Diferença entre RAM instalada e utilizável

Opções
Oreos
Oreos Member Posts: 1 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá. Essa semana comprei um Aspire 3 A315-53-C6CS, e apesar de ter 4gb RAM, nas configurações diz que o utilizável é de apenas 3,88gb.
Gostaria de saber se isso é normal (já que no desktop que tenho, que também possui 4gb RAM, não há esse "aviso" de memória utilizável), e, se não for, se há alguma maneira de arrumar.
Gostaria de saber também se para fazer uma expansão da RAM preciso comprar o pente de alguma marca específica (porque já ouvi falar que se os pentes forem de marcas diferentes pode dar conflito), ou não.
Se alguém puder me ajudar com essas dúvidas, agradeço muito.

Respostas

  • Commodore_1995#
    Opções
    Sim, é normal, pois uma parte é reservada para o hardware! Este modelo vêm com 4gb de ram onboard e nem todas as memórias offboards são compatíveis com essa memória onboard! Eu sugiro que você verifique com essa ferramenta da crucial, as memórias que são compatíveis: https://br.crucial.com/
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Commodore_1995#
    Opções
    O seu notebook aceita isso:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite Oreos !

    É perfeitamente normal.
    Isso porque em sistemas que utilizam GPU integrada parte da RAM é dedicada a ela.
    Geralmente a diferença final entre a quantidade máxima de RAM instalada e o que é exibido é exatamente a capacidade de armazenamento da GPU.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!