Faz Sentido PERDER a Garantia se particionar HD e Instalar Linux Mint (Ameaçou o SuporteTecnico)

Captura
Captura Member Posts: 67 Devotee WiFi Icon
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Recebi meu Nitro5 Semana passada. Liguei hoje para descobrir como entrar na BIOS (F2) afim de instalar o Linux Mint no Hd particionado (DualBoot).
Atendente ACER me advertiu que posso perder a garantia diante dessa instalação.
Isso faz sentido ?

Aproveito nessa minha primeira postagem, estender um forte Abraços a todos membros e Adm do grupo ! ;)

Melhores respostas

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    Responder ✓
    Não há problemas em particionar, desde que não exclua a partição de recuperação oculta da Acer! Lembre-se que mesmo que você formate o hd, a garantia do hardware permanece! Sobre a garantia de 90 dias do software, é justamente referente a esta partição! Por isso que é recomendável deixá-la intacta!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Captura
    Responder ✓
    Ola MaClane

Na conversa ela inclusive disse, que eu utilize um SSD para instalar o Linux para esse fim. 
    Concordo 100% que essa advertência não é uma ameaça. Mas ficou bem nítido que (no ponto de vista dela) se eu descumprir ja estou sobre aviso.
    Que eu use o programa "Acer Carecenter," para fazer um backup do W10 (esta providencia deve ser adotado pelo próprio usuário) e acrescentou que no meu Hd original, não existe nenhuma partição oculta com copia de segurança para restaurar do W10.
    Como eu acredito mais em suas afirmações MaClane, do que nas informações controvérsias, dessa operadora, vou ligar perguntar novamente e gravar a conversa. 
    Talvez eles não forneçam copia da ligação em audio, ja que foi protocolado.

Atenciosamente

WCaptura
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Captura disse:
    Ola MaClane

Na conversa ela inclusive disse, que eu utilize um SSD para instalar o Linux para esse fim. 
    Concordo 100% que essa advertência não é uma ameaça. Mas ficou bem nítido que (no ponto de vista dela) se eu descumprir ja estou sobre aviso.
    Que eu use o programa "Acer Carecenter," para fazer um backup do W10 (esta providencia deve ser adotado pelo próprio usuário) e acrescentou que no meu Hd original, não existe nenhuma partição oculta com copia de segurança para restaurar do W10.
    Como eu acredito mais em suas afirmações MaClane, do que nas informações controvérsias, dessa operadora, vou ligar perguntar novamente e gravar a conversa. 

Atenciosamente

WCaptura
    Realmente não saberia lhe informar sobre a tal atendente.
    Quanto a garantia de software, nas leis vigentes que englobam essa área, é tido como base os 90 dias.
    De qualquer forma, já orientei centenas de usuarios nesse sentido.
    Apenas lembre-se de que a distribuição Linux deve ser instalada em modo UEFi com suporte a GPT para não gerar alteração no padrão do HDD.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• Olá! Qual é o modelo exato do seu notebook? Exemplo an515-51-75kz!
    Sobre a sua pergunta, eu creio que a atendente não soube se expressar direito. Talvez ela tenha entendido, que você iria substituir o sistema operacional de fábrica pelo linux e isso provocaria sim a perda da garantia do software que é de 90 dias. Entretanto, caso você particione, mantendo o sistema original de fábrica e instalando o linux em outra partição, tecnicamente não viola a garantia do software, visto que, você manterá o sistema original de fábrica intacto!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Boa noite Captura !

Vamos começar que "advertência" não é "ameaça".
    Acredito que deva ter havido alguma falta de comunicação e entendimento.
    Nenhuma empresa tem direito de proibir a instalação de qualquer sistema operacional (contato que seja legalizado ou de código aberto).
    O que ocorre é de que a garantia é dividida em 2 partes: hardware e software.
    Veja aqui !

Então a falta de comunicação acredito que se deva do seguinte fato.
    No seu HDD original de fábrica existe uma partição oculta criada pela Acer.
    Ela contem os arquivos originais para restauração do SO de fábrica OEM.
    Sem em algum momento do período vigente da garantia ela for removida ou danificada você perderá a garantia de software, mas não de hardware.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Captura
    Olá! Qual é o modelo exato do seu notebook?  R: "Nitro AN515-51-77FH
    Eu deixei bem Claro que objetivo sera particiona-lo para instalar o Linux entrando por DualBoot, e Mantendo o Windows Original.
    Só acho triste saber que o SO tem a garantia de 90 dias. (sinistro isso heim)

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    Responder ✓
    Não há problemas em particionar, desde que não exclua a partição de recuperação oculta da Acer! Lembre-se que mesmo que você formate o hd, a garantia do hardware permanece! Sobre a garantia de 90 dias do software, é justamente referente a esta partição! Por isso que é recomendável deixá-la intacta!

egydiocoelho Trailblazer

• Captura
    Responder ✓
    Ola MaClane

Atenciosamente

WCaptura
  • MaClane
    Responder ✓
    Captura disse:
    Ola MaClane

Atenciosamente

WCaptura
    Realmente não saberia lhe informar sobre a tal atendente.
    Quanto a garantia de software, nas leis vigentes que englobam essa área, é tido como base os 90 dias.
    De qualquer forma, já orientei centenas de usuarios nesse sentido.
    Apenas lembre-se de que a distribuição Linux deve ser instalada em modo UEFi com suporte a GPT para não gerar alteração no padrão do HDD.

Sincerely, J. MaClane ™