Upgrade RAM A515-51

Filipe_Bioinfo
Filipe_Bioinfo Member Posts: 2 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Olá pessoal, possuo um note A515-51-56K6. Possui 8Gb de RAM, 4 soldados e 4 em um pente removível. Uso o PC para trabalho e preciso de maior capacidade de processamento, já comprei um SSD M.2 e assim que ele chegar vou botar o SO nele.
Tenho estudado memória RAM nos últimos dias e quebrado a cabeça. Minha primeira dúvida é se eu trocar esse pente de 4Gb por um de 16Gb e chegar ao máximo de RAM a performance será otimizada certo? Para isso a configuração desse pente novo e o soldado precisa ser igual (mesmo clock e latência) ?
Encontrei algumas memórias de 16Gb mas a mais em conta que achei uma Samsung possui CL17. O CPUZ mostra minha Cas Latency 15. Essa diferença poderia ser prejudicial?
O clock é 2133 Mhz mesmo né?

Abraços!


Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde Filipe_Bioinfo!

    Antes de qualquer coisa, entenda alguns pontos.
    Como informou que necessita de maior capacidade de processamento, HD e memória não processão nenhum tipo de informação.
    Os dois hardwares tem funções de armazenar informações de forma permante ou dinamica (randomica).
    O HD SSD irá fornecer a sua máquina um loading mais rápido de arquivos e programas pois tem maior capacidade de escrita e leitura.
    Processamento em si é fornecido ao sistema pelo CPU e GPU.

    Agora vamos a suas duvidas:

    "Minha primeira dúvida é se eu trocar esse pente de 4Gb por um de 16Gb e chegar ao máximo de RAM a performance será otimizada certo?"
    R: Não. Em quesito de performance não haverá nenhum tipo de otmização. Isso porque o sistema deixará de utilizar o Dual Channel (sistema que dobra a largura de banda de canal). O ganho que terá é apenas em questão de cosnsumo de memória.
    Qaulquer processo e requisção que necessitar alocar mais memoria terá disponivel, mas não otmizada.

    "Para isso a configuração desse pente novo e o soldado precisa ser igual (mesmo clock e latência) ?"
    R: Sim. O pente, caso decida não manter o sistema em Dual Channel deve possuit as mesmas espeficicações do que está soldado.

    "Encontrei algumas memórias de 16Gb mas a mais em conta que achei uma Samsung possui CL17. O CPUZ mostra minha Cas Latency 15. Essa diferença poderia ser prejudicial?"
    R: Dependendo da tecnologia e marca a diferença no CAS pode gerar incompatibilidade.

    "O clock é 2133 Mhz mesmo né?"
    R: Sim, o clock padrão dessa máquina é esse.

    OBS: verifique realmente se o modelo de sua máquina possui um slot soldado. Alguns usuarios adquiriam o modelo com os 2 slots livres sem solda.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!