SSD aparece na Bios, mas não é reconhecido no gerenciador de disco, de dispositivos ou diskpart

Diogoprangel
Diogoprangel Member Posts: 2 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Boa noite. Tenho em notebook Acer A515-51G-72DB e adquiri um SSD m2 240gb WD GREEN 2280 545/ms sata III, para o qual pretendo migrar meu sistema operacional. Entretanto, mesmo após a correta instalação, o SSD só aparece na bios (quando selecionado o modo legacy, no UEFI não), não aparecendo no gerenciador de disco, gerenciador de dispositivos e até mesmo no diskpart, impossibilitando sua formatação. Já olhei em inúmeros foruns e não achei como resolver.

Alguém já teve alguma problema similar ou saberia como resolvê-lo? Muito obrigado desde já.

Respostas

  • IVAN_PC
    IVAN_PC ACE Posts: 7,495 Pathfinder
    Ola.

    A instalação é feita com o M2 solo conectado em conjunto com o HDD?

    Saudações.



    ☑️ 𝑺𝒊 𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒆𝒔 "𝒍𝒂 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒖𝒆𝒔𝒕𝒂", 𝒉𝒂𝒛 𝒄𝒍𝒊𝒄 𝒆𝒏 "𝑨𝒄𝒆𝒑𝒕𝒂𝒓 𝒍𝒂 𝒔𝒐𝒍𝒖𝒄𝒊ó𝒏" 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒚𝒖𝒅𝒂𝒓 𝒂 𝒐𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒂 𝒆𝒏𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂𝒓𝒍𝒂.
    ☑️ 𝑬𝒍 𝒇𝒐𝒓𝒐 𝑨𝑪𝑬𝑹 𝒄𝒐𝒎𝒎𝒖𝒏𝒊𝒕𝒚 𝒕𝒊𝒆𝒏𝒆 𝒖𝒏 𝒂𝒎𝒃𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒈𝒓𝒂𝒅𝒂𝒃𝒍𝒆 𝒅𝒐𝒏𝒅𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒐 𝒆𝒍 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒔 𝒃𝒊𝒆𝒏𝒗𝒆𝒏𝒊𝒅𝒐.
  • Você pode tentar o seguinte: insira um pendrive com windows e depois vá na bios e selecione modo legacy! Dentro da instalação do windows 10 pressione shift+f10 e digite: diskpart, list disk, sel disk x (x é o número do ssd), clean (apaga tudo), convert gpt, create partition primary, format fs=ntfs quick, assign! Depois vá na bios e altere para uefi e veja se ele aparece!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Diogoprangel
    Diogoprangel Member Posts: 2 New User
    Boa noite, obrigado aos colegas que responderam. Consegui resolver o problema. Caso alguém mais passe pela mesma situação, a solução foi atualizar os drivers da placa mãe e o firmware da bios. Não sei exatamente qual das atualizações resolveu, mas após realizá-las o SSD passou a aparecer normalmente.

    De qualquer modo, obrigado mais uma vez.
  • Pedromucholerdo
    Pedromucholerdo Member Posts: 2 New User
    Para reforçar o último comentário do Diogoprangel, tive o mesmo problema e ao atualizar a BIOS para o versão 1.09 (2019), com o SSD já instalado, finalmente o notebook reconheceu o SSD. Tenho o Acer vx5 e instalei um SSD M2 wd Green de 240gb.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Pedromucholerdo !
    Mesmo o tópico já estando inativo, sua informação é uma boa contribuição.
    Seria interessante se descrevesse o procedimento que realizou para que fosse efetivo a leitura do SSD.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Seria que ele postasse esse procedimento em um tópico exclusivo, para que ficasse visível para outros usuários!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Ramonblast
    Ramonblast Member Posts: 2 New User
    Estou tendo o mesmo problema, mas nao sei como atualizar a bios ... meu note é um VX15 windows 10
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Ramonblast  !

    Esse tópico já esta inativo a vários meses.
    Para que sua duvida seja respondida e com devida visibilidade você deve abrir um novo.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Ramonblast
    Ramonblast Member Posts: 2 New User
    Obrigado! Mas fiz uma pesquisa aqui no fórum e atualizei a bios para verso 1.08 e funcionou ... valeu o/
  • jack2020
    jack2020 Member Posts: 11

    Tinkerer

    Boa noite, obrigado aos colegas que responderam. Consegui resolver o problema. Caso alguém mais passe pela mesma situação, a solução foi atualizar os drivers da placa mãe e o firmware da bios. Não sei exatamente qual das atualizações resolveu, mas após realizá-las o SSD passou a aparecer normalmente.

    De qualquer modo, obrigado mais uma vez.
    Muito obrigado. Eu não estava achando solução clara. Ao ler seu post, atualizei minha bios e com isso o SSD passou a aparecer no gerenciamento de disco. Meu SDD aparecia no campo de informações da BIOS, mas não aparecia no GERENCIAMENTO DE DISCO, fui no site da Acer, cliquei em SUPORTE, DRIVERS MANUAIS, digitei o número de série do meu notebook no campo de busca e fiz download do arquivo mais recente da BIOS. Após instalar a nova BIOS, o SSD passou a ficar visível no gerenciamento de disco. Ao instalar a BIOS é aconselhado usar um nobreak, e tomar outras precauções, não façam a instalação da BIOS sem pesquisar sobre a maneira segura de executar esse procedimento.
Esta discussão está fechada.