Exemplos: segunda-feira, hoje, semana passada, 26 de março, 26/03/04

Falha ao tentar instalar outro sistema no notebook

ewertonfeewertonfe Posts: 1Member New User
VOU SER O MAIS CLARO E OBJETIVO pra ver se alguém consegue me ajudar.
Tenho um notebook ES1-533 e ele veio da loja com o windows 10 SL. O que quero é utilizar o linux nele, porém, não consigo instalar. Ele vem por padrão em modo UEFI e NÃO EXISTE MANEIRAS DE ALTERAR PARA LEGACY (já tentei de tudo, combinações de teclas e etc, mas nada, ABSOLUTAMENTE NADA faz com que libere e eu possa alternar entre uma ou outra opção). O secure boot está desativado, consegui fazer isso colocando uma senha na BIOS, e essa é a ÚNICA CONFIGURAÇÃO QUE CONSEGUI ALTERAR. Já assisti e li a váaaaaaaaarios tutoriais sobre como instalar uma distro linux em modo UEFI e nunca deu certo. Também já contatei a ACER e eles simplesmente se recusaram a oferecer ajuda com a desculpa de que o único produto oficial é o windows. Já tentei instalar particionando manualmente, criando pendrives com programas A ou B com partições em não sei o quê e nada nada naaaaaaaaaaaaaaadaaaaa funciona. Sou 100% obrigado a utilizar essa droga de wondows 10. Ah! E uma informação adicional... Durante a instalação do ubunto (independente da versão) ele sempre sempre sempre trava na hora que chega no "GRUB 2", e com outros sistemas (Debian, fedora, Mint) ele trava quando chega na parte "configurando o boot" e a partir daí tenho que reiniciar e voltar a instalar o windows porque o pc está totalmente sem sistema... E nem sequer dual boot (coisa que odeio) eu consigo. Alguém EM NOME DE CRISTO sabe como resolvo isso ou só jogando essa droga de computador fora?

Ah, e não me respondam com links para tutoriais ou vídeos que eu não aguento mais ver essas coisas e nada funcionar...

Obrigado para quem responder... de coração!     Um jovem desesperado

Comentários

• egydiocoelhoegydiocoelho Posts: 8,487ACE Trailblazer
    editado janeiro 11
    Olá! É possível sim instalar o linux nesse modelo, veja: https://askubuntu.com/questions/862946/unable-to-install-ubuntu-on-acer-aspire-es1-533
    Por favor, entenda que esse problema é apenas de configuração e não da máquina em si!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em promover!  
     :)
    For users of the English, Spanish and German community, I will be using google translator! :)
  • MaClaneMaClane Posts: 1,364ACE Pioneer
    ewertonfe disse:
    VOU SER O MAIS CLARO E OBJETIVO pra ver se alguém consegue me ajudar.
    Tenho um notebook ES1-533 e ele veio da loja com o windows 10 SL. O que quero é utilizar o linux nele, porém, não consigo instalar. Ele vem por padrão em modo UEFI e NÃO EXISTE MANEIRAS DE ALTERAR PARA LEGACY (já tentei de tudo, combinações de teclas e etc, mas nada, ABSOLUTAMENTE NADA faz com que libere e eu possa alternar entre uma ou outra opção). O secure boot está desativado, consegui fazer isso colocando uma senha na BIOS, e essa é a ÚNICA CONFIGURAÇÃO QUE CONSEGUI ALTERAR. Já assisti e li a váaaaaaaaarios tutoriais sobre como instalar uma distro linux em modo UEFI e nunca deu certo. Também já contatei a ACER e eles simplesmente se recusaram a oferecer ajuda com a desculpa de que o único produto oficial é o windows. Já tentei instalar particionando manualmente, criando pendrives com programas A ou B com partições em não sei o quê e nada nada naaaaaaaaaaaaaaadaaaaa funciona. Sou 100% obrigado a utilizar essa droga de wondows 10. Ah! E uma informação adicional... Durante a instalação do ubunto (independente da versão) ele sempre sempre sempre trava na hora que chega no "GRUB 2", e com outros sistemas (Debian, fedora, Mint) ele trava quando chega na parte "configurando o boot" e a partir daí tenho que reiniciar e voltar a instalar o windows porque o pc está totalmente sem sistema... E nem sequer dual boot (coisa que odeio) eu consigo. Alguém EM NOME DE CRISTO sabe como resolvo isso ou só jogando essa droga de computador fora?

Ah, e não me respondam com links para tutoriais ou vídeos que eu não aguento mais ver essas coisas e nada funcionar...

Obrigado para quem responder... de coração!     Um jovem desesperado
    Já existem vários usuários que realizaram o procedimento de instalação de alguma distro Linux nessa máquina. 
    Qualquer distro Linux atual é perfeitamente possível instalar em modo Uefi.
    Você não é 100% obrigado a nada.
    Todo equipamento é livre para se instalar o SO que preferir.
    Se realmente "odeia" Windows e é utilizador de sistemas Linux,deveria ter conhecimento mínimo para instalação e soluções básicas. 
    Se não "aguenta" mais links e tutoriais, aconselho que leve o aparelho para alguém que tenha especialização e possa instalar para você. 
    Do contrário, é necessário ler e aprender para que a inalação seja realizada com sucesso. 
    O "problema" NÃO é no aparelho, na Bios, com a Acer, etc... 
    O "problema" é com o pacote do bootloader que não foi totalmente atualizado pelos mantenedores e apresenta incompatibilidade com vários equipamentos, dentre eles Dell, Asus e HP.

Leia, entenda, é realize os procedimentos citados pelo colega Egydio e aqui também: 

https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2386500

Se minha resposta foi útil, deixe um "Curtir", marque como "Solucionado" e clique em "Promover"!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

For users of the English, Spanish and German Community, I will be using Google Translate!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.