Como habilitar o uso de um SSD no Acer Spin 3

fluxo360
fluxo360 Member Posts: 3 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Boa tarde, comprei um notebook Acer Spin 3 modelo SP314-51. Ele vem com HD de 1TB de fábrica. Gostaria de trocar para um SSD de 500GB, porém não consigo dar boot sem ser pelo HD de fábrica. Li bastante informação a respeito sobre opções do boot da BIOS e efetuaei algumas configurações porém não obtive sucesso.

Na opção da BIOS de Boot, eu desabilitei o Boot Seguro. O SSD é reconhecido pela BIOS como pode ser observado na imagem 1, mas não aparece como opção de boot para inicialização como pode ser observado na imagem 5.

Segue em anexo as imagens de como deixei configurado a opções da BIOS para que possam me ajudar.

Pelo que pesquisei, deveria ter a opção de moudar o "Boot Mode" para Legacy ou algo parecido, e isso seria habilitado após desabilitar o Secure Boot e após configurar uma senha para a BIOS, mas naõ tive sucesso. Como podem ver na imagem 4 ("Secure Boot desabilitado") e na imagem 6 ("Secure Boot habilitado"), a opção "Boot Secure Mode" não esta habilitada em nenhuma configuração possível, mostrando sempre a configuração "Standard". Mudam outras configurações


Desde já muito agradecido.

XXXXXXXXXXX



[NS e informação pessoal do usuário editados pela moderadora  -  Acer-karp]

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde fluxo360!
    Você pretende instalar o Sistema Operacional no SSD e deixa-lo como primário? 
    Se o SSD e novo, você formatou com algum sistema de alocação, como GPT?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • fluxo360
    fluxo360 Member Posts: 3 New User
    Olá MaClane,

    Eu ainda não formatei, pois não consigo nem dar o boot pelo pen drive.

    Apesar do notebook ter vindo com o Windows 10 original de fábrica, eu possuo um Windows 10 original que comprei separadamente. Usei um aplicativo da própria Microsoft que cria um pen drive bootável para a instalação do SO, mas o notebook não me da a opção de dar boot pelo pen drive nem pelo SSD.

    Eu até tentei fazer um clone do HD original que vei com o notebook para o SSD. A clonagem foi concluída com sucesso. Consegui iniciar com esse SSD em outro notebook, mas nesse Acer não consigo.

    Acredito que seja configuração da BIOS.

    Obrigado pela rápida resposta,

    Cesar Carvalho

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Você deve criar o pendrive por outra ferramenta que não a  da Microsoft, como o Rufus.
    De qualquer forma, realmente não entendi o motivo de você tirar o Windows OEM e instalar o outro adquirido. 
    Se forem a mesma versão, seria trocar 6 por meia-duzia e ainda pagar a mais.
    Quanto a clonagem, se foi bem sucedida, vice deve remover o Windows do Hdd original para não gerar conflito no boot .
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • fluxo360
    fluxo360 Member Posts: 3 New User
    Oi,

    A questão de qual Windows tanto faz.

    E tb não pretendo deixar os dois HD´s, na verdade é uma substituição, estou tirando o HD de 1TB original e colocando um SSD de 480 GB.

    Vou tentar criar o pen drive com o rufus pra ver se obtenho algum sucesso.

    At,

  • Há um tópico no qual o maclane disse que o ideal para fazer uma clonagem, é deixar o windows que vai ser clonado, o mais puro possível, ou seja, sem aqueles programas de terceiros como o norton ou avast por exemplo! Ele também recomendou fazer uma desfragmentação do disco! No entanto se você ainda quiser fazer uma instalação limpa, você deve converter o pendrive no cmd ou powershell como administrador, assim:
    diskpart, list disk, sel disk x (x é o número do pendrive), clean, convert gpt, create partition primary, format fs=fat32 quick, assign! Depois baixe o iso da microsoft e grave no pendrive! Na instalação do windows 10, pressione shift+f10 e faça o comando até convert gpt, mas dessa vez você deve escolher o ssd e não o pendrive!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • andrealosno
    andrealosno Member Posts: 1 New User
    fluxo360 disse:
    Olá MaClane,

    Eu ainda não formatei, pois não consigo nem dar o boot pelo pen drive.

    Apesar do notebook ter vindo com o Windows 10 original de fábrica, eu possuo um Windows 10 original que comprei separadamente. Usei um aplicativo da própria Microsoft que cria um pen drive bootável para a instalação do SO, mas o notebook não me da a opção de dar boot pelo pen drive nem pelo SSD.

    Eu até tentei fazer um clone do HD original que vei com o notebook para o SSD. A clonagem foi concluída com sucesso. Consegui iniciar com esse SSD em outro notebook, mas nesse Acer não consigo.

    Acredito que seja configuração da BIOS.

    Obrigado pela rápida resposta,

    Cesar Carvalho

    Você deve habilitar o BOOT MENU no setup.
    Entre no setup e va ate o menu MAIN.
    Habilite  F12 Boot Menu
    Durante o boot pressione a tecla F12 ate entrar no menu de boot e selecione o seu pendrive com o boot para instalar o boot.
  • cralves
    cralves Member Posts: 1 New User
    Cesar Carvalho - fluxo360
    Tenho o mesmo notebook e quero fazer o mesmo que vc. 
    Ou se possível deixar o HD que veio de fábrica e incluir um SSD para então deixar o windows fazer boot por lá. Enfim usar o SSD para as instalações e o HD normal só p arquivos ...

    Vc conseguiu êxito na instalação?
  • @cralves O ideal é que você crie um novo tópico. Me adicione colocando um @.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)