Nitro AN515-51-75KZ travando + bateria

Fernando15014
Fernando15014 Member Posts: 1 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2018
Bom. Já havia feito outra postagem sobre isso na parte da manhã, mas por algum motivo ela sequer apareceu ou não foi confirmada. Enfim, de qualquer maneira, vamos ao que importa.
Adquiri o laptop do título, estando com ele desde segunda-feira (19/11), no entanto, desde o primeiro dia ele vem apresentado sérios problemas de performance, estes que não condizem com a configuração e o que se tem de esperado por um aparelho relativamente caro e com uma configuração consideravelmente elevada. Realizei alguns testes de reinicialização após atualizar todos os drivers e o S.O, e seu desempenho foi, digamos, horrível. Foram aproximadamente cinco minutos de espera do momento em que pressionei o botão de reiniciar até o acesso à tela de login, somado ao tempo posterior, o vídeo chega à quase dez minutos, até que finalmente todos os programas foram inicializados. Em teste anterior, seguindo o mesmo parâmetro, foram modestos oito minutos do "click" no botão "reiniciar" até a tela de login. Seu desempenho vem caindo de maneira absurda nesses poucos dias de uso e mesmo no primeiro dia, já me deparei com diversos problemas de performance. Jogos nem se falam, de Rust à Dota II, desde meu último post nem posso falar que a qualidade neles também já decaiu. Sinceramente, acho que o computador está tendo um infarto. 
Por outro lado, vejo que é um problema recorrente quando se trata da bateria, desde o momento que eu iniciei a digitação dessa postagem até agora, foram 5% gastos da bateria, ops, quero dizer, 6%. O que não condiz minimamente com o razoável, tendo em vista que fazem alguns minutos que o laptop está ligado e já foram consumidos quase 2/10 da capacidade total da bateria. Sei que não alcançaria as "7 horas" tão prometidas, no entanto, é impensável que não se forneça ao menos algumas poucas horas de navegação livre. De que adiantaria um mobile se ele vive de tomadas?

Aparentemente não é possível anexar vídeos, ainda porque o tempo gasto resultou num arquivo de 800 Mb, entanto, se for necessário a visualização, poderei estar upando em algum site específico para.


Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Fernando15014!

    Primeiramente, entenda melhor sobre a arquitetura de um dispositivo mobile (no seu caso um notebook).
    Os componentes de notebooks (principalmente processador e vídeo) somente atingem a performance máxima quando estão conectados na tomada.
    Isso é um fato... afinal de contas se uma simples bateria pudesse fornecer energia recorrente e constante. os desktops de alta performance já viriam com uma agregada e dispensariam energia externa.

    Agora sobre bateria...
    Entenda que essa duração 7hrs de bateria tem como base um sistema em idle ou na maioria dos casos utilizando requisições simples.
    Esse tempo pode variar devido a inúmeros fatores: acondicionamento em local arejado e com temperaturas mais amenas ou baixas, a soma dos aplicativos que tem em sua máquina rodando, serviços em segundo plano, entre outros vários.

    Veja o seguinte esquema:
    Configuração do SO + Aplicativos + Serviços = Requisições
    Requisições consomem recursos.
    Recursos são todos os tipos de memórias físicas (HDs e dispositivos de armazenamentos), voláteis (memórias RAM e de vídeo), processadores (CPU e GPU) e conexões (Wireless, USB, etc) disponíveis no seu sistema.
    Quanto mais requisições, mais recursos são gastos e consequentemente o consumo de energia aumenta.
    Sendo assim, existem diversos fatores de configurações que podem estar minando a energia de sua bateria.

    Somente para constar, os 2 maiores consumidores de energia em um notebook são a tela e o sistema Wireless.
    Esse Sistema Wireless entenda por toda e qualquer requisição feita pelo seu equipamento ao ponto de conexão (roteador, modem ou access point).
    Aqui se incluem beacons, acesso direto (como acessar uma página de internet ou um jogo online) e indiretos (como os serviços do google update, da setam, dentre outros). 

    Todo notebook deve passar por configurações apropriadas de energia e sistema para atender as necessidades de cada usuário.

    Quanto ao boot, sem um HD SSD (que é otimizado para boots rápidos), o HD padrão de notebooks já tem desempenho menor do que os de desktop.
    Em quase sua totalidade utilizam discos de 5.400rpm, em alguns casos com tecnologia "green" que diminui o gasto de energia mas afeta a performance.

    Aparelhos com pouquíssimo softwares instalados e extremamente otimizados (com HDD, não SSD), conseguem bootar em cerca de 47 segundos.

    Responda algumas questões para uma melhor analise:
    Quais aplicativos tem rodando em sua máquina e instalados?
    Qual opção de energia seu aparelho está utilizando?
    Alta Performance, Balanceado, etc...
    Você utiliza algum periférico conectado ao aparelho (mouse, teclado, etc)

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • LarissaM
    LarissaM Member Posts: 2 New User
    Você conseguiu resolver o problema da duração da bateria?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite LarissaM !

    Primeiramente, para que tenha suas duvidas devidamente respondidas, abra um novo tópico para melhor visualização.
    Esse tópico já está inativo a 4 meses.
    Leia também todo o conteúdo postado e entenda que as baterias tem duração de acordo com vários fatores.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!