Memória do Sistema Compartilhada

Halnowka
Halnowka Member Posts: 6 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Olá, tenho um acer aspire 5 e percebi que a intel hd 620 esta consumindo cerca de 4gb de ram, mas na bios não existe nenhuma opção de limitar o quanto de ram deve ser utilizado. Existe alguma maneira de arrumar isso fora da bios?

Comentários

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,186 Trailblazer
    editado novembro 2018
    Falando de uma forma bastante simples, a placa de vídeo usa parte da memória ram para que possa executar os programas com o melhor desempenho possível! Esta função não pode ser limitada no bios! A única opção em que você poderia alterar as configurações no bios, seria a memória de vídeo dedicada! Normalmente os bios de notebook não fornecem essa opção, sendo necessário utilizar um bios modificado!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia Halnowka!

    Primeiramente entenda que as GPU's integradas ao processador, como no seu caso, não possuem memória de vídeo dedicada. 
    Essas GPU's utilizam uma reserva da própria RAM do seu equipamento para desempenhar suas funções. 
    Somente placas de vídeo off-board possuem memória própria e dedicada.
    No caso das GPU's Intel HD Graphics, esse consumo e dinâmico, ou seja, ela só atinge o máximo suportado quando uma aplicação ou requisição exigir. 
    Se seu sistema estar marcando constantemente que o valor máximo e sempre os 4Gb, possivelmente existe algum problema de configuração ou erro de driver.
    Experimente atualizar o driver de vídeo de forma limpa e verifique o resultado. 
    Quanto a poder limitar, saiba que sim.
    É perfeitamente possível, porém não pelos métodos convencionais. 
    Mas esse procedimento pode gerar o resultado inverso do que espera, uma vez que limitando, seu sistema e programado de forma dinâmica e quando houver necessidade e não houver a RAM disponível ele irá começar a gerar "gargalos".
    Após atualizar os drivers e testar, caso não surta efeito, a melhor solução será aumentar a RAM do seu equipamento de forma que tanto o Windows quanto o vídeo integrado possam utilizar da mesma de  forma mais ampla.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Correto MacLane! Quando eu disse memória dedicada, eu me referi a memória pré alocatada que pode ser definida pelo usuário quando uma bios modificada é instalada! Se o usuário optar por estabelecer 256mb de memória pré alocatada, esses 256mb serão "retiradas" da memória ram para serem utilizadas pela placa de vídeo onboard! Sobre a memória compartilhada, é até possível diminuir sim, mas como você disse anteriormente, eu também acho que não vale apena diminuir!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)