Recuperar a partição
Maverique27
Member Posts: 17
Tinkerer
Boa noite. Eu comprei um predator helios 300. Eu fiz um dual boot e diminui a partição do disco C apertando janela do windows e X, e depois instalei o ubuntu na partição vazia. Mas após fazer isso eu resolvi deletar essa partição e recuperar esse volume, estendendo a partição a partição do disco C, só que não consigo mais fazer isso. Eu entrei em com o atendimento da acer e me indicaram formatar o computador, e assim fiz, no entanto, não consigo recuperar essa partição para o disco C. O que eu faço?
0
Melhor resposta
-
Maverique27 disse:Consegui formatar, e resolveu o problema da partição. Segui os paços do pdf que me indicou. No entanto não estou com o anti-virus de fábrica nem a tela vermelha e preta que vinha inicialmente. Isso significa que perdi a formatação de fábrica? Caso não seja, como faço para voltar as mesmas configurações de fábrica?
Mas tanto antivírus quanto plano de fundo podem ser baixados.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1
Respostas
-
Bom dia Maverique27!
Pelo que entendi, o que pretende é realocar o espaço em disco na partição a qual estava o Ubuntu na partição C, correto?
Se for esse o caso, principalmente deve converter a partição para um sistema compatível ao Windows, uma vez utilizou ext4 para instalação do Linux.
Após converter, tente realizar o procedimento.
De qualquer forma já lhe adianto que existe a possibilidade de o espaço não ser integrado novamente ao C, mesmo convertendo para ntfs.
Isso porque como o Windows não grava dados no disco de forma sequencial, algum blocos ou trilhas podem tentar alocar informações durante o processo.
Tente e depois de retorno aqui.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Dê uma lida aqui também: https://canaltech.com.br/linux/como-remover-o-ubuntu-em-dual-boot-com-o-windows/
Outro fator é de que seu gerenciador de boot passou a ser o Grub.
Ao remover o Linux, dependendo da configuração que realizou, seu Windows pode parar de bootar.
Leia com atenção.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Boa tarde. Infelizmente não funcionou!Eu exclui o volume, depois criei um novo volume D com formato NTFS e diminui volume, no entanto a partição C não consegue estender o volume apenas a nova partição D que consegue recuperar o volume. Uma outra coisa, quando instalei o Ubuntu, o dual boot não funcionava, eu tinha sempre que ir na bios e colocar como LEGACY para acessar o ubuntu ou ERFI para acessar o Windows.0
-
Maverique27 disse:Boa tarde. Infelizmente não funcionou!Eu exclui o volume, depois criei um novo volume D com formato NTFS e diminui volume, no entanto a partição C não consegue estender o volume apenas a nova partição D que consegue recuperar o volume. Uma outra coisa, quando instalei o Ubuntu, o dual boot não funcionava, eu tinha sempre que ir na bios e colocar como LEGACY para acessar o ubuntu ou ERFI para acessar o Windows.
Se seu Windows está em MBR e Legacy, o Linux também deve seguir.
Da mesma forma que se estiver em GPT e UEFI também.
Além disso, deve configurar corretamente o Grub 2.0.
Agora quanto a voltar o HD para o tamanho original, sem erros, o ideal realmente é realizar uma restauração do sistema de fábrica ou uma formatação limpa.
Somente uma duvida: porque instalou o Ubuntu e porque desinstalou depois?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Eu desinstalei o ubuntu por não conseguir fazer o dual boot. Eu criei um UBS de boot do ubuntu usando o programa YUMI, mudei a bios para LEGACY colocando para dar boot pelo USB e instalei normalmente como faço com o windows, inclusive na instalação é instalado o Grub, mas não aparece depois a opção de poder escolher o sistema que eu quero.Quanto a recuperar a partição do HD fazendo restauração de fábrica, como eu disse na primeira mensagem, eu entrei em contato com o atendimento da Acer e fiz a restauração de fabrica, mas tudo continua da mesma forma.0
-
A instalação do Linux deveria ter seguido o padrão do Windows, que estava em GPT e UEFi.
Dessa forma o Grub iria ler as partições corretamente.
Na sua mensagem original não fez menção alguma de ter reparado a máquina, e sim formatado.
São 2 ações diferentes.
No seu caso, existem 2 soluções mais viáveis:
Ou formata o HD com uma ISO do Windows 10 com uma instalação limpa, ou reinstala o Linux, mas dessa vez da forma correta.
Eu não entendi bem. Eu achei que para dar o dual boot obrigatoriamente tinha que mudar para LEGACY para poder escolher a ordem em que o boot é dado. Quando uso ERFI, como posso fazer o boot pelo USB? Seria ir na bios em main e habilitando F12 Boot Menu? Desculpe se minhas perguntas são de iniciantes, mas é que nunca fiz isso.
0 -
Não obrigatoriamente.
Para isso deveria ter criado a mídia em sistema GPT para modo UEFi.
Siga esses tutoriais...
São bem explicados.
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalacao-dual-boot-UEFI-Linux-MintUbuntu-com-Windows-8110
https://lcomlinux.wordpress.com/2016/05/20/instalacao-dual-boot-windows-10-e-ubuntu-16-04-com-uefi/
https://www.youtube.com/watch?v=y_44k6er-5A
No caso de formatar o HD com uma iso do windows 10, como faço isso? Pergunto isso porque quando comprei o Acer, veio com a imagem de fábrica, não veio um cd para fazer a formatação, ou um cd do windows 10 com a chave. E se formatasse com uma iso do windows 10, perderia a formatação de fábrica. Como faço para formatar o HD sem perder o formato de fábrica?
0 -
Para manter o Windows de fábrica, somente utilizando a opção de recuperação da Acer que está na partição ocultado HD.
Esse procedimento é realizado segurando ALT + F10 quando o notebook está inicializando.
A Acer não distribui CDs com Windows pois a imagem de instalação esta alocada nessa partição.
A chave de ativação é gravada diretamente na Bios.
Assim que você instala uma ISO do Windows 10, o próprio sistema lê a chave e valida.
Se perder a partição de recuperação ou por algum motivo ela for corrompida, você irá perder a garantia de software.
A garantia total é dividia entre hardware e software.
A parte de hardware não é afetada e ainda permanece ativa durante a vigência.
Para instalar um sistema limpo, você deve baixar a ISO original aqui:
https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10
Para instalar, siga esse tutorial criado pelo colega Egydio que lhe enviei em anexo.
Consegui formatar, e resolveu o problema da partição. Segui os paços do pdf que me indicou. No entanto não estou com o anti-virus de fábrica nem a tela vermelha e preta que vinha inicialmente. Isso significa que perdi a formatação de fábrica? Caso não seja, como faço para voltar as mesmas configurações de fábrica?
0 -
Maverique27 disse:Consegui formatar, e resolveu o problema da partição. Segui os paços do pdf que me indicou. No entanto não estou com o anti-virus de fábrica nem a tela vermelha e preta que vinha inicialmente. Isso significa que perdi a formatação de fábrica? Caso não seja, como faço para voltar as mesmas configurações de fábrica?
Mas tanto antivírus quanto plano de fundo podem ser baixados.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Muito obrigado MaClane. Aprendi bastante, muito obrigado. Para finalizar a recuperação da Acer não é possível baixar ou recuperar?
0 -
Não, a Acer não fornece esse arquivo.
O HD já sai de fábrica com as partições configuradas.
Se encontrar alguém que tenha o mesmo modelo, clonando o HD por completo você consegue retornar.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Que bom ter conseguido ajudar!
Se precisar de algo, só postar aqui!Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Boa tarde. Existe um passo a passo para formatar meu computador acer helios 300 continuando com o sistema operacional windows para o formato legacy. Eu segui o passo a passo para ERFI e ficou ok, só que formatei com um dual boot para o ubuntu no formato ERFI e tive alguns problemas em alguns programas da Nvidia que usa cuda, então quis formatar apenas o ubuntu, mas agora ele não reconhece o pen-drive como bootavel. Então estou pensando em formatar tudo agora no formato Legacy
0 -
Boa tarde Maverique27!
Primeiramente, quando tiver alguma dúvida, favor abrir um novo post sem dar continuidade em posts já resolvidos.
Fica mais fácil de orientar e acompanhar um tópico novo.
Não entendi sobre os problemas que teve com o Cuda.
De qualquer forma, em absolutamente nada tem a ver com o sistema do disco, seja em modo Legacy ou Uefi.
Como sua Bios já é Uefi Nativa, instalar tanto o Windows 10 quanto uma distribuição Linux em Legacy poderá gerar mais problemas que soluções.
O ideal no seu caso é realizar um backup inicialmente.
Formatar o HDD e converter para GPT.
Instalar o Windows 10 em Uefi.
Logo após a instalação, antes de qualquer outro procedimento ou atualização, particione o HDD e reserve a dedicada ao Linux.
Instale a distribuição que mais lhe agrada em modo Uefi.
Depois configure o Grub.
Após isso, já pode acessar cada SO separadamente e realizar suas atualizações e configurações pessoais.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Eu tinha feito isso. Formatei o windows em UEFI, e deixei a partição para o linux e instalei normalmente, e estava com os dois sistemas operacionais, no entanto, quando fui instalar o cuda da nvidia que é para programação em gpu, comecei a ter alguns problemas e no curso que estou fazendo, disseram que uma forma de resolver o problema é deixar em legacy. Como essa máquina eu só usarei para programação em gpu, eu tentei formatar para legacy, só que como já tinha formatado todo meu hd em uefi, a partição que deixei reservada para instalar o ubuntu esta formatada em formato UEFI tambem, e acho que por esse motivo, meu computador não esta reconhecendo meu usb de boot. Veja eu não quero formato UEFI e sim legacy.
0 -
Realmente não sei o porque dessa orientação.
Tanto drivers da Nvidia quanto Cuda tem suporte e funcionam perfeitamente em modo Uefi.
Instalar Windows 10 e Linux em MBR modo Legacy herdado numa Bios Uefi por padrão não é aconselhável.
Mas de qualquer forma, terá de formatar seu HDD, converter para MBR e na Bios desabilitar o Segure Boot e setar o modo Legacy.
A pendrive para instalação deve ser criada da mesma forma, MBR e Legacy.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0