Acer A515-51G-C97B - Não consigo clonar o windows

Opções
BrunoMascarenhas
BrunoMascarenhas Member Posts: 10

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Olá pessoal,

Bom dia,

Comprei um SSD western digital 120 m2 e estou tentando clonar o windows 10 nele utilizando o Renee Becca 2015

Porém ao final da clonagem apresenta um erro " Disco de destino GPT não tem uma partição de sistema EFI. Por favor, use Ferramentas -> Apagar Disco" para reinicializar disco de destino."

Alguém sabe como soluciono este erro ?

Melhor resposta

  • BrunoMascarenhas
    BrunoMascarenhas Member Posts: 10

    Tinkerer

    Responder ✓
    Opções
    Então galera consegui !!! e foi muito rápido, utilizei o Easus para clonar o windows 10. Durou mais ou menos 1 hora e ele automaticamente mudou o boot do sistema já para o ssd. O progama infelizmente é pago porém né... utilizei a versão 12.9... 




    Então Se alguém futuramente estiver com dificuldade de clonar o windows no SSD, sugiro utilizar este tópico como referência.

    1° Utilizando o Easus partition master, deixe seu HDD menor que seu SSD.

    -Selecione com o botão direito e clique em redimensionar/Mover
    -Arraste a bolinha até ficar menor que seu SSD, clique OK e siga os passos normais. Seu PC irá reiniciar e o programa irá fazer alterações levou mais ou menos 30min




    Feito isto, basta agora migrar o sistema para o SSD.

    -Clique encima do disco 0 que contém o Windows Instalado
    -Depois clique em migrar OS  SSD/HDD

    Selecione o disco e clique Avançar:



    Após avançar tudo esta opção marcada abaixo deve estar habilitada, clique nela de OK para iniciar os Passos. Seu PC vai reiniciar, vai levar algo em torno de 1H a 1H:30min. E ao finalizar ele já vai reiniciar e dar boot pelo SSD.



    Feito isso, Espero que de tudo certo como deu para Mim o Windows já está pelo SSD:




    Fiz este tutorial pois quero ajudar o máximo de pessoas que estão passando pela mesma dificuldade que a eu tive, quero agradecer em especial a @egydiocoelho e @MaClane. Por terem tentado me auxiliar durante todo o processo.

    Um Abraço galera e TMJ !




«1

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Bom dia BrunoMascarenhas!

    Seu Windows já tem algum tempo de uso ou está "zerado"?
    Já tem softwares instalados em sua máquina?
    Qual tamanho do seu HD original instalado?
    No SSD adquirido, formatou antes da clonagem para o sistema GPT?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • BrunoMascarenhas
    BrunoMascarenhas Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Olá MaClane!

    Ainda ta o windows de fabrica, o que tem de arquivos externo são programas normais, aida64, google essas coisas.

    HD original também é da Western Digital de 1TB

    Ainda não testei formatar o ssd para gpt, porém os passos seriam:

    Diskpart > List disk > Select Disk x > Clean > convert gpt , correto ? vou testar hoje a tarde e postar a att
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    O procedimento para converter para GPT está correto.
    Experimente antes remover todos os arquivos desnecessários do seu HD original e desfragmentar o disco para que os arquivos de sistema fiquem o mais alinhados possível na hora da clonagem.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • BrunoMascarenhas
    BrunoMascarenhas Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Ola!

    Fiz a desfragmentação, converti o ssd em gpt, porém apresenta o mesmo error =/
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Siga os passos do Renee Becca e baixe a ultima versão: https://www.reneelab.biz/top-3-programas-para-clonar-windows-10-para-ssd.html

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • BrunoMascarenhas
    BrunoMascarenhas Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Obrigado MaClane!, estarei tentando realizar esses passos e posto a att.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Depois retorne aqui para sabermos se deu tudo certo.
    Do contrário tentaremos novas soluções!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    Eu vi a sua mensagem em outro tópico:
    Provavelmente o seu hd possui um tamanho maior que o ssd! É um pouco mais complicado clonar de um hd maior para um ssd menor! Use o programa macrium reflect, mas antes deixe a partição do hd que contém o windows, com o mesmo tamanho do ssd! Para fazer isso, digite partição na cortana e depois clique com o botão direito em cima da unidade do hd e depois clique em diminuir volume! Deixe a partição c: do hd com o mesmo tamanho do ssd!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Commodore_1995#
    Opções
    Você também pode tentar usar o recurso migrar do minitool partition! No entanto é necessário deixar tanto a partição c: quanto o ssd, com tamanhos iguais!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • BrunoMascarenhas
    BrunoMascarenhas Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Pessoal,

    Não consigo diminuir mais do que 400 GB, tem menos de 100gb no HD da pra diminuir pra menos que o SSD porém ele não permite.


    ,


  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Você deve primeiramente remover todos os arquivos que não forem necessários.
    Realizar back-up dos dados, desinstalar programas desnecessários, remover arquivos temporários e após isso desfragmentar o disco para que os blocos sejam alocados de forma mais continua.
    Somente então tente a opção para diminuir o disco.
    Porém saiba que se houver arquivos de Master File Table não contíguos, existe a possibilidade de redução da partição ser de apenas 10%.  
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • BrunoMascarenhas
    BrunoMascarenhas Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    MaClane, fiz tudo isso e mesmo assim não foi. Então utilizei o programa Easeus partition master e consegui


    Vou tentar a copia pelo Renne Becca free, caso não consiga vou tentar o macrium reflect.

    @egydiocoelho
    @MaClane

    No macrium reflect aparece essa partição de 16mb e não avança, só avança se desmarcar ela e selecionar apenas o disco C, se não selecionar afeta algo ?

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,740 Trailblazer
    editado novembro 2018
    Opções
    Ok! Tente excluir todas as partições do ssd  novamente! Talvez o problema esteja ocorrendo porque já há uma partição de 16mb no ssd! Exclua tanto a partição de 16mb quanto a partição de 111gb e veja se clona normalmente!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • BrunoMascarenhas
    BrunoMascarenhas Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    @egydiocoelho

    Toda vez que eu excluo a partição dou clean no cmd e tento criar um novo volume ele pede para selecionar um formato MBR ou GPT, então automaticamente quando eu seleciono GPT que é o mesmo formato do HD ele cria está partição de 16mb, vi na internet falando que é o MSR algo relacionado ao boot do windows.
  • BrunoMascarenhas
    BrunoMascarenhas Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    O engraçado é que se no Macrium Reflect eu selecionar apenas o C: (Sem o recovery e o ESP) ele dá a opção de clonar normalmente, porém não sei se isso vai impactar em algo no sistema operacional, irei tentar. 
  • Commodore_1995#
    Opções
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • BrunoMascarenhas
    BrunoMascarenhas Member Posts: 10

    Tinkerer

    Responder ✓
    Opções
    Então galera consegui !!! e foi muito rápido, utilizei o Easus para clonar o windows 10. Durou mais ou menos 1 hora e ele automaticamente mudou o boot do sistema já para o ssd. O progama infelizmente é pago porém né... utilizei a versão 12.9... 




    Então Se alguém futuramente estiver com dificuldade de clonar o windows no SSD, sugiro utilizar este tópico como referência.

    1° Utilizando o Easus partition master, deixe seu HDD menor que seu SSD.

    -Selecione com o botão direito e clique em redimensionar/Mover
    -Arraste a bolinha até ficar menor que seu SSD, clique OK e siga os passos normais. Seu PC irá reiniciar e o programa irá fazer alterações levou mais ou menos 30min




    Feito isto, basta agora migrar o sistema para o SSD.

    -Clique encima do disco 0 que contém o Windows Instalado
    -Depois clique em migrar OS  SSD/HDD

    Selecione o disco e clique Avançar:



    Após avançar tudo esta opção marcada abaixo deve estar habilitada, clique nela de OK para iniciar os Passos. Seu PC vai reiniciar, vai levar algo em torno de 1H a 1H:30min. E ao finalizar ele já vai reiniciar e dar boot pelo SSD.



    Feito isso, Espero que de tudo certo como deu para Mim o Windows já está pelo SSD:




    Fiz este tutorial pois quero ajudar o máximo de pessoas que estão passando pela mesma dificuldade que a eu tive, quero agradecer em especial a @egydiocoelho e @MaClane. Por terem tentado me auxiliar durante todo o processo.

    Um Abraço galera e TMJ !




  • Commodore_1995#
    Opções
    Ainda bem que resolveu o seu problema! Se ambos os hardwares tivessem o mesmo tamanho ou se o ssd tivesse um tamanho maior que o hd, não teria dado tanto trabalho :) ! Como eu havia lhe dito antes, clonar de um hd maior para um ssd menor, é mais complicado e foi por isso que eu havia sugerido diminuir a partição do hd para um tamanho quase idêntico ao do ssd! Coloque a sua resposta como resolvido para que outros usuários possam vê-la!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • BrunoMascarenhas
    BrunoMascarenhas Member Posts: 10

    Tinkerer

    editado dezembro 2018
    Opções
    Resolvido.
  • mantruzo
    mantruzo Member Posts: 6

    Tinkerer

    Opções
    Fiz exatamente isso ai. Clonei o HD para o SSD. Antes eu diminui a partição do HDD para um tamanho menor do que o SSD. A clonagem ocorreu sem problema.
    Estou tendo problema na hora do boot. Ele não dá boot pelo SSD sem eu selecionar a função F12 na bios, que libera o dual boot, ou o gerenciamento de boot. 
    No EaseUs estou limpando o HD, por mais que eu tenha formatado ele pelo Windows, ele ainda contém a partição de recuperação. Creio que é isso que está fazendo com que o boot seja por ele. Vamos esperar.
    Se não der certo, não sei o que fazer...