Como formatar Aspire Aspire 5 A515-51G-C97B Intel Core i5 com Windows

Opções
RafhaelJohann
RafhaelJohann Member Posts: 4 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Bom dia, pessoal
Possuo um Aspire 5 A515-51G-C97B e, haja vista alguns problemas de lentidão no Notebook, decidi formatar o computador adicionando um HD SSD no mesmo. Ocorre que me surgiu a dúvida referente à formatação e instalação de Windows: antigamente, instalávamos o Windows através de CD ou DVD, porém, esse modelo não vem nenhum tipo player nesse sentido, então gostaria de saber como eu poderia reinstalar o Windows na hora da formatação, se seria por algum tipo de login e senha aqui da Acer, algo do tipo. Os drivers já imagino que posteriormente à formatação posso baixá-los diretamente no site da Acer, mas a dúvida seria realmente referente ao Windows na hora de formatar. 

Me desculpem a ignorância no assunto. Obrigado pela atenção de todos. 

Respostas

  • Commodore_1995#
    Opções
    Nos primórdios do windows 3.1, era necessário utilizar um disquete com o sistema operacional embutido! A partir do windows 95, você utilizava o disquete apenas para dar o boot no cd e começar a instalação! Atualmente, os fabricantes "gravam" o sistema operacional em uma partição oculta do hd, para que o usuário possa reinstalar o windows, sem que seja necessário utilizar algum cd ou até o mesmo pendrive!
    Pelo o que eu entendi, você não formatou o hd que veio de fábrica certo? Você adquiriu outro hd e quer instalar o windows neste hd ssd, correto? Se for isso, você pode tentar clonar o hd original para o novo hd ssd, mas será necessário utilizar um adaptador usb, ou instalar o windows com um iso da microsoft:
    https://youtu.be/lVJuJRyVYYs

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RafhaelJohann
    RafhaelJohann Member Posts: 4 New User
    Opções
    Obrigado pela resposta Egydio. Pois é, eu até não sou técnico, ia pedir para um formatar. Tinha um em mente mas ele me perguntou essa questão... No caso você está certo: eu vou instalar o Windows nesse SSD e deixar o outro HD para arquivar filmes e outras coisas. 
  • RafhaelJohann
    RafhaelJohann Member Posts: 4 New User
    Opções
    Nos primórdios do windows 3.1, era necessário utilizar um disquete com o sistema operacional embutido! A partir do windows 95, você utilizava o disquete apenas para dar o boot no cd e começar a instalação! Atualmente, os fabricantes "gravam" o sistema operacional em uma partição oculta do hd, para que o usuário possa reinstalar o windows, sem que seja necessário utilizar algum cd ou até o mesmo pendrive!
    Pelo o que eu entendi, você não formatou o hd que veio de fábrica certo? Você adquiriu outro hd e quer instalar o windows neste hd ssd, correto? Se for isso, você pode tentar clonar o hd original para o novo hd ssd, mas será necessário utilizar um adaptador usb, ou instalar o windows com um iso da microsoft:
    https://youtu.be/lVJuJRyVYYs

    Obrigado pela resposta Egydio. Pois é, eu até não sou técnico, ia pedir para um formatar. Tinha um em mente mas ele me perguntou essa questão... No caso você está certo: eu vou instalar o Windows nesse SSD e deixar o outro HD para arquivar filmes e outras coisas. 

    E no caso da ISO eu teria que pagar um Windows novo? O técnico me informou que possivelmente na hora da formatação apareceria uma opção para logar na Acer e fazer o download do windows original para instalação
  • Commodore_1995#
    Opções
    eu sugiro que você não formate o hd original, para preservar a partição de recuperação oculta da Acer! Você adicionou um ssd m2 ou foi um sshd?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RafhaelJohann
    RafhaelJohann Member Posts: 4 New User
    Opções
    eu sugiro que você não formate o hd original, para preservar a partição de recuperação oculta da Acer! Você adicionou um ssd m2 ou foi um sshd?
    Na realidade eu ainda não formatei adicionei o SSD, Egydio. Seria um SSD M2 que tenho à disposição(ainda está na caixa). Já verifiquei e ele tem compatibilidade com o meu modelo.

    E nesse caso de não formatar o HD Original, se eu adicionar o SSD os problemas de lentidão, 100% do disco usado etc não permaneceriam? Porque o meu objetivo era justamente instalar o sistema operacional no SSD para minimizar a lentidão, deixando também os arquivos que mais uso a trabalho dentro deste HD mais rápido
  • Commodore_1995#
    Opções
    O problema do disco em 100% não é culpa do hd ou do ssd, mas sim do windows e ocorre tanto em hds quanto em ssds! Se você ainda instalou o ssd m2, eu sugiro que você tente resolver primeiro o problema do disco em 100%, vendo este vídeo:
    https://youtu.be/qWESrvP_uU8
    Depois que tiver solucionado o problema do disco em 100%, eu sugiro que você faça uma clonagem do hd para o ssd. Dessa forma, a partição de recuperação da Acer será preservada e garantia do software permanecerá!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)