M.2 2280 PCIe Gen 3x4 p/ Acer Nitro 5 AN515-51-75ZC
rodolfosorocaba
Member Posts: 39 Enthusiast
Pessoal,
Comprei essa SSD M.2 2280 PCIe Gen 3x4 de 480 GB para o meu notebook Acer Nitro 5 AN515-51-75ZC porém estou enfrentando uma certa dificuldade que consistem em colocar o SSD como disco 0 e o HD como disco 1. Não imagino como fazer isso. Hoje na atual configuração está o HD como disco 0 e o SSD como disco 1, desta forma para o boot ainda é necessário o uso do HD para somente depois passar a usar a SSD.
Alguém teriam alguma solução? Não encontrei nada na Bios. Não sei se o HD tem algum tipo de jumper tipo master/slave (não riam, eu sou dessa época). Não sei se é via aplicativo que faz essa alteração. Juro que estou realmente perdidasso.
Se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecido.
Comprei essa SSD M.2 2280 PCIe Gen 3x4 de 480 GB para o meu notebook Acer Nitro 5 AN515-51-75ZC porém estou enfrentando uma certa dificuldade que consistem em colocar o SSD como disco 0 e o HD como disco 1. Não imagino como fazer isso. Hoje na atual configuração está o HD como disco 0 e o SSD como disco 1, desta forma para o boot ainda é necessário o uso do HD para somente depois passar a usar a SSD.
Alguém teriam alguma solução? Não encontrei nada na Bios. Não sei se o HD tem algum tipo de jumper tipo master/slave (não riam, eu sou dessa época). Não sei se é via aplicativo que faz essa alteração. Juro que estou realmente perdidasso.
Se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecido.
0
Comentários
-
ola
Eu entendo que para um disco primário ser a primeira opção, você deve ter o sistema operacional instalado, então configure o BIOS para inicializar a partir do SSD e, assim que estiver pronto, instale o HDD e no Windows escolha suas partições e escolha os arquivos de download o disco de destino (rota) que você deseja.
Uma saudação.
☑️ 𝑺𝒊 𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒆𝒔 "𝒍𝒂 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒖𝒆𝒔𝒕𝒂", 𝒉𝒂𝒛 𝒄𝒍𝒊𝒄 𝒆𝒏 "𝑨𝒄𝒆𝒑𝒕𝒂𝒓 𝒍𝒂 𝒔𝒐𝒍𝒖𝒄𝒊ó𝒏" 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒚𝒖𝒅𝒂𝒓 𝒂 𝒐𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒂 𝒆𝒏𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂𝒓𝒍𝒂.
☑️ 𝑬𝒍 𝒇𝒐𝒓𝒐 𝑨𝑪𝑬𝑹 𝒄𝒐𝒎𝒎𝒖𝒏𝒊𝒕𝒚 𝒕𝒊𝒆𝒏𝒆 𝒖𝒏 𝒂𝒎𝒃𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒈𝒓𝒂𝒅𝒂𝒃𝒍𝒆 𝒅𝒐𝒏𝒅𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒐 𝒆𝒍 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒔 𝒃𝒊𝒆𝒏𝒗𝒆𝒏𝒊𝒅𝒐.0 -
IVAN_PC disse:ola
Eu entendo que para um disco primário ser a primeira opção, você deve ter o sistema operacional instalado, então configure o BIOS para inicializar a partir do SSD e, assim que estiver pronto, instale o HDD e no Windows escolha suas partições e escolha os arquivos de download o disco de destino (rota) que você deseja.
Uma saudação.
Meu Windows, está instalado na SSD direitinho, funcionando direitinho, porém não tem na Bios um lugar onde eu possa alterar para que o SSD funcione como disco 0 e a partir daí consiga dar um boot a partir dele . Na Bios só aparece o HD.
Já estou chateado com essa situação.1 -
Editado...
☑️ 𝑺𝒊 𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒆𝒔 "𝒍𝒂 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒖𝒆𝒔𝒕𝒂", 𝒉𝒂𝒛 𝒄𝒍𝒊𝒄 𝒆𝒏 "𝑨𝒄𝒆𝒑𝒕𝒂𝒓 𝒍𝒂 𝒔𝒐𝒍𝒖𝒄𝒊ó𝒏" 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒚𝒖𝒅𝒂𝒓 𝒂 𝒐𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒂 𝒆𝒏𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂𝒓𝒍𝒂.
☑️ 𝑬𝒍 𝒇𝒐𝒓𝒐 𝑨𝑪𝑬𝑹 𝒄𝒐𝒎𝒎𝒖𝒏𝒊𝒕𝒚 𝒕𝒊𝒆𝒏𝒆 𝒖𝒏 𝒂𝒎𝒃𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒈𝒓𝒂𝒅𝒂𝒃𝒍𝒆 𝒅𝒐𝒏𝒅𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒐 𝒆𝒍 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒔 𝒃𝒊𝒆𝒏𝒗𝒆𝒏𝒊𝒅𝒐.0 -
É o seguinte.
Levando pela premissa que o Sr. já saiba como acessar a Bios, que é só ficar apertando repetidamente a tecla "F2" assim que ligar o notebook.
Faça como nas imagens que vou deixar e explicar abaixo:
Foto 1:
Na aba Main desça com a seta do teclado até F12 Boot Menu: pressione "Enter" e mude de [Disabled] para [Enable].
(essa operação permite que você escolha onde será o Boot se ficar pressionando repetidamente "F12" assim que ligar o Notebook, permitindo dar Boot até por uma unidade USB se quiser e tiver instalada no notebook)
Foto 2:
Na aba Boot desça até o SSD que você adquiriu (no meu caso meu o SSD é esse SAMSUNG) e use a tecla de "F6" para mover para cima deixando seu SSD na segunda posição igual a foto acima e use a tecla "F5" para descer se necessário. (Nessa etapa que você irá deixar seu SSD na posição Disco 0 que tanto deseja e seu HDD na posição Disco 1)
Foto 3:
Feito isso vá até a aba Exit e de "Enter" em Exit Saving Changes deixe em "Yes" e "Enter" novamente, ou pressione "F10" que é mais prático e depois pressione "Enter".
As fotos não ficaram muito boas mais de um Zoom ai na sua vista que é possível ver hehehehe brincadeira.
Não me preocupei muito com imagens 100% nítidas porque tenho muito trabalho a fazer ainda hoje, mas mesmo assim achei um tempinho para criar esse passo-a-passo e poder tentar ajuda-lo.
Tenha uma ótima quinta-feira e que Deus te abençoe. Se essa informação lhe servir de alguma maneira deixe aquele "Curtir" e clique em "Promover" por gentileza.
Att.
Pedro HenriqueSe minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
Atenciosamente
Pedro Henrique1 -
Se a dica do colega @phropelato não funcionar, vá no windows e depois pressione windows+r e digite msconfig! Vá em inicialização do sistema e coloque o sistema operacional do ssd como padrão:
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
egydiocoelho disse:Se a dica do colega @phropelato não funcionar, vá no windows e depois pressione windows+r e digite msconfig! Vá em inicialização do sistema e coloque o sistema operacional do ssd como padrão:
O meu está assim, certinho, ele está arrancando pelo C: que é a unidade SSD, porém a MBR ele utiliza a que está no HD. Digamos que se eu particionar o HD com uma unica partição fisica, ou até mesmo desligar fisicamente o HD do notebook o SO não arranca, pois ele depende da MBR que está no HD para arrancar. E é justamente por esse motivo que eu queria alterar para que o SSD ficasse como disco 0.
0 -
Certo! Verifique se desativando a inicialização rápida resolve o problema:
Depois desligue o notebook e desconecte o hd, caso não tenha nenhum selo de garantia no parafuso do compartimento do hd!
Depois ligue o notebook somente com o ssd conectado e veja se ele entra no windows! Se entrar, desative também a inicialização rápida no ssd!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
phropelato disse:É o seguinte.
Levando pela premissa que o Sr. já saiba como acessar a Bios, que é só ficar apertando repetidamente a tecla "F2" assim que ligar o notebook.
Foto 1:
Na aba Main desça com a seta do teclado até F12 Boot Menu: pressione "Enter" e mude de [Disabled] para [Enable].
(essa operação permite que você escolha onde será o Boot se ficar pressionando repetidamente "F12" assim que ligar o Notebook, permitindo dar Boot até por uma unidade USB se quiser e tiver instalada no notebook)
Foto 2:
Na aba Boot desça até o SSD que você adquiriu (no meu caso meu o SSD é esse SAMSUNG) e use a tecla de "F6" para mover para cima deixando seu SSD na segunda posição igual a foto acima e use a tecla "F5" para descer se necessário. (Nessa etapa que você irá deixar seu SSD na posição Disco 0 que tanto deseja e seu HDD na posição Disco 1)
Foto 3:
Feito isso vá até a aba Exit e de "Enter" em Exit Saving Changes deixe em "Yes" e "Enter" novamente, ou pressione "F10" que é mais prático e depois pressione "Enter".
As fotos não ficaram muito boas mais de um Zoom ai na sua vista que é possível ver hehehehe brincadeira.
Não me preocupei muito com imagens 100% nítidas porque tenho muito trabalho a fazer ainda hoje, mas mesmo assim achei um tempinho para criar esse passo-a-passo e poder tentar ajuda-lo.
Tenha uma ótima quinta-feira e que Deus te abençoe. Se essa informação lhe servir de alguma maneira deixe aquele "Curtir" e clique em "Promover" por gentileza.
Att.
Pedro Henriquephropelato disse:É o seguinte.
Foto 1:
Foto 2:
Foto 3:
Feito isso vá até a aba Exit e de "Enter" em Exit Savin
Para mim, o SSD não aparece na Bios. Já tentei de tudo. Eu andei olhando o fórum e parece que tem um conjunto de teclas que apertadas juntas dão acesso a Bios com mais recursos, tipo uma Bios de Administrador.
Estou procurando mais sobre isso.
Mas obrigado pela ajuda.
0 -
Ele aparece na seção information? É possível que quando você desligou o notebook para instalar o ssd, você não tenha desativado a inicialização rápida do windows que está no hd! Faça os passos que eu lhe disse acima!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Geralmente uma bios modificada desbloqueia alguns recursos do bios! No entanto o processo de desbloqueio é extremamente arriscado e com certeza poderá invalidar a garantia!
Em outro tópico você disse que acha que apagou a partição de recuperação! A única forma de ter 100% de certeza é pressionando as teclas alt+f10 assim que ligar o notebook, pois deverá aparecer uma tela azul! Eu acho que o seu ssd não foi identificado no boot, porque você deixou a inicialização rápida ativada ao desligar o notebook e por isso tá provocando essa confusão na inicialização do windows!
Por acaso você chegou tanto o hd também e por isso que você disse que perdeu a partição de recuperação?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
egydiocoelho disse:Geralmente uma bios modificada desbloqueia alguns recursos do bios! No entanto o processo de desbloqueio é extremamente arriscado e com certeza poderá invalidar a garantia!
Em outro tópico você disse que acha que apagou a partição de recuperação! A única forma de ter 100% de certeza é pressionando as teclas alt+f10 assim que ligar o notebook, pois deverá aparecer uma tela azul! Eu acho que o seu ssd não foi identificado no boot, porque você deixou a inicialização rápida ativada ao desligar o notebook e por isso tá provocando essa confusão na inicialização do windows!
Por acaso você chegou tanto o hd também e por isso que você disse que perdeu a partição de recuperação?
Pelo MiniTool Partition aparece a partição recovery, porém eu não consigo utilizar preciosando as teclas ALT+F10. Dá um erro que ele não encontra a os arquivos de restauração, depois eu entro em uma opção para usar restauração pelo pendrive e uso uma iso limpa do proprio site da Microsoft.
Parece que o recovery está lá, mas escondido de tudo e de todos. Quando eu clonei o HD para o SSD foi clonada uma partição também no SSD, eu acho que era uma partição recovery no SSD, mas eu não sabia e acabei apagando essa partição no SSD.
Veja a imagem abaixo.
Sobre a bios, eu não queria uma bios personalizada, eu queria a mesma bios da Acer, porém desbloqueada, eu vi em alguns lugares que tem que precisonar por 3 vezes as teclas Fn+Tab e depois F10 para salvar e ao entrar novamente a Bios entra com recursos de administrador. Eu tentei isso, mas sem sucesso.
0 -
Atualmente a partição de recuperação da Acer vêm na unidade chamada c:\Acer! Essa partição recovery a que você se refere e deletou não é a partição de recuperação da Acer! Verifique se desconectando o ssd, essa partição no hd volta a funcionar! A partiçao recovery que você deletou, pode estar impedindo o ssd de inicializar corretamente, mas não é a partição de recuperação da Acer! Eu recomendo que você reinstale o windows 10 novamente no ssd, mas dessa vez desative a inicialização rápida!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho said:Atualmente a partição de recuperação da Acer vêm na unidade chamada c:\Acer! Essa partição recovery a que você se refere e deletou não é a partição de recuperação da Acer! Verifique se desconectando o ssd, essa partição no hd volta a funcionar! A partiçao recovery que você deletou, pode estar impedindo o ssd de inicializar corretamente, mas não é a partição de recuperação da Acer! Eu recomendo que você reinstale o windows 10 novamente no ssd, mas dessa vez desative a inicialização rápida!
Eu realmente deletei essa recovery pois quando clonei o HD para o SSD eu acabei apagando o C do HD Só que daí eu fiquei sem boot.
Não conseguia bootar de forma alguma e o que eu fiz? Baixei o Windows da Microsoft e fiz uma instalação limpa no SSD que tinha o recovery clonado do HD. Infelizmente uma burrada em cima da outra.
Será que se eu for na loja que comprei o note e pedir para copiar do note do mostruário essa pasta c:/Acer será que *****?
É somente essa pasta que precisa para o recovery?0 -
Não iria dar certo! Somente funcionaria se você clonasse o hd de um notebook similar ao seu! Geralmente as lojas de notebooks possuem assistência técnica! Talvez você possa pedir para que eles clonem o sistema operacional de um modelo similar ao seu, no entanto é difícil que eles façam isso, mas não custa tentar!
Eu não me preocuparia com essa partição a não ser que seja realmente necessário
Eu excluiria todas as partições e instalaria o sistema operacional somente e deixaria o hd como backup!
Instale o sistema operacional no ssd dessa forma:Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
rodolfosorocaba faça o que o Egídio disse salve tudo o que precisa em uma outra unidade externa e formate a unidade C: (onde esta o Windows) do seu HDD original deixando somente o SSD com o Windows instalado (não formate as partições de Recovery até porque são pequenas e você não irá perder muito espaço). No meu VX5-591G eu fiz isso assim que instalei o SSD e o meu HDD ficou como Slave (escravo) para guardar arquivos e eventualmente instalo algo que não utilizo com frequência para rodar nele . Dessa maneira se seu notebook estiver reconhecendo o SSD normalmente ele irá ser forçado a abrir o Windows pelo SSD, a única coisa que me deixa preocupado é que ele não esta enxergando o SSD na BIOS na área do Boot. Outra coisa é deixar a BIOS atualizada também não sei tu já fez isso, assim que atualizar vai na Aba Exit e de um Load Setup Default para deixar ela em estado padrão e depois configure ela novamente.Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
Atenciosamente
Pedro Henrique1 -
Você pode bater uma foto do gerenciador de disco? Pode ser que a partição de recuperação não esteja na unidade c:\! Dessa forma você poderá fazer o que o @phropelato disse e formatar somente a unidade c:\!
Você deverá ver uma configuração assim:
A partição selecionada é a partição de recuperação!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Pessoal,
Eu fiz o seguinte, pelo celular baixei a iso 1803 do site da Microsoft, pois no meu caso o software estava dando erro, e pelo celular você escolhe versão do Windows (Win 10) idioma (pt-br) e arquitetura (x64) e já aparece a iso para baixar, meu modem do Virtua foi trocado na semana passada por um modem novo para testes (fui contemplado por ser cliente 120mb) baixei em wi-fi 5ghz sem brincadeira não demorou 3 minutos pra baixar a iso.
Copiei para um note vovozinho que tenho aqui, rodei o rufus e fiz o pendrive com o WIndows 10 Home.
Até aqui tranquilo. Um amigo me disse que pelo MIniTools eu poderia alinhar a partição da SSD. Fiz isso antes de formatar.
Salvei todos os meus arquivos, removi todas as partições do HD e ainda desliguei fisicamente o HD do note e comecei a formatação. Coloquei o pendrive na porta 3.0 e nada de reconhecer. Entrei na bios e nada. Mudei o pendrive para a porta 2.0 e reconheceu de imediato. Só que na bios, o boot estava em primeiro lugar o SSD, tive que inverter e colocar o pendrive em primeiro lugar no boot.
Fiz isso, em 10 minutinhos o WIndows estava instalado e lisinho. Baixei os drivers da pagina da Acer, exceto o da Nvidea que está bem desatualizado no site da Acer e está funfando redondinho.
Na bios aparece como boot o SSD, o que pra mim já é o suficiente pois não dependo mais do HD para dar boot pois isso que estava me incomodando, ficar dependendo da partição de boot do HD para depois iniciar pelo SSD.
Acho que agora é instalar as atualizações do Windows, os softwares e fazer e bichinho trabalhar.
Detalhe: Quando voltei o HD o maledito voltou a ocupar a posição número 1 e o SSD a número 2. Mas isso nem está me incomodando mais, já aceitei o fato da SSD ser secundária, desde que o boot seja por ela.
Mas é isso.
Agradeço a todos que de alguma forma perderam um tempinho digitando, pesquisando e compartilhando o conhecimento, pois um sozinho é apenas mais um, mas unidos somos todos mais fortes.
Um grande abraço a todos e mais uma vez obrigado a todos.0 -
Ainda bem que conseguiu fazer o notebook inicializar pelo ssd! Pelo que eu entendi, o hd ainda é selecinado em primeiro, pois deve ainda ter alguma partição do windows instalado nele! Exclua todas as partições e depois formate o hd!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Pior que não tem nada no HD, tem duas partições, uma onde eu faço download de todos os meus aplicativos e outra onde eu faço os meus backups.
E na bios aparece o boot do Windows pelo SSD mesmo ele sendo secundário. Está funcionando certinho. Sem erros ou falhas.
0 -
Se o seu notebook está funcionando, então é melhor deixar assim! Aceite a minha resposta para que outros usuários possam ver a soluçãoOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1