Nitro 5 AN515-51-596D - SSD M.2 compatíveis

Opções
AdrianoAkita
AdrianoAkita Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá, eu encontrei alguns questionando sobre SSD M.2 para os modelos AN515-51, mas não encontrei especificamente para o 596D ... então gostaria de saber quais os modelos de SSD M.2 compatíveis especificamente com o Nitro 5 AN515-51-596D. Me parece que tem que ser o 2280, correto? SATA ou NVME? Existe mais alguma especificação ou recomendação importante que eu não citei?

Melhor resposta

  • AdrianoAkita
    AdrianoAkita Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
    Responder ✓
    Opções
    Para finalizar o post, há mais de 1 ano estou usando SSD - M.2 (2280 / Pcie NVMe) - 250gb - Samsung 960 Evo - Mz-v6e250bw no Acer Nitro 5 515-51G-596D Intel Core i5-7300HQ 12GB RAM 1 TB HD 15.6" GeForce GTX 1050 Ti com 4 GB Windows 10 (Acer Nitro 5 = SSD NVMe). Como esperado, desempenho do notebook melhorou absurdamente em comparação só com o HD tradicional.

    Adicionalmente também compartilho uma outra experiência: Eu uso SSD Kingston A400, 240GB, M.2, SA400M8/240G em um Acer Spin 3 SP314-51-C5NP Intel® Core™ i5-8250U 8GB RAM HD 1TB 14" HD Windows 10 (Acer Spin 3 = SSD SATA 3). O desempenho dos 2 notebooks é o mesmo em uso para trabalho com Office e PDF, mesmo tempo de boot e velocidade na internet e vídeos. A diferença de valor entre padrão SATA 3 e NVMe pode não valer a pena.

    Eu não testei compatibilidade de SSD SATA 3 no Nitro 5 e nem SSD NVMe no Spin 3.

Respostas

  • AdrianoAkita
    AdrianoAkita Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
    Responder ✓
    Opções
    Para finalizar o post, há mais de 1 ano estou usando SSD - M.2 (2280 / Pcie NVMe) - 250gb - Samsung 960 Evo - Mz-v6e250bw no Acer Nitro 5 515-51G-596D Intel Core i5-7300HQ 12GB RAM 1 TB HD 15.6" GeForce GTX 1050 Ti com 4 GB Windows 10 (Acer Nitro 5 = SSD NVMe). Como esperado, desempenho do notebook melhorou absurdamente em comparação só com o HD tradicional.

    Adicionalmente também compartilho uma outra experiência: Eu uso SSD Kingston A400, 240GB, M.2, SA400M8/240G em um Acer Spin 3 SP314-51-C5NP Intel® Core™ i5-8250U 8GB RAM HD 1TB 14" HD Windows 10 (Acer Spin 3 = SSD SATA 3). O desempenho dos 2 notebooks é o mesmo em uso para trabalho com Office e PDF, mesmo tempo de boot e velocidade na internet e vídeos. A diferença de valor entre padrão SATA 3 e NVMe pode não valer a pena.

    Eu não testei compatibilidade de SSD SATA 3 no Nitro 5 e nem SSD NVMe no Spin 3.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite AdrianoAkita !

    Na verdade, a melhora foi apenas nas velocidades de leitura e escrita de dados.
    Não de desempenho.
    Desempenho é medido como o resultado da media de todos os recursos de hardware: processamento (processador), armazenamento volátil (RAM), renderização (GPU) e armazenamento não-volateis (discos HDD ou SSD).
    Mas de forma geral, passar essa ideia que acabamos por interpretar erroneamente.
    Logicamente, as maiores velocidade de leitura e escrita acabam por gerar um ganho como um todo no aparelho, já que "desafoga" os outros recursos.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • AdrianoAkita
    AdrianoAkita Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
    Opções
    Não sabia que o Spin 3 aceitava NVMe. Na época que comprei lembro de ter lido uma pergunta feita por outra pessoa sobre compatibilidade com NVMe e aparentemente um funcionário da Acer havia respondido que era compatível somente com SATA. Nem cheguei a procurar outras fontes. Mesmo usando SATA 3 ele é bem rápido e atende muito bem às minhas necessidades de trabalho.
  • AdrianoAkita
    AdrianoAkita Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
    Opções
    MaClane disse:
    Boa noite AdrianoAkita !

    Na verdade, a melhora foi apenas nas velocidades de leitura e escrita de dados.
    Não de desempenho.
    Desempenho é medido como o resultado da media de todos os recursos de hardware: processamento (processador), armazenamento volátil (RAM), renderização (GPU) e armazenamento não-volateis (discos HDD ou SSD).
    Mas de forma geral, passar essa ideia que acabamos por interpretar erroneamente.
    Logicamente, as maiores velocidade de leitura e escrita acabam por gerar um ganho como um todo no aparelho, já que "desafoga" os outros recursos.
    Sim! Estou de acordo contigo! Acredito que trara-se de uma contribuição de vários fatores.

    Quando meu Nitro 5 chegou fiquei muito decepcionado com o comportamento dele.  Lembro que chegava a levar 10 minutos ou mais para ligar e carregar coisas banais como navegador e abrir algo do pacote Office, apresentava travamentos constantes (perdia parte do meu trabalho toda vez) e tudo mais que possa irritar qualquer usuário (atualizações e reinicializações em qualquer horário independente de configuração, alterações em planos de energia, sumiço de driver de impressora etc). Sempre atribuí o péssimo comportamento do produto ao sistema operacional, que parecia bastante inacabado naquela época.

    Com o SSD o notebook se transformou completamente ... inclusive tenho pra mim que Win 10 não foi pensado para ser usado com HD convencional. Hoje continuo não gostando do Win 10, mas pelo menos agora ele funciona bem.

    Como comparação, até hoje tenho um Dell Inspiron 14R com processador Core i7 de 4ª geração, 8 GB de ram, SSD sata 3 e Win 8.1 completamente funcional. Esse Dell é instantâneo para tudo. Ele carrega o Windows 8.1 em 8 - 9 segundos ... quando você clica 2x para abrir um programa (media player, navegador, word, pdf etc) não dá tempo de tirar a mão do mouse antes dele carregar. A única explicação para essa diferença entre Nitro e Inspiron é o Windows ... o hardware do Nitro é infinitamente superior e mesmo assim não é veloz como o Inspiron. 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Mas nesse caso, tudo questão de uma boa otimização e configuração.
    É perfeitamente possivel um HDD mecânico ter um ótimo desempenho.
    A Microsoft não desenvolve o sistema baseada em nenhum hardware.
    Até mesmo porque se fosse o caso, nenhum aparelho no mundo teria desempenho antes dos SSDs, o que não e verdade.
    Um exemplo... minha irmão tem um core i5 de 4ª Gen com 6Bb d RAM e HDD básico de 5400rpm de 500Gb
    Possui boot múltiplo com 5 sistemas operacionais (2 Windows e 3 Linux).
    Tempo de boot de 11 segundos e velocidade final e desempenho ótimos.
    Ou seja, tudo questão de uma perfeita configuração e atomização.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • AdrianoAkita
    AdrianoAkita Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
    Opções
    Sim. Com certeza!
    Não faço otimização alguma nas minhas máquinas. Tenho só 1 SO em cada e deixo relativamente atualizados (nunca faço a última atualização até ter certeza da estabilidade), permito o carregamento de coisas básicas (todos os drivers, antivirus, skype, nuvens e programinhas do fabricante como o Acer Care Center) junto com o windows e mais nada. Sempre deixo as máquinas o mais padrão possível.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Nesse caso, sem nenhuma intervenção, um SSD irá "sanar" essa questão.
    Mas eu realmente aconselho que otimize seu sistema.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    AdrianoAkita , caso opte por otimizar o SSD, realize antes um teste de leitura e escrita e depois novamente após a otimização
    Utilize o CrystalDiskMark para isso.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • AdrianoAkita
    AdrianoAkita Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
    Opções
    Boa tarde!!

    Excelentes vídeos!!! Meio que por intuição eu sempre deixo o Windows de forma mais padrão possível ... nunca desativei desfragmentador do SSD contrariando 99% das supostas dicas que se encontra pela internet. Antes, na minha cabeça eu pensava "se acabar a vida útil do SSD por causa do desfragmentador eu compro outro SSD" ... esses vídeos mostram na prática que antes de acabar o SSD o computador já estará completamente obsoleto.

    Nesse final de semana passado fiz a formatação do SSD e reinstalação do Windows direto nele. Agora chequei as dicas verdadeiramente uteis de acordo com a parte 3 do vídeo e tudo está coincidindo com o que é falado pelo rapaz. Também sempre uso os programas dos fabricantes de SSD pois de fato é quem sabe tirar o melhor do hardware.

    Obrigado por compartilhar esses vídeos!

  • Commodore_1995#
    Opções
    De nada meu amigo. O apresentador do vídeo é MVP da microsoft. Portanto, ele entende bastante do windows. Eu sugiro que você visite os sites www.baboo.com.br www.clubedohardware.com.br, caso queira aprender mais.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    AdrianoAkita , realizou os testes de leitura e escrita?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!