Sobreaquecimento Acer A515-51G

DivoFst
DivoFst Member Posts: 3 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Bom dia, eu tenho experienciado temperaturas consistentemente acima dos 80º quando jogo (atingindo ocasionalmente os 90º), independentemente do quão exigente seja o jogo (e.g. Fortnite, League of Legends e Pathologic HD). O computador tem cerca de 1 ano com os seguintes componentes: i7-7500U, Nvidia 940mx, 8GB DDR4 e SSD Toshiba q300.
Já tentei algumas soluções sem sucesso (e.g. ThrottleStop, update de drivers, colocar o estado de desempenho máx a 65%), sendo que a minha próxima solução a ser testada seria a de fazer uma update à BIOS. Estou atualmente a utilizar a versão 1.10 e já sairam 6 versões posteriores, sendo a mais recente a 1.21.
Assim sendo as minhas questões seriam:
-Devo fazer a atualização da BIOS (é seguro)?
--Alguém com um Acer A515-51G já fez atualização à BIOS e notou melhorias?
-Alguém com uma máquina e problema semelhante já conseguiu solucionar de outra forma?

Obrigado desde já pela ajuda!
Com os meus melhores cumprimentos,
Divo Faustino

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia DivoFst!
    Qual versão atual dos drivers da Nvidia está utilizando? 
    O Geforce Experience está instalado?
    Utiliza base resfriadora?
    Utiliza algum periférico USB conectado a ele?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • DivoFst
    DivoFst Member Posts: 3 New User
    Qual versão atual dos drivers da Nvidia está utilizando?  417.35
    O Geforce Experience está instalado? Já esteve instalado, mas atualmente não está
    Utiliza base resfriadora? Não utilizo.
    Utiliza algum periférico USB conectado a ele? Um rato wireless.

    A Nvidia atualizei recentemente. O Geforce Experience na altura que eu o utilizava era algo problemático por isso deixei de utilizar. No que diz respeito a uma base resfriadora eu já considerei em comprar, mas como eu viajo frequentemente (entre Açores e Portugal Continental) não me era cómodo estar a "arrastar" uma. Para além disso, sinto que o portatil simplesmente se esforça demais para correr jogos sem grandes requisito e deveria ser possível conseguir resolver os problemas de aquecimento sem ajuda externa. O rato wireless está constantemente conectado ao laptop.

    Obrigado pela resposta rápida amigo!
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Tente a seguinte solução:
    Remova por completo os drivers da Nvidia assim como todos seus componentes.
    Após isso baixe uma dessas versões do driver e reinstale, porém sem marca o GeForce Experience;
    Primeira opção - 388.71 = https://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/128421/en-us
    Segunda opção - 417.01 = https://www.geforce.com/drivers/results/140431

    Eu recomendo que adquira sim uma base.
    Existem modelos compactos e de excelente eficiência. 

    Quantoao jogos que citou, LOLe Fortinite já são conhecidos pela comunidade Gamer como problemáticos e mal otimizados. Isso realmente pode causar superaquecimento em alguns sistemas. 

    Faça os tetses!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • DivoFst
    DivoFst Member Posts: 3 New User
    Obrigado pela resposta @MaClane!
    Existe alguma razão específica para instalar essas versões da Nvidia? Esta que tenho tem dado problemas noutras máquinas?
    Quanto à BIOS, acha que não vale a pena atualizar?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Essas 2 versões foram testadas e relatadas como ais estáveis em vários sistemas. 
    Quanto a Bios, somente quando o FAQ de uma atualização informa que existe algum benefício quanto a estabilidade ou temperatura seria recomendável. 
    Fora isso, atualizações de bios geralmente visão corrigir algum erro grave ou incompatibilidade específica .
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!