UEFI ou Legacy

IthaloMedeiros
IthaloMedeiros Member Posts: 1 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Boa tarde, pessoal! Possuo um notebook Acer E5-571 e hoje fiz um upgrade nele. Acrescentei mais 4GB de memória RAM e substitui o HD por um SSD...

Fiz a instalação do Windows normalmente, porém para conseguir dar boot pelo DVD, na BIOS/Boot tive que mudar o modo de UEFI para Legacy, aí consegui instalar o W10. A minha dúvida é se devo voltar esse "boot mode" para UEFI.

A minha preocupação é maior porque o meu entendimento de informática é bem básico, daí não sei se manter o modo Legacy traz algum prejuízo, ou mesmo se voltar para UEFI se terei algum prejuízo, tendo em vista que instalei o Windows no outro modo. Na verdade, nem sei a diferença entre os dois, apenas mudei o modo porque foi a forma necessária para dar boot pelo DVD e instalar o W10.

Vocês poderiam me ajudar?

Grato!

Comentários

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde IthaloMedeiros!

    Antes da UEFI, a única maneira de instalar um sistema operativo era o modo BIOS, mas, após a sua implementação, passou a ser o novo padrão selecionado. Com isto, criou-se uma confusão, pois um sistema operativo instalado no modo BIOS não pode ser inicializado utilizando o modo UEFI e vice-versa, sem modificar a instalação ou reinstalar todo o sistema. Por este motivo, a UEFI passou a suportar o modo “Legacy Mode”.

    O Legacy Mode opera como se fosse um BIOS. Serão perdidos quase todos os benefícios da UEFI, como o Secure Boot ou o Fast Boot, mas a interface gráfica do utilizador manter-se-á.

    A única diferença é que a UEFI será capaz de inicializar a partir de discos MBR, sem ser necessária a partição EFI, e será capaz de inicializar instalações não-UEFI. Atualmente, a maioria das placas-mãe suportam já suportam este modo.



    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,186 Trailblazer
    editado setembro 2018
    Bom! Vamos lá! Os computadores desde a década de 90 e até mais ou menos o ano de 2012, utilizavam um firmware chamado bios! O bios, é um programa que está inserido na placa mãe e faz o controle de entrada e saída e verificação dos hardwares conectados ao computador através do post! É ele quem dá o boot no hd ou ssd, permitindo assim que o sistema operacional seja inicializado! No entanto há uma limitação no bios, pois o bios somente suporta uma partição chamada mbr, o que impedia que um hd com mais 2tb pudesse ser detectado pelo bios!
    Para que o bios suporte mais de 2tb de hd, era necessário converter o hd para gpt! Entretanto o sistema gpt também não era detectado no bios, por isso houve a necessidade de fazer uma nova versão do bios e que se chama uefi!
    O sistema uefi além de suportar mais de 2tb de hd na partição gpt, também suporta a inicialização rápida (fastboot) e a inicialização segura (secureboot)! Também suporta gráficos mais modernos e também aceita a utilização do mouse e em alguns modelos suporta o acesso a internet! No entanto por ainda existirem muitos dispositivos e programas que funcionam melhor no bios, houve a necessidade de criar no uefi, uma imagem do bios antigo, para que estes dispositivos que ainda não estão aptos a rodar adequadamente no uefi, pudessem ser utilizados no modo legacy! No entanto a partir de 2020, a intel já afirmou que todos os seus dispositivos, só irão funcionar no modo uefi!
    Uma outra diferença, é que o bios suporta o sistema operacional x86 (32bits) ou x64 (64bits) enquanto o modo uefi somente suporta o x64 no hd convertido para gpt!
    Na minha opinião, se você estiver usando o windows 8 ou 10, é recomendável usar o modo uefi, pois estes sistemas, oferecem suporte ao uefi além de suportarem também a inicialização rápida!
    Houve muito questionamento, pois, alguns modelos não estão permitindo mais usar o modo legacy, o que de certa forma dificulta a instalação do sistema abaixo do windows 8 e também algumas versões do linux! Mas para os modelo que ainda possuem o modo legacy, basta desativar o secureboot!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Em resumo... dependendo da versão da sua Bios / UEFI e da versão do seu SO instalado, retirar do modo Legacy pode acarretar algum problema de inicialização.
    Eu recomendo que mantenha como está.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Opa meu amigo @MacLane!
    Quando você disse "A única diferença é que a UEFI será capaz de inicializar a partir de discos MBR, sem ser necessária a partição EFI, e será capaz de inicializar instalações não-UEFI. Atualmente, a maioria das placas-mãe suportam já suportam este modo"!
    Você está correto ao afirmar isso, quando se trata de criar um sistema operacional no pendrive, pois, o uefi aceita o disco de inicialização tanto em mbr quanto em gpt! 
    No entanto, na instalação do windows, o hd deve ser obrigatoriamente convertido para gpt! Eu sei que você já sabe disso! Mas estou apenas complementando a sua resposta!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Só tentei facilitar sem adentrar demais pois como IthaloMedeiros disse, tem pouco conhecimento e uma enxurrada de informações pode deixa-lo mais confuso!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • ardilles
    ardilles Member Posts: 1 New User
    gente, tudo bem?

    meu acer A515 51G veio com Hd  e coloquei o SO no SSD m.2, a principio clonei e depois instalei do Zero (arrependido), bom, tive que instalar em legacy devido ao pendrive, então a inicialização é meio estranha, apaga e acende varias vezes, e liga, (o que não acontecia quando estava clonado! quando coloco para dar boot em UEFI, aparece: (no Bootable device), então tenho que voltar a bios continuar em legacy!
     Me ajudem! muito Obrigado!