[ASPIRE VX5] Bateria com rendimento ruim e baixo desempenho em jogos

MateusL
MateusL Member Posts: 3 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2018
Boa tarde,
Surgiram 2 problemas da noite para o dia no meu aspire, versão com a 1050ti:

1°O desempenho em jogos caiu drasticamente. obs: o driver da placa de vídeo está atualizado;

2°O rendimento da bateria caiu mais drasticamente ainda. Antes, no modo economia de bateria, minha bateria durava cerca de 6:30 -7h (utilizando apenas para navegar na internet). Atualmente dura no máximo 2h. Já verifiquei as configurações de bateria, e tudo está no mais econômico possível. Também observei que a duração da bateria é a mesma para o modo economia e o modo desempenho.

Alguma sugestão sobre o que fazer?

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Qual versão do driver de vídeo está instalada? 
    Realizou o processo de reset e calibragem da bateria? 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MateusL
    MateusL Member Posts: 3 New User
    @MaClane
    Vendo publicações de pessoas com problema semelhante, desinstalei todos os drivers da placa de vídeo e instalei o driver 417.01. Aparentemente o problema de desempenho em jogos foi resolvido.

    Agora, sobre a bateria, quando liguei para o suporte fui instruído a realizar o procedimento de recarregar toda a bateria e deixar que ela acabe totalmente (acredito que isso seja o procedimento de reset e calibragem). Entretanto, fiquei com uma dúvida:
    Meu notebook possui um "Nível da bateria reserva", que fica por padrão em 7%. Para que a calibragem funcione, eu devo reduzir esse nível para 0%?


  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Esse nível de reserva fica em uma célula a parte na bateria.
    Não há necessidade de diminuir esse valor.
    Vejo o procedimento aqui:

    CALIBRAGEM E RESET DA BATERIA

    Processo para resetar a bateria:

    1. Desconecte o adaptador de energia.
    2. Localize o orifício para resetar a bateria na parte inferior do computador.
    3. Inseria um pequeno clipe no orifício. Segure o botão de resetar durante 10 segundos.
    4. Deixe o computador descansar por 10 minutos sem energia.
    5. Conecte o adaptador de energia e ligue o sistema.



    Processo para calibrar a bateria:

    Para isso, você deve desligar o aparelho e dar uma carga de 100%.
    Após, desconecte da tomada e utilize até qua a bateria se esgote.
    Volte a recarrega-lo como anteriormente.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Lembrando que a bateria se desgasta com o tempo! Se as dicas sugeridas não surtirem efeito, é recomendável trocar a bateria por outra idêntica:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MateusL
    MateusL Member Posts: 3 New User
    @MaClane

    Antes de realizar os procedimentos com a bateria já observei que apenas a mudança feita no driver já melhorou o desempenho. De 2h de duração passou para 4h. Por outro lado, os procedimentos com a bateria não ajudaram. Após calibrar e resetar, as 4h de duração continuam. 
    Sobre os procedimentos, ficam algumas dúvidas:
    1- No processo de resetar, devo pressionar o botão com o notebook ligado ou desligado? (fiz com ele desligado)

    2- Seria interessante realizar a calibragem mais de uma vez? Estudando um pouco sobre, vi diversos lugares falando que a calibragem poderia ser feita até 6 vezes seguidas para tentar solucionar um problema.

    OBS: volto a lembrar que a duração da minha bateria era de 6:30 - 7h, portanto ainda não estou satisfeito com os resultados.

  • a) Você deve fazer com o notebook completamente desligado! Inclusive desconectado da rede elétrica!
    b) Eu creio que não seja necessário calibrar a bateria mais de uma vez, exceto quando a bateria é nova! Neste caso, é necessário fazer o procedimento três vezes para que as células de lítio percorra por toda a bateria! E nas baterias internas, esse procedimento evita o acúmulo de gases que faz com que a bateria incha! 
    Um outro fator que também interfere na duração da bateria, é a atualização dos drivers do notebook! Eu sugiro que você atualize os drivers com o driverbooster, mas antes ative a proteção do sistema! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)