Windows 10 no SSD e no HD. Como deixar rodando apenas no SSD?

jeffsantos
jeffsantos Member Posts: 6

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Olá pessoal,
depois de muitas idas e vindas, consegui instalar o Windows 10 (baixado diretamente do site da microsoft|) no SSD. Fiquei com o sistema operacional no SSD e no HD. Quero deixá-lo apenas no SSD e usar o HD para guardar documentos pessoais. Não estou sabendo como fazer isso. Tenho medo de formatar/excluir alguma partição e dar problema.

A situação do HD é a seguinte: está com três partições (conforme imagem abaixo). Não sei direito o que fazer com elas (qual posso formatar, qual não seria indicada a formatação, etc.). O sistema original está nessa partição D. 
A situação do SSD é: está com duas partições. Essa "sss card" era um clone da partição EFI do HD (daí, formatei o volume e dei esse nome... ficou como um espaço livre, sem destinação específica). O sistema está instalado e rodando bonito na partição C (com todos os drivers atualizados e tal).

Minhas dúvidas são:
1. Diante de tal cenário, o que deve ser feito para que o Windows 10 fique rodando apenas no SSD e o HD seja usado apenas para outros arquivos (fotos, músicas, vídeos, etc.).
2. Quando inicio o computador, é requerida a escolha entre os dois sistemas (o que está no SSD ou no HD). Imagino que, após resolução do ponto 1 acima, não será mais requerida a escolha. Mas, ainda assim, gostaria de contar com a ajuda de vocês com isso - pois, me interessa que o sistema entre diretamente, sem necessidade de selecionar na página inicial.

P.S.: abaixo estarão imagens do "gerenciador de disco" e da "página inicial de seleção de sistema operacional" para que tenham noção mais real da coisa.
Agradeço enormemente a ajuda de vocês e estarei atento às sugestões ;)






Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,180 Trailblazer
    Responder ✓
    Bom! Você pode diminuir a partição pelo próprio programa minitool partition ou pelo gerenciamento de disco do windows, assim:

    Depois você poderá selecionar o ssd como padrão através do comando msconfig:

    Clique em padrão!
    E também selecione o ssd em primeiro pelo boot do windows!
    Ao diminuir o tamanho da partição, uma outra será criada com espaço não alocado! Para resolver isso, basta clicar com o botão direito nessa unidade e depois clique em novo volume:

    Eu não considero uma solução, formatar ou apagar o hd pelas questões já mencionadas!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • Eu vi a su mensagem! Eu não recomendo que você formate o hd, pois ele contém a partição de recuperação oculta da Acer! Além disso, se algum dia você precisar da garantia, o notebook deverá ir como veio de fábrica, ou seja, sem o ssd e com o hd com o windows de fábrica por causa da garantia do software!
    O que eu sugiro é que você clone o hd para o ssd! Dessa forma, a partição oculta também será copiada para o ssd! Como o seu hd possui um tamanho maior que o ssd, eu sugiro que você utilize o programa minitool partition, mas será necessário diminuir a partição do hd para deixar com o tamanho do ssd:
    https://www.youtube.com/watch?v=ooA14VrVq_8
    Qual é o modelo exato do seu notebook? Exemplo v3-571! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • jeffsantos
    jeffsantos Member Posts: 6

    Tinkerer

    Olá, Egydio!
    O modelo do notebook é: Aspire A515-51G-C97B.

    Então parece que a coisa mais segura é manter o windows no hd por conta da garantia do software. Nesse caso, não seria solução tirar o windows do hd, certo? 

    Indo pela solução da clonagem, como seria feita a diminuição dessa partição? Se puderes, expor mais detalhadamente, agradeço. Imagino que seria necessária nova formatação no ssd em questão, para fazer a clonagem.
    E, já numa situação de clonagem feita, como seria o procedimento dentro da bios para que o sistema iniciasse automaticamente pelo ssd?

    Agradeço tua atenção, já me desculpando pela minha qualidade razoavelmente leiga no assunto.

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,180 Trailblazer
    Responder ✓
    Bom! Você pode diminuir a partição pelo próprio programa minitool partition ou pelo gerenciamento de disco do windows, assim:

    Depois você poderá selecionar o ssd como padrão através do comando msconfig:

    Clique em padrão!
    E também selecione o ssd em primeiro pelo boot do windows!
    Ao diminuir o tamanho da partição, uma outra será criada com espaço não alocado! Para resolver isso, basta clicar com o botão direito nessa unidade e depois clique em novo volume:

    Eu não considero uma solução, formatar ou apagar o hd pelas questões já mencionadas!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • jeffsantos
    jeffsantos Member Posts: 6

    Tinkerer

    Certo. Tentarei seguir o passo a passo e darei um feedback.
    Muito obrigado pela ajuda, Egydio!
  • De nada! Poste o resultado quando tiver concluído a clonagem!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • jeffsantos
    jeffsantos Member Posts: 6

    Tinkerer

    Deu tudo certo. Mas preferi levar o aparelho para um técnico conferir. O sistema ficou rodando liso no SSD e a partição recovery ficou resguardada. ;)
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,180 Trailblazer
    editado dezembro 2018
    ótimo! Ele clonou ou apenas fez uma instalação limpa? Você disse para não formatar o hd?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)