Acer E5-573G-72uf - SSD via Caddy mantendo HD 1TB original.

lucasrizzotto
lucasrizzotto Member Posts: 5

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Olá.

Ontem recebi uma unidade SSD Samsung EVO 860 500GB, que já integrei ao meu notebook via Caddy no lugar do leitor de DVD.
Até este ponto foi super fácil, o problema está na configuração.
Acessando o Windows 10, via Gerenciamento de Dispositivos, consegui localizar o SSD automaticamente. Acessando o Gerenciamento de Discos, consegui alocar e habilitar o novo SSD.
O problema está na BIOS. Lá ele não aparece em nenhuma ordem de boot.
E pra piorar, após remover o leitor de DVD, não consegui mais fazer boot pelo pendrive para formatar meu notebook.
Acusa o seguinte erro:

PXE-E61: Media test failure, check cable.
PXE-M0F: Exiting PXE ROM.

Se não tivesse conseguido utilizar o SSD de forma escrava dentro do windows, até entenderia esse possível erro, mas o SSD está funcionando normalmente, ele apenas não aparece na ordem de BIOS, nem na seleção manual via F12. E quando seleciono boot por pendrive na seleção manual via F12, o mesmo não inicia e pula para o HDD original de 1TB.

Gostaria de formatar meu computador, instalando o sistema operacional no SSD via Caddy, mantendo meu HDD rígido no lugar original, para utilizá-lo como armazenador de arquivos.

Alguém saberia me ajudar?
Desde já agradeço!

Configuração Original
Acer Aspire E5-573G-72uf
Intel® Core® i7 5500U
16GB RAM
1TB HDD

Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Bom dia lucasrizzotto!

    Nem todos os sistemas aceitam que os SSDs via Caddy sejam utilizados como Master.

    Mas no seu caso, que provavelmente está ocorrendo é de que o HD original está forçando o boot já que ele tem a trilha de Boot manager Inicializável.

    Uma solução é instalar o SSD no lugar do HDD original, instalar o Windows e configurar e após isso, realizar a troca, recolocando o HD antigo (sem Windows) e o SSD via Caddy com Windows.

    A outra seria desativar o Secure Boot da UEFI, e inicializar o boot via pendrive e instalar o Windows 10 no SSD e formatar o HD para remover o que estava instalado.

    Quanto aos erros que relatou, de uma lida aqui: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000023015/mini-pcs.html


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Bom dia lucasrizzotto!

    Nem todos os sistemas aceitam que os SSDs via Caddy sejam utilizados como Master.

    Mas no seu caso, que provavelmente está ocorrendo é de que o HD original está forçando o boot já que ele tem a trilha de Boot manager Inicializável.

    Uma solução é instalar o SSD no lugar do HDD original, instalar o Windows e configurar e após isso, realizar a troca, recolocando o HD antigo (sem Windows) e o SSD via Caddy com Windows.

    A outra seria desativar o Secure Boot da UEFI, e inicializar o boot via pendrive e instalar o Windows 10 no SSD e formatar o HD para remover o que estava instalado.

    Quanto aos erros que relatou, de uma lida aqui: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000023015/mini-pcs.html


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Além disso, é importante esclarecer, que o ssd não aparece na seção information do bios, por causa do caddy! Isso não significa que você não conseguirá instalar algum sistema operacional, pois o notebook o detecta normalmente no windows! Tente converter o ssd para gpt, dessa forma:

    Agora você deverá o ssd na seção boot, mesmo que não apareça na seção information!

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • lucasrizzotto
    lucasrizzotto Member Posts: 5

    Tinkerer

    Bom dia, MaClane.
    Agradeço muito a agilidade na resposta.
    À tarde farei os procedimentos e trago o meu relato.

    Muito obrigado!
  • lucasrizzotto
    lucasrizzotto Member Posts: 5

    Tinkerer

    @MaClane
    Tentei desativar o Secury Boot da UEFI, mas ele fica travado sem opcão para mudar de ativo para inativo.
    Outra pergunta: caso eu abra o meu acer, tire o hdd e coloque o ssd no lugar. Posso mantê-los assim, agora com o hdd original dentro do caddy e o ssd no lugar do nativo?

    Caro @egydiocoelho, não consegui realizar o que sugeriu. No momento do format fs=fat32, ele acusa erro de a unidade ser muito grande. Segue abaixo uma img do procedimento: 



    Meu SSD seria a unidade com 465gb e o HDD nativo o de 931gb.

    Agradeço pela atenção.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    @MaClane
    Tentei desativar o Secury Boot da UEFI, mas ele fica travado sem opcão para mudar de ativo para inativo.
    Outra pergunta: caso eu abra o meu acer, tire o hdd e coloque o ssd no lugar. Posso mantê-los assim, agora com o hdd original dentro do caddy e o ssd no lugar do nativo?

    Caro @egydiocoelho, não consegui realizar o que sugeriu. No momento do format fs=fat32, ele acusa erro de a unidade ser muito grande. Segue abaixo uma img do procedimento: 



    Meu SSD seria a unidade com 465gb e o HDD nativo o de 931gb.

    Agradeço pela atenção.
    Não há problema algum em manter da forma.
    Somente lembre-se que deve manter a partição de recuperação da Acer no HD original para não perder a garantia de software. 
    Além disso, caso seja necessário acionar a garantia algum dia, o Caddy e o SSD devem ser removidos e o HD original deve ser recolocado.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Bom! Para desativar o secure boot, você deve criar uma senha no setsupervisorpassword. assim você poderá, desativar o secureboot! Sobre a imagem, você está tentando formatando um disco de 465gb (sel disk 1) e não o pendrive que é o sel disk 2! Ao invés de sel disk 1, coloque sel disk 2 e manda vê!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • lucasrizzotto
    lucasrizzotto Member Posts: 5

    Tinkerer

    Boa tarde, amigos.

    @MaClane , acabei por trocar o HDD de lugar com o SSD e tudo deu certo de primeira.
    SSD com Windows 10 e HDD com meus arquivos.
    Está voando, menos de 5s para dar boot, programas que pediam quase 2minutos para abrirem e se estabilizarem", fazendo agora em 16s.
    Fantástico!

    Muito obrigado pela ajuda!

  • lucasrizzotto
    lucasrizzotto Member Posts: 5

    Tinkerer

    PS: O erro de PXE simplesmente sumiu. Não fiz nada para arrumá-lo e parou o aviso.
    Está fluindo 100% do boot até a inicialização do Windows.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde, amigos.

    @MaClane , acabei por trocar o HDD de lugar com o SSD e tudo deu certo de primeira.
    SSD com Windows 10 e HDD com meus arquivos.
    Está voando, menos de 5s para dar boot, programas que pediam quase 2minutos para abrirem e se estabilizarem", fazendo agora em 16s.
    Fantástico!

    Muito obrigado pela ajuda!


    PS: O erro de PXE simplesmente sumiu. Não fiz nada para arrumá-lo e parou o aviso.
    Está fluindo 100% do boot até a inicialização do Windows.
    Que ótimo que resolveu!
    Aceite a resposta e marque como resolvido para ajudar outros no fórum!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Ainda bem que resolveu o seu problema!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)