problema sério de uso da memoria ram

rafaelaugusto007
rafaelaugusto007 Member Posts: 6 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Olá,

Desde que comprei o meu notebook acer - modelo acer e21-572 venho lidando com sérias dificuldades de lentidão e travamento em tarefas simples inclusive.
Paguei um alto preço na época, cerca de 2k.
Enfim, resolvi ir atrás do problema e ao acessar as informações do sistema com o comando "msconfig3" descobri que dos 3,82 GB de memória fisica total (do total de 4 GB instalados, valor até ai aceitavel), apenas ridiculos 1,38 GB de se converte em memória física disponível. Essa a razão de desde o momento da minha compra eu vir sofrendo tanto com o uso do aparelho. Gostaria de saber se realmente esse valor é normal ou se estou com algum problema no meu notebook

Comentários

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia rafaelaugusto007!

    Primeiramente, qual o modelo EXATO do seu notebook?
    Agora, já verificou no Gerenciador de Tarefas o consumo dos recursos?
    Principalmente HD, chega ao uso de 100% constantemente?
    Na questão do uso da memória, depende de cada usuário.
    Quanto mais aplicativos tiver instalados em sua máquina, maior será o consumo.
    Tire um print do consumo e post aqui para melhor avaliar e encontramos uma solução mais adequada.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • rafaelaugusto007
    rafaelaugusto007 Member Posts: 6 New User




    como dito, o modelo é um acer aspire es1-572. tenho 1 TB de HD com aproximadamente 200 GB usados apenas. no gerenciador de tarefa a memória fica alternando entre 60% atingindo os 90,100% facilmente - o valor mais comum para a memória eh de 70% apenas com o chrome aberto (100% seria o uso dos 1,38 GB disponiveis ....), já o uso de disco varia bastante entre 0 e 100% rapidamente.
  • rafaelaugusto007
    rafaelaugusto007 Member Posts: 6 New User


    Atualizando..... Agora fui consultar a memória disponivel e ela está ainda mais baixa, em 0,98 GB.... incrível, so que não.... Pode-se concluir que os 1,38 GB anteriores não eram estaveis e esse valor tende a ir mudando no tempo, sempre numa faixa de baixissimos vaores.



    Como dito, o meu computador é um acer aspire es1 - 572. Na breve pesquisa que realizer o processador embora simples é considerado bom no mercado, então acredito que não posso afirmar que seja o processador a origem do meu problema. Acredito muito mais que seja alguma configuração da acer....

    Em relação ao HD, são 1 TB e apenas 200 GB ocupados. No gerenciador de tarefas o uso da memória varia bastante entre 60% e 100%, sendo que não maior parte do tempo está em 70% com apenas o chrome aberto (100% corresponderia ao uso de toda a memoria fisica disponivel que atualmente está em 0,98 GB como pode ser visto no print acima....). O uso de disco varia bastante entre 0 e 100% e rapidamente.


  • rafaelaugusto007
    rafaelaugusto007 Member Posts: 6 New User
    editado dezembro 2018
    Acabei de atualizar a bios para a versão mais atualizada porem nao resolve o problema
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom, vamos por partes...

    Nenhuma de suas "afirmações" estão corretas ou são aplicáveis.
    Nem pelo entendimento errôneo do uso e consumo de memória RAM, menos ainda de ter certeza de que o "problema" é o processador e muito menos ainda de que se trata de "alguma configuração da acer".

    Primeiramente, pelo modelo do aparelho.
    Preciso saber o modelo EXATO.
    Veja os exemplos a baixo:
    es1-572-347R
    es1-572-3562
    es1-572-360J
    etc...

    Agora, começando pelas informações do sistema no qual você visualizou a instância "memória física disponível".
    Entenda que esse valor é dinâmico.
    Na verdade, com exceção da "memória física instalada", todos os outros valores podem variar.
    Alguns são setados, outros tem variações de acordo com o uso.
    Então sua duvida quanto a "memória física disponível", nada mais é do que a diferença entre o total de disponível menos a "memória alocada" (ou seja, todos os aplicativos e requisições que tem na sua máquina naquele determinado momento).
    Quanto mais softwares estiver rodando, e mais aplicativos instalados, maior será o numero de requisições e consequentemente aumento do usa da RAM.
    Se seu sistema está "gargalando" por esse motivo, a solução é remover aplicativos em desuso ou instalar mais RAM.

    Quanto ao uso do HD a 100% no gerenciador, em nada tem a ver com espaço de arquivos utilizados (200Gb, 600Gb, etc).
    Esse valor se refere ao uso dos sistema para gravar e ler os dados no HD.
    Se realmente ele chega a 100% com facilidade, esse erro já e conhecido desde o Windows 8.
    São vários os fatores que influenciam para isso como falhas de patchs, atualizações mal sucedidas, incompatibilidade de drivers, entre outros.
    Aconselho que veja o vídeo a baixo e aplique uma das soluções para corrigir o erro de uso a 100%:

    https://www.youtube.com/watch?v=qWESrvP_uU8

    Me informe por favor o modelo EXATO do seu notebook para que eu posa lhe orientar melhor sobre os procedimentos para corrigir esse erros.






    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • rafaelaugusto007
    rafaelaugusto007 Member Posts: 6 New User
    editado dezembro 2018
    Entendi o que você quis dizer em relação à memória dinâmica, realmente me equivoquei nesse ponto estava olhando o valor instantâneo de memória disponível. Porém checando a porcentagem de memória no meu gerenciador de tarefa, percebi que no total tenho 2,37 GB de Ram e não os 3,8 GB que estão disponíveis nominalmente.


    O modelo do notebook é ES1-572-36XW

    Realmente o disco está quase todo o tempo em 100%, imagino que essa seja a causa dos travamentos e lentidão. Fico no aguardo de ajuda para resolver este problema.








  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Entendi o que você quis dizer em relação à memória dinâmica, realmente me equivoquei nesse ponto estava olhando o valor instantâneo de memória disponível. Porém checando a porcentagem de memória no meu gerenciador de tarefa, percebi que no total tenho 2,37 GB de Ram e não os 3,8 GB que estão disponíveis nominalmente.


    O modelo do notebook é ES1-572-36XW

    Realmente o disco está quase todo o tempo em 100%, imagino que essa seja a causa dos travamentos e lentidão. Fico no aguardo de ajuda para resolver este problema.








    Quanto a memória, não existe nenhum erro.
    A diferença que visualiza é em questão do que está em uso e da memória total disponível. 
    Quanto ao uso do disco, realizou os procedimentos do vídeo que lhe enviei? 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • rafaelaugusto007
    rafaelaugusto007 Member Posts: 6 New User
    MaClane said:
    Entendi o que você quis dizer em relação à memória dinâmica, realmente me equivoquei nesse ponto estava olhando o valor instantâneo de memória disponível. Porém checando a porcentagem de memória no meu gerenciador de tarefa, percebi que no total tenho 2,37 GB de Ram e não os 3,8 GB que estão disponíveis nominalmente.


    O modelo do notebook é ES1-572-36XW

    Realmente o disco está quase todo o tempo em 100%, imagino que essa seja a causa dos travamentos e lentidão. Fico no aguardo de ajuda para resolver este problema.








    Quanto a memória, não existe nenhum erro.
    A diferença que visualiza é em questão do que está em uso e da memória total disponível. 
    Quanto ao uso do disco, realizou os procedimentos do vídeo que lhe enviei? 
    O que quero dizer em relação à memória é que deveriam ser mostrados esses 2,37 GB como sendo a memória total disponível, não os 3,82 GB mostrados. A memória dinâmica que muda de acordo com o uso do sistema é outra.

    Estou ainda em processo de realizar as instruções do vídeo, melhorou bastante logo depois que realizei as primeiras soluções propostas, porém depois de uns 3 dias voltou a usar mais a memória e atrapalhar o uso então estou iterando as soluções para ver se resolve o probema em definitivo
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    MaClane said:
    Entendi o que você quis dizer em relação à memória dinâmica, realmente me equivoquei nesse ponto estava olhando o valor instantâneo de memória disponível. Porém checando a porcentagem de memória no meu gerenciador de tarefa, percebi que no total tenho 2,37 GB de Ram e não os 3,8 GB que estão disponíveis nominalmente.


    O modelo do notebook é ES1-572-36XW

    Realmente o disco está quase todo o tempo em 100%, imagino que essa seja a causa dos travamentos e lentidão. Fico no aguardo de ajuda para resolver este problema.








    Quanto a memória, não existe nenhum erro.
    A diferença que visualiza é em questão do que está em uso e da memória total disponível. 
    Quanto ao uso do disco, realizou os procedimentos do vídeo que lhe enviei? 
    O que quero dizer em relação à memória é que deveriam ser mostrados esses 2,37 GB como sendo a memória total disponível, não os 3,82 GB mostrados. A memória dinâmica que muda de acordo com o uso do sistema é outra.

    Estou ainda em processo de realizar as instruções do vídeo, melhorou bastante logo depois que realizei as primeiras soluções propostas, porém depois de uns 3 dias voltou a usar mais a memória e atrapalhar o uso então estou iterando as soluções para ver se resolve o probema em definitivo
    Realize então as instruções do vídeo. 
    Mas entenda que ainda está equivocado e não compreendeu o uso de memória dinâmica e exibição.
    Pelos relatos não há absolutamente nada de errado. 
    Se seu problema é recurso de memória RAM, a solução é realizar um upgrade.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!