Como fazer a memória RAM operar a 1600 MHz no E5-571-54MC?
Brenolopes13
Member Posts: 8
Tinkerer
Recentemente comprei um notebook Aspire E 15 (E5-571-54MC) com 4 GB de RAM usado, e fiz um upgrade para 12 GB, porém, mesmo antes de fazer o upgrade, a memoria sempre operava a 800 MHz, essa frequência é acusada tanto pelo softaware Recuva do grupo Ccleaner, quando pelo CPU-Z. Alguém sabe como fazer com que ela opere a 1600 Mhz?
Detalhe: ambos os pentes de memoria instalados possuem suporte para essa frequência de operação
Detalhe: ambos os pentes de memoria instalados possuem suporte para essa frequência de operação
0
Melhor resposta
-
Boa noite Brenolopes13!
A informação dos softwares está correta.
A frequência do canal é divida pelo clock.
Por isso apresenta 800Mhz (1600 / 2 = 800).
Infelizmente no seu caso, perdeu a tecnologia dual-channel uma vez que a memória adquirida tem capacidade maior que a instalada.
Seu sistema teria melhor desempenho se tivesse instalado um pente de 4Gb.
8Gb em dual-channel tem melhor desempenho do que 16Gb em single-channel.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1
Respostas
-
Boa noite Brenolopes13!
A informação dos softwares está correta.
A frequência do canal é divida pelo clock.
Por isso apresenta 800Mhz (1600 / 2 = 800).
Infelizmente no seu caso, perdeu a tecnologia dual-channel uma vez que a memória adquirida tem capacidade maior que a instalada.
Seu sistema teria melhor desempenho se tivesse instalado um pente de 4Gb.
8Gb em dual-channel tem melhor desempenho do que 16Gb em single-channel.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Entendi, então eu só preciso remover o pente de 4 GB que vou ter 8 GB operando a 1600 MHz correto? Me corrija se eu estiver enganado.0
-
Brenolopes13 disse:Entendi, então eu só preciso remover o pente de 4 GB que vou ter 8 GB operando a 1600 MHz correto? Me corrija se eu estiver enganado.
Suas memórias já trabalham na frequência de 1600Mhz.
DDR significa "taxa de transferência dobrada", ou seja, as memórias funcionam por pulsos de clock.
A cada pulso elas transmitem dois blocos de dados.
No caso das memórias de 1600 , seria 800 com 2 pulsos.
Dual channel serve pra dobrar a banda.
Porém, a tecnologia só é ativada quando utiliza 2 pentes idênticos (capacidade, frequência, cas, etc).
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0