Turbo boost

Opções
alissonxd
alissonxd Member Posts: 17 Troubleshooter
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Meu clock base é 1.8 (extremamente baixo) e no boost ele chega a 4.0ghz.
A questão é que nem eu renderizando se quer ele chega a 3ghz
Já desativei o boost mas ele fica no clock stock de 1.8.
Gostaria de saber se tem alguma forma de deixar ele no clock boost de 4.0 sempre, mesmo consumindo mais energia e temperatura.
acer c690

Comentários

  • Commodore_1995#
    Opções
    Você já verificou se o notebook está em alto desempenho nas opções de energia?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Bom dia alissonxd !

    Primeiramente, qual modelo exato da sua máquina?
    Segundo, entenda como funciona a Tecnologia Intel Turbo Boost:

    O sistema Turbo Boost da Intel é ativado por padrão sempre que o processador atinge os 100% da Frequência baseada em Processador, que nada mais é do que a frequência de clock padrão setada.
    Ou seja, a tecnologia Turbo Boost só será ativada quando o sistema avaliar que as requisições necessitam de mais frequência nos cores.
    Ela é dinâmica e funciona independentemente do usuário.
     
    Para tanto é necessário que alguns requisitos sejam atendidos:

    1- seu notebook deve estar conectado na tomada para que a energia fornecida ao sistema atinja o nível máximo;
    2- no painel de controle, as opções de energia, o plano deve ser setado no "Alto Desempenho";
    3- todos os drivers devem estar atualizados, principalmente de vídeo e chipset;
    4- em alguns sistemas, o comutador da bios deve ser setado para "ativado/enable", caso haja essa opção.

    Após essas configurações, baixe esse aplicativo e monitore os clocks: https://www.hwinfo.com/download/

    Existem sim, métodos de se setar o clock no máximo, porém, a possibilidade de gear danos ao sistema é enorme.
    O alto consumo de energia, TDP sempre no máximo irá gerar desgaste excessivo, sobreaquecimento do processador, placa mãe, bateria, carregador e em alguns casos, pode gerar curtos e até a queima do processador.

    Por conta e risco, pode utilizar o programa ThrotlleStop para setar.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • alissonxd
    alissonxd Member Posts: 17 Troubleshooter
    Opções
    Você já verificou se o notebook está em alto desempenho nas opções de energia?
    Já sim
  • alissonxd
    alissonxd Member Posts: 17 Troubleshooter
    Opções
    MaClane disse:
    Bom dia alissonxd !

    Primeiramente, qual modelo exato da sua máquina?
    Segundo, entenda como funciona a Tecnologia Intel Turbo Boost:

    O sistema Turbo Boost da Intel é ativado por padrão sempre que o processador atinge os 100% da Frequência baseada em Processador, que nada mais é do que a frequência de clock padrão setada.
    Ou seja, a tecnologia Turbo Boost só será ativada quando o sistema avaliar que as requisições necessitam de mais frequência nos cores.
    Ela é dinâmica e funciona independentemente do usuário.
     
    Para tanto é necessário que alguns requisitos sejam atendidos:

    1- seu notebook deve estar conectado na tomada para que a energia fornecida ao sistema atinja o nível máximo;
    2- no painel de controle, as opções de energia, o plano deve ser setado no "Alto Desempenho";
    3- todos os drivers devem estar atualizados, principalmente de vídeo e chipset;
    4- em alguns sistemas, o comutador da bios deve ser setado para "ativado/enable", caso haja essa opção.

    Após essas configurações, baixe esse aplicativo e monitore os clocks: https://www.hwinfo.com/download/

    Existem sim, métodos de se setar o clock no máximo, porém, a possibilidade de gear danos ao sistema é enorme.
    O alto consumo de energia, TDP sempre no máximo irá gerar desgaste excessivo, sobreaquecimento do processador, placa mãe, bateria, carregador e em alguns casos, pode gerar curtos e até a queima do processador.

    Por conta e risco, pode utilizar o programa ThrotlleStop para setar.


    Sim, eu usei o throtlle mesmo ontem, ele subiu meu clock para 3.9
    Porém, ele parece estar atuando como um turbo boost inverso, quando eu boto o processador para trabalhar, em vez de ele manter os 3.9/4.0ghz ele cai para 2.7 tipo como se fosse usar só o necessario para renderizar aquilo.
    Sendo que eu estou querendo colocar para 4.0 para renderizar mais rapidamente e ele tá limitando nesse quesito.
    E não, minha bios é a de fabrica charmander_kl não a qualquer configuração.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Mas é exatamente isso que a Tecnologia Turbo Boost Intel faz, o clock só é aumentado até o limite necessário para realizar uma tarefa.
    Forçando o processador dessa forma, o tempo que irá ganha em renderização pode gerar um prejuízo bem maior futuramente.
    Se mesmo assim você acredita que assumir o risco vale a pena, posso lhe instruir a executar 2 procedimentos:

    No primeiro, você consegue setar um clock mais alto, porém ele irá ficar limitado a cerca de 96% da potência máxima de performance.
    No seu caso, chegará por volta de 3.8Ghz

    Configurações Avançadas de Gerenciamento de Energia

    Aqui você irá definir o estado máximo do processador para 99%.
    Por padrão, o estado máximo do processador é 100% e o Intel Turbo Boost inicia quando o processador atinge 100% de uso.
    Se definir o estado máximo do processador para 99%, a tecnologia Turbo Boost não será ativada por default.

    Para definir o estado máximo do processador, abra o painel Configuração avançada das Opções de energia:

    Painel de Controle > Opções de Energia > Alterar Configurações do Plano > Alterar Configurações Avançadas de Energia:


    Windows 10 - Configuraes avanadas de gerenciamento de energia

      Veja abaixo que nessa técnica a velocidade do clock da CPU de 2,8GHz tem o uso limitado em 96%


    Intel Core i7 7700HQ - uso mximo da CPU

    Esse procedimento pode em alguns casos, dependendo das configurações do hardware e dos sistema se perderem após uma inicialização.

    Configurações Avançadas de Gerenciamento de Energia + Modificação do registro

    OBS: FAÇA UM BACKUP DO SEU REGISTRO ANTES DE REALIZAR O PROCEDIMENTO

    Esse procedimento é definitivo e provavelmente irá gerar o resultado que busca.
    Uma modificação no registro que atualiza as configurações avançadas das opções de energia e adiciona uma nova opção:
    Modo de aumento de desempenho do processador


    Windows 10 - Configuraes avanadas de gerenciamento de energia - Modo de aumento de desempenho do processador

    Esse procedimento seta a velocidade do clock da CPU para o clock de performance máxima e ainda permite 100% de uso da CPU.
    A modificação do registro altera o sistema de energia, de modo que o Intel Turbo Boost é desabilitado após a reinicialização.

    Baixe qui o arquivo de modificação do registro: http://www.geeks3d.com/dl/get/10060
    Descompacte o arquivo, clique com o botão direito no arquivo .reg e selecione a opção mesclar.

    No mais, saiba que tais procedimentos com certeza irão gerar maior consumo e desgaste acelerado do seu equipamento.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • alissonxd
    alissonxd Member Posts: 17 Troubleshooter
    Opções
    MaClane disse:
    Mas é exatamente isso que a Tecnologia Turbo Boost Intel faz, o clock só é aumentado até o limite necessário para realizar uma tarefa.
    Forçando o processador dessa forma, o tempo que irá ganha em renderização pode gerar um prejuízo bem maior futuramente.
    Se mesmo assim você acredita que assumir o risco vale a pena, posso lhe instruir a executar 2 procedimentos:

    No primeiro, você consegue setar um clock mais alto, porém ele irá ficar limitado a cerca de 96% da potência máxima de performance.
    No seu caso, chegará por volta de 3.8Ghz

    Configurações Avançadas de Gerenciamento de Energia

    Aqui você irá definir o estado máximo do processador para 99%.
    Por padrão, o estado máximo do processador é 100% e o Intel Turbo Boost inicia quando o processador atinge 100% de uso.
    Se definir o estado máximo do processador para 99%, a tecnologia Turbo Boost não será ativada por default.

    Para definir o estado máximo do processador, abra o painel Configuração avançada das Opções de energia:

    Painel de Controle > Opções de Energia > Alterar Configurações do Plano > Alterar Configurações Avançadas de Energia:


    Windows 10 - Configuraes avanadas de gerenciamento de energia

      Veja abaixo que nessa técnica a velocidade do clock da CPU de 2,8GHz tem o uso limitado em 96%


    Intel Core i7 7700HQ - uso mximo da CPU

    Esse procedimento pode em alguns casos, dependendo das configurações do hardware e dos sistema se perderem após uma inicialização.

    Configurações Avançadas de Gerenciamento de Energia + Modificação do registro

    OBS: FAÇA UM BACKUP DO SEU REGISTRO ANTES DE REALIZAR O PROCEDIMENTO

    Esse procedimento é definitivo e provavelmente irá gerar o resultado que busca.
    Uma modificação no registro que atualiza as configurações avançadas das opções de energia e adiciona uma nova opção:
    Modo de aumento de desempenho do processador


    Windows 10 - Configuraes avanadas de gerenciamento de energia - Modo de aumento de desempenho do processador

    Esse procedimento seta a velocidade do clock da CPU para o clock de performance máxima e ainda permite 100% de uso da CPU.
    A modificação do registro altera o sistema de energia, de modo que o Intel Turbo Boost é desabilitado após a reinicialização.

    Baixe qui o arquivo de modificação do registro: http://www.geeks3d.com/dl/get/10060
    Descompacte o arquivo, clique com o botão direito no arquivo .reg e selecione a opção mesclar.

    No mais, saiba que tais procedimentos com certeza irão gerar maior consumo e desgaste acelerado do seu equipamento.
    Eu coloquei aquele plano de "desempenho maximo" também e ativei o agressivo nessa .reg que me passou.
    Agora uma duvida, ele está rodando na faixa dos 50/60°
    podendo chegar até a uns 80/85°
    O site da fabricante do processador alega que ele é feito pra rodar até 100°
    Está aceitavel essa temperatura?
    Irei comprar uma mesa cooler semana que vem para ajudar também.


  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    A temperatura máxima do processador é a temperatura máxima segura verificada no DIE.
    Ou seja, os 100°C é o limite seguro máximo. 
    Se com o aumento do clock está atingindo valor máximo de 85° então está muito bom nesse ponto.
    A base fará uma grande ajuda, principalmente se for de alumínio com um bom fluxo de ar.

    Se deu tudo certo, marque como resolvido e de um curtir!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • alissonxd
    alissonxd Member Posts: 17 Troubleshooter
    Opções
    MaClane disse:
    A temperatura máxima do processador é a temperatura máxima segura verificada no DIE.
    Ou seja, os 100°C é o limite seguro máximo. 
    Se com o aumento do clock está atingindo valor máximo de 85° então está muito bom nesse ponto.
    A base fará uma grande ajuda, principalmente se for de alumínio com um bom fluxo de ar.

    Se deu tudo certo, marque como resolvido e de um curtir!
    Percebi em alguns casos que ai jogar o csgo (exige cpu) em alguns momentos deu pico de 92°
    mas mesmo assim ainda continua aceitavel, correto?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Nesse caso já está bem próximo do nível máximo seguro. O problema é que no seu caso específico as temperaturas não iram baixar rapidamente devido ao clock fixo do processador. 
    De qualquer forma, quanto mais baixa conseguir manter a temperatura melhor. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • PedroEmílio
    PedroEmílio Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções
    Está acontecendo a mesma coisa comigo, quando não exijo mt do processador ele mostra 3.22 ghz por ai. Quando vou fazer renderização e fica em 100% ele trava em 3.08 ghz. Sendo que ta ativo o modo alto desempenho. Gostaria de saber se isso é normal. Tenho um nitro 5 i5 7300hq novo com win 10 pro instalado pois o de fabrica era linux...
  • Commodore_1995#
    Opções
    O ideial é que você crie um novo tópico @PedroEmílio. Me adicione colocando um @.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)