Problemas na duração da bateria.

M4rck
M4rck Member Posts: 39 Devotee WiFi Icon
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Minha bateria está durando de 2h à 3h depois de carregada 100% sem usar nada, estava apenas fazendo download de um jogo, deixei o brilho no 0% e desliguei a luz do teclado. Entrei em contato com o chat online, mas foi muito próximo do horário do pessoal sair do trabalho e acabamos não conseguindo resolver o problema.
Fui orientado a aperta no botão que tem atrás do notebook pela moça do chat, o computador agora está fazendo entre 3h à 4h (com 20% de brilho e fazendo o mesmo download) e aparentemente está mais rápido nos processos, por exemplo: Ao ligar ele está ligando muito mais rápido do que antes, para abrir programas também.
Segundo observei no site, diz que a bateria dura em torno de 8h, olhei em um review que foi conseguido durar até 6h, mas estou com esse problema de durar no máximo 4h.

Help!!!!

Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    A arquitetura dos componentes de dispositivos de computação móvel (no seu caso, notebook) somente atingem desempenho máximo quando estão conectados em uma fonte de energia externa.
    Principalmente processador e vídeo.
    O ideal é sempre utilizar conectado a tomada e somente utilizar a bateria quando não houver possibilidade.
    Assim seu sistema irá trabalhar sempre com desempenho máximo.
    E no seu caso, irá contribuir ainda mais pois utiliza muitos periféricos que consomem energia.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde M4rck !

    Primeiramente, qual o modelo EXATO do seu equipamento?
    De qualquer forma, entenda que essa duração de bateria tem como base um sistema em idle ou na maioria dos casos utilizando requisições simples.
    Esse tempo pode variar devido a inúmeros fatores: acondicionamento em local arejado e com temperaturas mais amenas ou baixas, a soma dos aplicativos que tem em sua máquina rodando, serviços em segundo plano, entre outros vários.

    Outra informação: quando disse "
    estava apenas fazendo download de um jogo..."
    Downloads (principalmente via wireless) consomem uma grande quantidade de energia.



    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • M4rck
    M4rck Member Posts: 39 Devotee WiFi Icon
    Olá!

    Meu notebook é um Acer Nitro 5 AN515-51 - i7 7º geração,16G, 1T e GTX 1050 TI.

    O que tenho instalado em meu notebook são: Pacote Adobe CC 2018, League of legends, Spotfy, Razer Synapse, steam (Paladins), blizzard (Destiny 2), FireFox e Discord isso que instalei. Os que iniciam junto com o notebook são: Pacote Adobe, Razer Synapse.

    O Download estava sim fazendo via Wireless, ainda não teste sem fazer o download só usando o navegador por exemplo.
    Uso em cima de um apoiador para poder ficar arejado e não tem problema com isso.

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite M4rck!

    Vamos por partes...
    Começando pelo pacote Adobe CC 2018.
    O pacote da Adobe instala diversos serviços (como Anchor, Cmaps, Librarys, dentre outros dependendo de quais seguimentos você optou.).
    O Pacote juntamente com seus serviços já iram consumir uma boa fatia da energia de sua máquina.
    Quanto aos jogos e aplicativos, entenda que mesmo que eles fiquem desmarcados na inicialização, os serviços vinculados a esses aplicativos ainda estarão ativos em segundo plano.
    Principalmente os jogos que utilizam a Steam, tendem a consumir bastante recursos.
    O esquema de mapeamento é:
    Configuração do SO + Aplicativos + Serviços = Requisições
    Requisições consomem recursos.
    Recursos são todos os tipos de memórias físicas (HDs e dispositivos de armazenamentos), voláteis (memórias RAM e de vídeo), processadores (CPU e GPU) e conexões (Wireless, USB, etc) disponíveis no seu sistema.

    Quanto mais requisições, mais recursos são gastos e consequentemente o consumo de energia aumenta.
    Sendo assim, existem diversos fatores de configurações que podem estar minando a energia de sua bateria.

    Uma questão:
    Qual opção de energia seu aparelho está utilizando?
    Alta Performance, Balanceado, etc...
    De qualquer forma, eu recomendo que trabalhe com ele conectado a tomada para poder utilizar ao máximo toda a performance do processador e vídeo.
    A arquitetura e projeto dos componentes de notebooks (principalmente processador e vídeo) somente atingem a performance máxima quando as opções de energia estão em "Alta Performance" e o aparelho conectado a tomada de energia.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • M4rck
    M4rck Member Posts: 39 Devotee WiFi Icon
    Olá!

    Então, deixo no modo econômico quando tiro da energia e no alta performance quando está conectado a energia.

    Então, isso de está pegando entre 3h a 4h é normal por conta dos aplicativos e seus componentes?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    M4rck disse:
    Olá!

    Então, deixo no modo econômico quando tiro da energia e no alta performance quando está conectado a energia.

    Então, isso de está pegando entre 3h a 4h é normal por conta dos aplicativos e seus componentes?
    A coerência dos modos de energia estão corretas, assim como sua alternância.
    Como lhe expliquei, tudo isso influencia de forma direta no consumo de energia.
    A probabilidade de serem os serviços e aplicativos consumindo a bateria é enorme.
    Mas para certificar realmente, teria de desinstalar todos e testar.
    Somente para constar, os 2 maiores consumidores de energia em um notebook são a tela e o sistema Wireless.
    Esse Sistema Wireless entenda por toda e qualquer requisição feita pelo seu equipamento ao ponto de conexão (roteador, modem ou access point).
    Aqui se incluem beacons, acesso direto (como acessar uma página de internet ou um jogo online) e indiretos (como os serviços do google update, da setam, dentre outros). 


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • M4rck
    M4rck Member Posts: 39 Devotee WiFi Icon
    Certo MaClane!

    A única possibilidade de medir se a bateria está funcionando normalmente como informado pela Acer de 8h é retirando tudo do computador e medindo? Pois, lembro de no mesmo dia que comprei só instalei o league of legends e o pacote Adobe, e mesmo assim já durava 2h, ou seja, menos da metade prometido pelo fabricante.
    O que gostaria de saber é se realmente é normal uma bateria durar 3h (Ps: comprei dia 14/11/2018 o pc), após apertar no botão de bateria no inferior do notebook e se existe algum teste que possa fazer para mostrar o porque disso?

    De antemão, muito obrigado por seu excelente atendimento.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia M4rck!

    Primeiramente entenda que as 8 Horas de bateria é o tempo máximo de descarga com o sistema em idle.
    Ou seja, sem nenhum aplicativo rodando ou qualquer requisição.
    Como lhe expliquei anteriormente, a duração da bateria depende de inúmeros fatores.
    Vi alguns testes em que o aparelho atingiu cerca de 6:47hrs de duração com modo de energia em economia e brilho baixo.

    Realize os seguintes procedimentos:

    OBS: antes de começar os procedimentos, deixe a bateria descarregar por completa.
    Após isso, realize uma carga total.
    Isso irá gear um ciclo novo de carga.

    1- Reset da bateria:


    1. Desconecte o adaptador de energia.
    2. Localize o orifício para resetar a bateria na parte inferior do aparelho.
    3. Inseria um pequeno clipe no orifício. Segure o botão de resetar durante 5 segundos.
    4. Deixe o computador descansar por 10 minutos sem energia.
    5. Conecte o adaptador de energia e ligue o sistema.

    2- Remova a carga estática do aparelho:

    1. Desligue o aparelho da tomada de energia, porém mantenha o carregador conectado.

    2. Utilize uma pulseira antiestática adequadamente aterrada, com o aparelho sobre uma base neutra (como uma mesa de madeira por exemplo).

    3. Manuseie o equipamento por alguns segundos, para que a carga estática seja removida por completa. Encoste as mãos em vários pontos da carcaça e do carregador.

    3- Crie um relatório da bateria:

    Abra o “Prompt de Comando (Admin)” e digite o seguinte comando: powercfg /batteryreport /output "C:\battery_report.html"
    Após, abra o arquivo gerado para poder analisar.
    Caso tenha alguma duvida, poste aqui o relatório ou de uma olhada aqui: https://www.tecmundo.com.br/bateria/92856-windows-10-gerar-relatorio-completo-bateria-notebook.htm

    4- Utilize um aplicativo:

    Baixe esse aplicativo (BatteryInfoView): https://bit.ly/2OPmXn1
    O aplicativo roda direto, é bastante simples e irá lhe mostrar várias informações sobre a bateria.





    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • M4rck
    M4rck Member Posts: 39 Devotee WiFi Icon
    Olá MaClane

    Aqui está todos os teste que você informou, só não conseguir fazer o passo 2.

    Após fazer o passe 1 a bateria voltou a ficar apenas 2h de duração, logo quando tiro da tomada a bateria já sai em 97%.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Pelos relatórios, sua bateria está com vida útil e desgaste dentro dos padrões.
    Em alguns momentos há queda brusca quando o aparelho está "ativo".
    Em estado "suspenso" a queda esta totalmente normal.
    Então a conclusão é de que a duração está realmente ligada a utilização do aparelho.
    Como já lhe informei, configurações do SO, softwares instalados e COMO e para que você utiliza tem impacto direto.
    Você utiliza algum periférico conectado as USB's? (mouse, teclado, ou qualquer outro dispositivo)
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • M4rck
    M4rck Member Posts: 39 Devotee WiFi Icon
    Olá MaClane!

    Em alguns momentos há queda brusca quando o aparelho está "ativo". Isso é um problema?


    Você utiliza algum periférico conectado as USB's? Uso sim, mouse, teclado, fone e um apoiador para por o notebook em cima com 2 cooler que conectam ao usb do computador.

    Eu fiquei na dúvida agora, eu instalei Destiny 2 e Rainbow 6 Siege no pc, isso quer dizer que agora a vida da bateria vai durar menos ainda, vai chegar um tempo que vai aguentar 1h ou menos só por conta do que tem instalado?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    M4rck disse:
    Olá MaClane!

    Em alguns momentos há queda brusca quando o aparelho está "ativo". Isso é um problema?


    Você utiliza algum periférico conectado as USB's? Uso sim, mouse, teclado, fone e um apoiador para por o notebook em cima com 2 cooler que conectam ao usb do computador.

    Eu fiquei na dúvida agora, eu instalei Destiny 2 e Rainbow 6 Siege no pc, isso quer dizer que agora a vida da bateria vai durar menos ainda, vai chegar um tempo que vai aguentar 1h ou menos só por conta do que tem instalado?
    As quedas bruscas são ocasionadas por uso do aparelho com requisições altas.
    Não é um "problema", mas a bateria irá gerar mais ciclos de carregamento, diminuindo assim a vida útil.
    Quanto aos periféricos conectados, TODOS influenciam no gasto e consumo da bateria.
    Todos esses equipamentos consomem energia dos conectores USB.
    Já sobre os jogos, quanto mais softwares e serviços que requerem recursos e serviços na máquina, menor será o tempo de duração máxima da bateria.

    Porém, me fica a duvida: o porque de você não estar utilizando a máquina conectada na tomada de energia e sim utilizando bateria.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • M4rck
    M4rck Member Posts: 39 Devotee WiFi Icon
    MaClane!

    Então, uso sempre ele na tomada, as vezes tiro ele e deixo na bateria. O recomendado é sempre usar na tomada e só se for preciso usar na bateria normal?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    A arquitetura dos componentes de dispositivos de computação móvel (no seu caso, notebook) somente atingem desempenho máximo quando estão conectados em uma fonte de energia externa.
    Principalmente processador e vídeo.
    O ideal é sempre utilizar conectado a tomada e somente utilizar a bateria quando não houver possibilidade.
    Assim seu sistema irá trabalhar sempre com desempenho máximo.
    E no seu caso, irá contribuir ainda mais pois utiliza muitos periféricos que consomem energia.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • M4rck
    M4rck Member Posts: 39 Devotee WiFi Icon
    Ok MaClane! Muito obrigado pela paciência, dedicação e eficiência.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    M4rck disse:
    Ok MaClane! Muito obrigado pela paciência, dedicação e eficiência.
    Sempre a disposição!
    Que bom que conseguiu sanar suas duvidas!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!