Acer Nitro 5 - surgimento de pixels queimados com o tempo

Opções
ItaloCosta
ItaloCosta Member Posts: 34

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Boa noite.

Já faz 1 ano e 2 meses que comprei meu Acer Nitro 5 e achei um excelente notebook, atendendo perfeitamente minhas necessidades. Mas quando ele tinha apenas 1 mês de uso notei um pixel queimado na parte superior esquerda da tela. Entrei em contato com a garantia e eles falaram que a garantia cobria apenas se existissem mais de 4 pixels queimados e se eles estivessem distribuídos pela arte central da tela. Bem por ser quase imperceptível e ser apenas 1, eu não quis quebrar cabeça com isso.
Mas esses dias, mais ou menos 1 ano e 2 meses, venho percebendo que o número de pixels queimados vem aumentando. Já detectei uns 4 a mais, além do que apareceu com 1 mês de uso.
Queria saber se isso acontece com mais alguém. Se é normal nesse tipo de tela. Se estou fazendo alguma coisa errada. Se eu posso acionar a garantia como vício oculto do produto.
Ao meu ver, uma tela dessas não era para apresentar esse tipo de problema tão cedo. Primeiro pelo tipo de notebook, sendo que um de seus atrativos é a tela de full HD de IPS e depois pelo preço.
Eu tive um Sony Vaio que usei por 7 anos e nunca apresentou esse tipo de problema.
Meu uso é quase que 100% com ele conectado ao carregador na tomada.

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite ItaloCosta !

    Existem uma taxa de pixels queimados e mortos que pode ocorrer em telas de LED, LCD, etc.
    Isso não representa vicio oculto.
    Infelizmente o desgaste pode ocorrer em qualquer momento da vida útil de uma tela, até mesmo nas primeiras horas de funcionamento ou somente depois de anos.
    Não existe nada que possa impedir isso.
    Existe uma política em comum acordo entre todas as produtoras e desenvolvedoras em relação ao processo de fabricação de telas que estipula uma taxa.
    Essa taxa em porcentagem de pixels "defeituosos" que é considerado como aceitável por todas as empresas devido ao delicado e complexo procedimento na construção das telas.

    Veja aqui: https://br.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/13236#_ga=2.134305912.885067781.1557145245-870714107.1557145245

    De qualquer forma, caso queira tentar uma solução, deixe que eu lhe esclareça alguns pontos:

    Pixels mortos dificilmente podem ser recuperados.

    Diferença entre pixel morto, preso ou quente

    Em um display LCD, cada pixel é composto por três subpixels com as cores vermelha, verde e azul. Eles funcionam de forma independente, emitindo diferentes gradações de cada tonalidade. A união desses tons é o que gera a cor que vemos na tela.

    Quando os três subpixels estão fechados, não conseguem emitir cor nenhuma. O resultado disso é um ponto preto na tela, o que chamamos de pixel morto ou “dead pixel”. Se os três ficarem constantemente abertos, o local exibirá um ponto branco, que é chamado de pixel quente, ou "hot pixel".

    O pixel preso, por sua vez, ocorre quando um dos subpixels fica aberto e os outros dois ficam fechados. Nesse caso, apenas a cor do subpixel que emite luz será percebida e, assim, o ponto fica verde, vermelho ou azul.

    Nas três situações, o problema é causado por defeito de fabricação. Mas, diferente dos pixels mortos, os presos e quentes são mais facilmente corrigidos. Em grande parte das vezes, somem sozinhos em dias, semanas ou mesmo anos. 

    Com as dicas abaixo, você acelera esse processo e resolve o pixel preso em instantes.

    Método físico

    Passo 1. Baixe o Dead Pixel Tester nesse link -> www.dps.uk.com/downloads/freeware/DPT.exe
    Passo 2. Instale e execute o programa. Isso fará com que você consiga enxergar mais facilmente onde está o pixel defeituoso com o fundo preto;
    Passo 3. Use um objeto de ponta arredondada, como a base traseira de uma caneta enrolada com algodão, para pressionar o local.
    Aperte de leve e vá aumentando gradativamente a força, até observar um brilho ao redor do ponto pressionado.
    Pressione cerca de 10 vezes sobre o pixel defeituoso, sempre empregando força suficiente apenas para observar o brilho no local;
    Passo 4. Saia do programada tela cheia. Agora repita o procedimento do Passo 1, desta vez utilizando fundo branco. Se o ponto vermelho tiver desaparecido o problema foi corrigido.

    Via software

    Outra forma de consertar pixels queimados, travados ou quentes é através de softwares. Os programas atuam forçando o pixel a atualizar, o que faz com que o ponto exiba a cor correta novamente.

    Passo 1. baixe o UD Pix (https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/ud-pix.html). 
    Caso prefira uma ferramenta online, utilize o JScreenFix (http://www.jscreenfix.com/).
    Na tela inicial do site, role para baixo até chegar no botão “Launch JScreenFix”;

    Tela inicial da ferramenta de correo de pixel JScreenFix Foto ReproduoRaquel Freire

    Passo 2. Arraste o quadrado com pixels atualizando para o local onde está o defeito do seu monitor. 
    Deixe por pelo menos 10 minutos para que as atualizações de pixels possam desprender. 

    JScreenFix em execuo Foto ReproduoRaquel Freire




    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    Esta dica do colega maclane pode funcionar! Inclusive, foram as dicas dele que me ajudaram a resolver um problema pixel preso no nitro 5! No entanto, ao invés de deixar por apenas 10 minutos, eu deixaria o programa ser executado por 20 a 30 minutos! Além disso, você tem como bater um foto desse pixel?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Bom dia ItaloCosta !

    Assim que realizar os procedimentos post aqui o resultado!

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • ItaloCosta
    ItaloCosta Member Posts: 34

    Tinkerer

    Opções
    Aqui é mais ou menos onde estão os pixel queimados:


    Os locais com mais detalhes:






    Nesses três locais tem conjuntos de 3 pixel queimados em cada, fora os outros que tem 1 aqui e outro ali.
    Vou testar esses procedimentos que vocês indicaram e postar os resultados.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Sim, deu para ver perfeitamente! Experimente primeiro as dicas do colega maclane. Depois execute este vídeo por umas duas horas em tela cheia:
    https://youtu.be/YMdvZAQrCME
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)