Velocidade (Clock) do processador (CPU) parece estar capada em jogos e programas pesados

CsarBrasil
CsarBrasil Member Posts: 1 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2018
O meu Nitro 5 AN525-51-50U2 chegou e gostei do que vi. Apesar de pegar marca de dedo fácil, um paninho sempre à mão resolve. Reinstalei o windows depois de pôr um SSD A400 240gb e ficou um show. Fiz uns testes tanto com undervolt quanto em stock, e notei uma coisa que está me incomodando. Quando faço testes específicos para a CPU ou até mesmo estou em uso cotidiano o clock da CPU vai até seu pico (o i5 alcança até 3.1ghz em 4 nucleos), porém em benchmarks gráficos ou até jogos independente da taxa de uso de CPU (variando entre 40-80% a depender do software/teste) o clock dificilmente passa de 2.3ghz. Estranhei bastante e pensei que talvez o undervolt estivesse capando por não fornecer energia o suficiente, ou que as temperaturas estivessem altas, porém as temperaturas nunca passam de 67º e mesmo sem undervolt, isso continua acontecendo. Algum de vocês já passou por situação semelhante? Nem sei se isso está influenciando em minha experiencia de jogo, já que a GPU é que está sendo o limite (sempre em 99%) enquanto a CPU está com alguma folga. Mas mesmo nos picos de 100% de uso na CPU não vi o clock subir, mesmo com temperaturas beirando os 64-67º. Se alguém puder esclarecer a situação agradeço

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite CsarBrasil!

    Não há absolutamente nada de errado com o clock. 
    Isso acontece devido a tecnologia Turbo Booste da Intel. O clock nos núcleos trabalha de forma dinâmica de acordo com cada aplicação as requisições geram esse aumento até o necessário para que a demanda seja atendida.
    As instituições do processador juntamente com a tecnologia definem  o valor máximo que o clock deve atingir para atender a demanda. 

    De qualquer forma, saiba que a arquitetura de um sistema mobile e diferente de desktops. 
    Para atingir a performance máxima, seu equipamento deve estar conectado a uma tomada e as opções de energia devem estar setadas para "Alto Desempenho".
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!