Problemas com bluetooth depois de atualização da BIOS e instalação do linux

REIS0
REIS0 Member Posts: 5

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Bem eu tenho um Acer E5-573G e durante muito tempo eu usei Windows, alguns meses atrás eu comecei a usar Linux e tive que atualizar a BIOS para poder instalar o sistema, no entanto o bluetooth depois disso não funciona de jeito algum, já testei algumas distros e tentei mexer na própria BIOS e ainda não consegui achar solucao. Alguém já passou por isso e consegui resolver de alguma forma?

OBS:  atualmente estou usando deepin 15.6

Comentários

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia REIS0 !
    Qual interface gráfica esta utilizando?
    Dependendo do dispositivo o driver pode ser proprietário.
    Em algumas distros, quando os pacotes corretos não estão instalados o Bluetooth apenas ativa quando a conexão wireless está ativada.

    Verifique se o dispositivo não está bloqueado utilizando o comando no terminal:
    sudo rfkill list

    Caso esteja, desbloqueie como comando:
    sudo rfkill unblock bluetooth

    Se o mesmo não aparece, tente instalar os pacotes bluetooth bluez bluez-tools rfkill, usando o gerenciador de pacotes de seu sistema Linux ou via terminal.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • REIS0
    REIS0 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opa, desculpe por não ter respondido antes.
    Atualmente troquei a distro e estou usando o mint 19, eu ja tentei tanto essa checagem quanto instalar o blueman, no caso eu ja testei com usb bluetooth externo que tenho e funcionou normalmente. Creio que possa ser algum problema de driver do chip depois que atualizei a placa mãe ou no kernel 4.15
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Então resolveu com a nova distribuição?
    Se sim, marque como resolvido pra ajudar de guia a outros com problema parecido. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • REIS0
    REIS0 Member Posts: 5

    Tinkerer

    editado agosto 2018
    Ainda não, mesmo problema que tive com a outra, quando tento iniciar o bluetooth se diz que os adaptadores não foram encontrados.
    Quando tento o comando sudo rfkill list nem chega a aparecer que existe algum dispositivo bluetooth.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Tente instalar uma outra distro que tenha suporte maior a hardware, como Debian ou SuSe e veja se reconhece.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • REIS0
    REIS0 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Antes provavelmente irei tentar rodar os drivers usando o wine.
  • REIS0
    REIS0 Member Posts: 5

    Tinkerer

    ATUALIZAÇÃO:
    consegui fazer funcionar rodando os comandos
    </code>sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf</pre>e adicionando no final da lista<br><pre class="CodeBlock"><code>blacklist acer_wmi
    depois só dei reboot e pronto estava funcionando.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    REIS0 disse:
    ATUALIZAÇÃO:
    consegui fazer funcionar rodando os comandos
    </code>sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf</pre>e adicionando no final da lista<br><pre class="CodeBlock"><code>blacklist acer_wmi
    depois só dei reboot e pronto estava funcionando.
    Bacana!
    Então os módulos do wireless estavam sendo negados na blacklist.
    Quando acrescentou o modulo ele passou de denied para accepted no carregamento do kernel.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!