Acer Aspire VX5 Superaquecendo!

Sanderzuk
Sanderzuk Member Posts: 4 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Meu Acer Aspire VX15 está superaquecendo depois de um vacilo meu, deixei em cima de um sofá vendo um filme sem querer e após isso, quando vou jogar alguma coisa que exige 100% da GPU está indo a 88-90 graus a GPU e 98 graus a CPU, ele automaticamente desliga todo o notebook.

Pois bem, tratei de comprar uma base com 4 coolers para apoia-lo, fiz undervolt e estou pensado em trocar a pasta térmica, fazendo essa troca vocês acham que solucionará?
Apenas o undervolt não foi suficiente, ele não desliga mais, mas preciso tomar sempre cuidado com a temperatura, por exemplo jogando Overwatch no ultra ontem chegou a 84-85 graus GPU, Black Desert no ultra ultrapassa isto.

Comprar uma seringa de artic silver já é suficiente? Vocês que tem mais experiência, esse vacilo meu pode ter ***** a pasta térmica?

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado novembro 2018
    Boa tarde Sanderzuk!

    Informe o modelo exato do seu notebook para que possa lhe informar as temperaturas exatas suportadas pelo seu equipamento.

    Com relação a sua duvida, dificilmente esse "vacilo" (como disse) pode ter afetado a pasta térmica.
    A função da pasta não é exatamente diminuir a temperatura e sim diminuir o contato das superfícies do CPU e GPU com os dissipadores, o que ajuda numa melhor transferência e consequentemente melhora o sistema de resfriamento.
    Veja em vários testes realizados no Clube do Hardware que o ganho entre tipos diferentes de pasta térmica não chegam a ser expressivos.
    A base realmente é algo que ajudará bastante.

    De qualquer forma, de uma olhada nesse esquema para entender o que terá de fazer caso decida trocar a pasta.

    Após remover a tampa traseira, você terá acesso a placa-mãe e seus componentes.



    Retire os parafusos dos coolers e dos dissipadores para chegar até os chips de processador e gpu.
    Lembre-se que para remover a pasta antiga deve utilizar uma flanela de microfibra e álcool isopropílico.







    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Sanderzuk
    Sanderzuk Member Posts: 4 New User
    Meu modelo é o VX5-591G-54PG

    Gostaria de saber quais alternativas eu possuo para mitigar esse superaquecimento, outras épocas não sofria deste mal mas agora não consigo jogar com as settings no máximo por causa deste problema que ele desliga automaticamente.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Esse modelo vem com o Processador Intel i5-7300HQ e Vídeo GTX 1050 4Gb versão mobile.
    Segundo as fabricantes, as temperaturas máximas relativas são:

    Processador: 100ºC
    Vídeo: 97ºC

    Atinge essas temperaturas?
    Se sim, existem alguns procedimentos que pode tomar para melhorar esse aquecimento:

    1- Realize uma limpeza interna removendo poeira e resíduos das saídas de ar. Uma boa ajuda é utilizar um lubrificante adequado como WD40 para melhorar as rotações dos coolers
    2- Troque a pasta térmica
    3- Adquira uma boa base resfriadora com cooler e, de preferência, mantenha sobre uma superfície que não aqueça facilmente (como vidro ou mármore por exemplo). De preferência para as bases que utilizam fonte externa de energia e não ligada diretamente nas USB's do equipamento, já que isso irá consumir mais energia do sistema e consequentemente irá contribuir para o aumento da temperatura
    4- Prefira utilizar o equipamento em um ambiente com temperaturas amenas a frias
    5- Caso utilize periféricos como mouse, teclado e qualquer outro dispositivo USB, uma excelente solução e adquirir um Hub-USB que possua fonte externa de energia
    6- Crie 2 planos de energia. Um com Alta Performance para quando estiver jogando ou utilizando algum aplicativo que requeira o máximo de seu equipamento e outro Balanceado para atividades como navegação, trabalhos simples, etc


    Após isso, baixe o CoreTemp (https://www.alcpu.com/CoreTemp/) para poder ter uma melhor visualização das temperaturas do seu equipamento.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Brendon679
    Brendon679 Member Posts: 77 Devotee WiFi Icon
    Cara, eu tenho o Acer Nitro 5 (versão i5 com 1050 4gb) e, apesar dele ter uma refrigeração melhor, eu jogo com um caderno de colégio em baixo dele pra que haja espaço pra dissipar o calor. Como você tem a base, já ajuda bastante. Mas é uma boa trocar a pasta térmica caso tenha bastante tempo de uso. As minhas temperaturas não passam de 65 para GPU e 75 para CPU. Mesmo em 100% de uso.