogo League of Legends e, com os gráficos no minimo ele bate a media de 40 de fps. Coisa que acho inadmissivel para um notebook com tais especificações, levando em consideração que o League é um jogo considerado leve e de baixa exigência e que, antes desse possuia um notebook com um i3 de 4 geração + 4gb de RAM e rodava a 70 de fps em média.
Procuro ajuda para tentar otimizar meu desempenho nele e solucionar esse problema.
(Aparentemente depois de configurar o Radeon até aparece que a GPU que esta em uso durante o jogo porém, 40 de fps em média é algo muito abaixo do esperado.)

Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado agosto 2019 Responder ✓
    Opções
    Não há incompatibilidade de hardware no seu aparelho.
    Se o problema somente apresenta nesse jogo e não em outros aplicativos, então o porblema real é no jogo e nas configurações e não no hardware da máquina.
    Mesmo possuindo requisitos mínimos ligeiramente baixos, o LOL é um dos jogos mas mal otimizados de todos os tempos.
    Basta uma uma busca rápida no Google e encontrará milhares de reclamações (até mesmo de usuários com aparelhos Gamer profissionais).
    Além disso tem de entender que que em jogos online, grande parte do desempenho está ligado a sua conexão de internet, ping, rota de pacotes, disponibilidade dos servidores, dentre outros.

    O guia ao qual me refiro é esse:


    Para melhorar ao máximo possível o desempenho da maquina, realize os procedimentos nessa sequencia de configuração:

    1- Atualize todos os drivers da sua máquina;
    2- Desinstale por completo os drivers da Radeon utilizando esse aplicativo: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601
    e instale essa nova versão com diversas correções e otimizado do Arenalin: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1
    3- Configure sua máquina da seguinte forma:








    Imagens com a versão Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.
    Agora com o retorno da aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

    Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Aqui, você terá a aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a dependendo do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que você está utilizando.

    Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEONentende que, se você marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

    Você deve iniciar um jogo, um a um, e configura-los para "High Performance".

    Configurações do Sistema: 

    Plano de energia deve estar em "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Windows 10, as opções "Estado de desempenho mínimo" configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" configurado para 98%, na bateria e na tomada.
    Deixe sempre a bateria carregar a 100% antes de executar um jogo ou aplicação que exija mais desempenho.
    Configure a bateria para o modo de alto desempenho também.

    Veja aqui:

    - Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:



    - Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo e inicie
    - Saia do jogo, dê um "quit", saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai estar o jogo que você iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    Não foi necessário no meu caso, mas se quiser, pode reiniciar o notebook.
    - Abra seu jogo e teste.

    Nota: Adaptação do Tutorial criado e testado pelo usuário TheNightPorter

    INFORMAÇÃO: 
    Vários usuário já relataram de que a versão 19.3.3 está muito mais otimizada e corrigiu diversos erros de troca entre APU e GPU.
    https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-3
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite Falf!

    Primeiramente entenda que esse modelo não é de segmento gamer, ele não é comercializado como sendo gamer e seu hardware não oferece suporte adequado para jogos. 

    As tais especificações são de um aparelho de desempenho mediano somente. 
    O processador possui TDP baixíssimo (15watts) e utiliza base de tecnologia das séries anteriores (Bristol Ridge), o que limita muito o FPS.
    Não possui várias instruções que são proprietárias e tem desempenho final equiparado a um i3 de 6 geração. 

    Já a GPU dedicada (RX540) é uma placa de desempenho mediano equiparado a uma GTX 940M.

    Em resumo, não é um aparelho com hardware que ofereça suporte adequado a jogos. 

    Em contrapartida ainda temos o cenário atual em que os drivers da AMD vem apresentando várias incompatibilidades com o Windows. 

    Quando diz que tentou "todos os procedimentos do fórum", testou o guia de otimização que desenvolvi? 


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Falf
    Falf Member Posts: 2 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Boa noite Falf!

    Primeiramente entenda que esse modelo não é de segmento gamer, ele não é comercializado como sendo gamer e seu hardware não oferece suporte adequado para jogos. 

    As tais especificações são de um aparelho de desempenho mediano somente. 
    O processador possui TDP baixíssimo (15watts) e utiliza base de tecnologia das séries anteriores (Bristol Ridge), o que limita muito o FPS.
    Não possui várias instruções que são proprietárias e tem desempenho final equiparado a um i3 de 6 geração. 

    Já a GPU dedicada (RX540) é uma placa de desempenho mediano equiparado a uma GTX 940M.

    Em resumo, não é um aparelho com hardware que ofereça suporte adequado a jogos. 

    Em contrapartida ainda temos o cenário atual em que os drivers da AMD vem apresentando várias incompatibilidades com o Windows. 

    Quando diz que tentou "todos os procedimentos do fórum", testou o guia de otimização que desenvolvi? 


    Bom, eu entendo que não é uma linha gamer e etc, tanto que, não espero que ele rode jogos pesados. Mas o League é um jogo razoavelmente leve, tendo como requisitos mínimos 2 Gb de RAM, um processador de 3ghz. O que me faz pensar o porque desse baixo desempenho talvez seja por um problema interno da minha máquina, que pode ter vindo de fábrica ou uma incompatibilidade do próprio hardware.
    Se for o Guia que faz o uso do AMD Catalyst e etc, sim, ja tentei. Porém a interface de opções é diferente.
    Até agora já formatei ele para o Windows 7, que me deu uma pequena melhora em relação ao windows 10. Procurei diversas versões do driver da GPU e APU, tentei desativar a APU pelo gerenciador de tarefas, desativar os drivers da GPU e APU e reativalos pelo gerenciador de dispositivos, procurar soluções pela Bios e etc.
    Atualmente eu resetei a Bios como de fábrica, mantive o Windows 7 e atualizei todos os drivers do notebook. Meu fps mantém na casa dos 40 para o League e já vi pessoas com 100 + com o mesmo notebook (tudo no minimo). Continuo tentando achar por soluções mas, estou cogitando mandar para a propria acer avaliar o caso.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado agosto 2019 Responder ✓
    Opções
    Não há incompatibilidade de hardware no seu aparelho.
    Se o problema somente apresenta nesse jogo e não em outros aplicativos, então o porblema real é no jogo e nas configurações e não no hardware da máquina.
    Mesmo possuindo requisitos mínimos ligeiramente baixos, o LOL é um dos jogos mas mal otimizados de todos os tempos.
    Basta uma uma busca rápida no Google e encontrará milhares de reclamações (até mesmo de usuários com aparelhos Gamer profissionais).
    Além disso tem de entender que que em jogos online, grande parte do desempenho está ligado a sua conexão de internet, ping, rota de pacotes, disponibilidade dos servidores, dentre outros.

    O guia ao qual me refiro é esse:


    Para melhorar ao máximo possível o desempenho da maquina, realize os procedimentos nessa sequencia de configuração:

    1- Atualize todos os drivers da sua máquina;
    2- Desinstale por completo os drivers da Radeon utilizando esse aplicativo: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601
    e instale essa nova versão com diversas correções e otimizado do Arenalin: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1
    3- Configure sua máquina da seguinte forma:








    Imagens com a versão Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.
    Agora com o retorno da aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

    Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Aqui, você terá a aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a dependendo do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que você está utilizando.

    Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEONentende que, se você marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

    Você deve iniciar um jogo, um a um, e configura-los para "High Performance".

    Configurações do Sistema: 

    Plano de energia deve estar em "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Windows 10, as opções "Estado de desempenho mínimo" configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" configurado para 98%, na bateria e na tomada.
    Deixe sempre a bateria carregar a 100% antes de executar um jogo ou aplicação que exija mais desempenho.
    Configure a bateria para o modo de alto desempenho também.

    Veja aqui:

    - Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:



    - Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo e inicie
    - Saia do jogo, dê um "quit", saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai estar o jogo que você iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    Não foi necessário no meu caso, mas se quiser, pode reiniciar o notebook.
    - Abra seu jogo e teste.

    Nota: Adaptação do Tutorial criado e testado pelo usuário TheNightPorter

    INFORMAÇÃO: 
    Vários usuário já relataram de que a versão 19.3.3 está muito mais otimizada e corrigiu diversos erros de troca entre APU e GPU.
    https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-3
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Lucas19
    Lucas19 Member Posts: 73 Devotee WiFi Icon
    Opções
    Falf disse:
    Três meses atrás adquiri um notebook A515 -41G- 1480 e, desde então venho tendo grande frustrações em questão de desempenho relacionado a jogos com ele. 
    Já tentei fazer todos os procedimentos postados aqui no fórum. Formatar para o windows 7, trocar o driver, verificar se os drivers estão atualizados dentre outros.
    Jogo League of Legends e, com os gráficos no minimo ele bate a media de 40 de fps. Coisa que acho inadmissivel para um notebook com tais especificações, levando em consideração que o League é um jogo considerado leve e de baixa exigência e que, antes desse possuia um notebook com um i3 de 4 geração + 4gb de RAM e rodava a 70 de fps em média.
    Procuro ajuda para tentar otimizar meu desempenho nele e solucionar esse problema.
    (Aparentemente depois de configurar o Radeon até aparece que a GPU que esta em uso durante o jogo porém, 40 de fps em média é algo muito abaixo do esperado.)
    Isso ocorre devido á má otimização do jogo para a AMD 
    Ainda mais levando em consideração que a Riot vem deixando o jogo mais pesado com o tempo 

    Eu vi no fórum do League que a versão 18.9.3 do Adrenalin corrige um pouco disso, um usuário disse que está rodando no Ultra e 60fps com essa versão de driver 
  • Pablogon
    Pablogon Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções
    Eu descobri recentemente o principal problema deste modelo. A alimentação, em situações de jogos, manda muita energia para placa que é muito mais potente e então a força do processador cai por conta da falta de energia no processador.
    Fiz o teste de "underclock" e tive algumas ligeiras melhoras no fps, em especial em jogos que forcem a cpu.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Eu descobri recentemente o principal problema deste modelo. A alimentação, em situações de jogos, manda muita energia para placa que é muito mais potente e então a força do processador cai por conta da falta de energia no processador.
    Fiz o teste de "underclock" e tive algumas ligeiras melhoras no fps, em especial em jogos que forcem a cpu."

    Realmente não faz nenhum sentido a informação.
    Toda tensão é regulada em camadas pelos sistemas de energia (passando desde o carregador, bateria, chipset, mosfets, etc).
    Então não há como "mandar muita energia para a placa".
    Vários motivos para isso não ocorrer:
    O TDP baixo do processador é fixo e ocorre em qualquer outro conjunto de placas-mãe ou GPU (esse mesmo processador é utilizado em outros equipamentos de empresas diferentes e ocorre o mesmo limite de TDP mesmo estando com outras GPUs)
    Se a energia não estivesse sendo enviada de forma correta ao processador o aparelho sequer ligaria
    Nenhum sistema (sem modificação) iria limitar energia ao processador ou a GPU

    A questão já foi afirmada em diversos fóruns e por várias vezes que a questão trata-se exclusivamente do TDP baixo do processador  e da falta de suporte a tecnologias embargadas.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!