ASPIRE A515-41G-1480 / PROBLEMAS COM DESEMPENHO ( Radeon RX 540 / R7 Graphics )

Opções
bunnyman
bunnyman Member Posts: 1 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019

ASPIRE A515-41G-1480 / PROBLEMAS COM DESEMPENHO ( Radeon RX 540 / R7 Graphics )

Fala galera!!

Peguei o ASPIRE A515-41G-1480 essa semana,e to tendo o mesmo problema do pessoal em relação a incompatibilidade da R7 e a RX 540 com muita queda de fps nos jogos,segui umas dicas de configuração pra obter o total desempenho da máquina mas mesmo assim não consegui resultados.Vi que uma galera tava falando que a versão 18.10.1 dos drivers não estavam dando esse problema,então desinstalei os drives atualizados das duas placas pra baixar essa versão mencionada,porém,no meio da instalação o note se desligou e ficou dando erro de reparo automático em looping. Agora to com medo de tentar instalar essa versão do driver e acontecer a mesma coisa.Ajudem ai plzz!!



Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Boa noite bunnyman !

    Primeiramente entenda que esse modelo não é de segmento gamer e seu hardware não possui suporte adequado para essa atividade.
    O que pode é realizar uma configuração que foi desenvolvida por um usuário do fórum e adaptada por mim para melhorar ao máximo o sistema:

    Essa é uma das melhores otimizações para os modelos TJT4 e 1480.
    Essa sequencia de configuração que irá otimizar ao máximo sua máquina.
    Mesmo sendo uma otimização que visa tentar jogos (sem o aprelho ser desse segmento) ela já deixa ao máximo o desempenho que é possível.

    Siga a sequencia:

    1- Atualize todos os drivers da sua máquina;
    2- Desinstale por completo os drivers da Radeon utilizando esse aplicativo: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601
    e instale essa nova versão com diversas correções e otimizado do Arenalin: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1
    3- Configure sua máquina da seguinte forma:








    Imagens com a versão Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.
    Agora com o retorno da aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

    Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Aqui, você terá a aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a dependendo do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que você está utilizando.

    Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEON entende que, se você marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

    Você deve iniciar um jogo, um a um, e configura-los para "High Performance".

    Configurações do Sistema:

    Plano de energia deve estar em "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Windows 10, as opções "Estado de desempenho mínimo" configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" configurado para 98%, na bateria e na tomada.
    Deixe sempre a bateria carregar a 100% antes de executar um jogo ou aplicação que exija mais desempenho.
    Configure a bateria para o modo de alto desempenho também.

    Veja aqui:

    - Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:



    - Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo e inicie
    - Saia do jogo, dê um "quit", saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai estar o jogo que você iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    - Não foi necessário no meu caso, mas se quiser, pode reiniciar o notebook.
    - Abra seu jogo e teste.

    Nota: Adaptação do Tutorial criado e testado pelo usuário TheNightPorter

    INFORMAÇÃO:
    Vários usuário já relataram de que a versão 19.3.3 está muito mais otimizada e corrigiu diversos erros de troca entre APU e GPU.

    https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-3

    E a nova versão com vários bugs corrigidos:

    https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-5-1


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Boa noite bunnyman !

    Primeiramente entenda que esse modelo não é de segmento gamer e seu hardware não possui suporte adequado para essa atividade.
    O que pode é realizar uma configuração que foi desenvolvida por um usuário do fórum e adaptada por mim para melhorar ao máximo o sistema:

    Essa é uma das melhores otimizações para os modelos TJT4 e 1480.
    Essa sequencia de configuração que irá otimizar ao máximo sua máquina.
    Mesmo sendo uma otimização que visa tentar jogos (sem o aprelho ser desse segmento) ela já deixa ao máximo o desempenho que é possível.

    Siga a sequencia:

    1- Atualize todos os drivers da sua máquina;
    2- Desinstale por completo os drivers da Radeon utilizando esse aplicativo: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601
    e instale essa nova versão com diversas correções e otimizado do Arenalin: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1
    3- Configure sua máquina da seguinte forma:








    Imagens com a versão Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.
    Agora com o retorno da aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

    Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Aqui, você terá a aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a dependendo do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que você está utilizando.

    Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEON entende que, se você marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

    Você deve iniciar um jogo, um a um, e configura-los para "High Performance".

    Configurações do Sistema:

    Plano de energia deve estar em "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Windows 10, as opções "Estado de desempenho mínimo" configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" configurado para 98%, na bateria e na tomada.
    Deixe sempre a bateria carregar a 100% antes de executar um jogo ou aplicação que exija mais desempenho.
    Configure a bateria para o modo de alto desempenho também.

    Veja aqui:

    - Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:



    - Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo e inicie
    - Saia do jogo, dê um "quit", saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai estar o jogo que você iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    - Não foi necessário no meu caso, mas se quiser, pode reiniciar o notebook.
    - Abra seu jogo e teste.

    Nota: Adaptação do Tutorial criado e testado pelo usuário TheNightPorter

    INFORMAÇÃO:
    Vários usuário já relataram de que a versão 19.3.3 está muito mais otimizada e corrigiu diversos erros de troca entre APU e GPU.

    https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-3

    E a nova versão com vários bugs corrigidos:

    https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-5-1


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Skuva
    Skuva Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções
    Se eu coloco 98% nos estados de desempenho, o clock fica limitado à 2.3Ghz (mesmo em idle). Enquanto com 100% fica fica em 2.8Ghz (tbm em idle). Mas se eu coloco qualquer carga sobre o processador (seja game ou qualquer aplicação que demande cpu) ele cai para 1.8Ghz, para ambas configurações.

    Como já foi esclarecido, esse comportamento de queda em uso pesado se dá pela limitação do TDP. Mas o fato da Acer promover o produto como tendo 2.7Ghz de clock base não qualifica como propaganda enganosa? Independente se o produto faz parte da categoria "performance" de não "gamer".
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Skuva disse:
    Se eu coloco 98% nos estados de desempenho, o clock fica limitado à 2.3Ghz (mesmo em idle). Enquanto com 100% fica fica em 2.8Ghz (tbm em idle). Mas se eu coloco qualquer carga sobre o processador (seja game ou qualquer aplicação que demande cpu) ele cai para 1.8Ghz, para ambas configurações.

    Como já foi esclarecido, esse comportamento de queda em uso pesado se dá pela limitação do TDP. Mas o fato da Acer promover o produto como tendo 2.7Ghz de clock base não qualifica como propaganda enganosa? Independente se o produto faz parte da categoria "performance" de não "gamer".
    A Acer não "promove" o processador como tendo base de clock de 2.7Ghz, ela informa somente.
    Essa informação é do desenvolvedor do processador, no caso a AMD.
    Não há qualificação de propaganda enganosa em nenhum momento.

    Veja que com as configurações adequadas e em situações certas, seu processador atinge e ultrapassa os 2.7Ghz.
    Então o principio é de que ele funciona da forma como deveria.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Skuva
    Skuva Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções
    De fato, a AMD é quem fornece essas especificações.
    No final a culpa foi minha por ter sido ingênuo de acreditar que um processador AMD com arquitetura ancestral limitado à 15W teria condições de segurar 2.7Ghz.
    É, paguei barato e recebi restos de processadores velhos que a AMD queria jogar fora. Aprendi minha lição.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Skuva disse:
    De fato, a AMD é quem fornece essas especificações.
    No final a culpa foi minha por ter sido ingênuo de acreditar que um processador AMD com arquitetura ancestral limitado à 15W teria condições de segurar 2.7Ghz.
    É, paguei barato e recebi restos de processadores velhos que a AMD queria jogar fora. Aprendi minha lição.
    Infelizmente essa serie de processadores MAD ainda utiliza tecnologias antigas.
    A AMD / Radeon tem falhado muito com suporte a seus produtos.
    Varias séries de notebooks (Acer, Dell, Asus dentre outras) com essa configuração (AMD + Radeon) vem apresentando problemas de desempenho e erros sérios.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!