Tecla Alt Gr não funciona com opção "Function Keys" na BIOS 1.08 (Spin 5 SP513-52N-55WM)

Opções
andreqls
andreqls Member Posts: 2 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Quando seleciono a opção "Function Keys" da BIOS (v. 1.08) para que as teclas F1 a F12 não dependam da tecla Fn para sua funcionalidade padrão (ao invés de servirem para controle de brilho da tela, volume etc., que é a opção "Special Keys" da BIOS) do Acer Spin 5 (SP513-52N-55WM), a tecla Alt Gr para de funcionar, o que impede a digitação de caracteres como ª e º. Selecionando a opção "Special Keys" na BIOS, a tecla Alt Gr volta a funcionar.

Acredito que seja necessário atualizar essa opção na BIOS para que o Alt Gr não pare de funcionar quando "Function Keys" é selecionado, até porque esse deveria ser o comportamento padrão do teclado (por exemplo, F1 servir como F1, e não como botão "Sleep"). No entanto, se alguém tiver uma solução alternativa/temporária, talvez mapeando manualmente a tecla no Windows 10, gostaria de saber, pois não encontrei nenhuma pergunta parecida no fórum.

Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,767 Trailblazer
    editado maio 2018 Responder ✓
    Opções
    Neste caso, eu recomendaria usar o teclado virtual para esta tecla! Não sei se irá resolver, mas existe um programa chamado virtualbuttons! Pode ser que ajude a resolver o seu problema!
    Só uma pergunta: quando você deixa ativado a função "function keys", as teclas de função ainda funcionam quando se pressiona fn, ou somente funcionam na "special keys"?

    Eu não sou um funcionário da Acer. 
    Clique em "Curtir" se você achar minha resposta útil e coloque como solução se ela responder à sua pergunta! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,767 Trailblazer
    editado maio 2018 Responder ✓
    Opções
    Neste caso, eu recomendaria usar o teclado virtual para esta tecla! Não sei se irá resolver, mas existe um programa chamado virtualbuttons! Pode ser que ajude a resolver o seu problema!
    Só uma pergunta: quando você deixa ativado a função "function keys", as teclas de função ainda funcionam quando se pressiona fn, ou somente funcionam na "special keys"?

    Eu não sou um funcionário da Acer. 
    Clique em "Curtir" se você achar minha resposta útil e coloque como solução se ela responder à sua pergunta! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • andreqls
    andreqls Member Posts: 2 New User
    Opções
    Excelente sugestão, na verdade o próprio teclado virtual do Windows 10 permite que eu digite esses caracteres que ficam inacessíveis por falta da tecla AltGr.

    Respondendo sua pergunta, com a opção "function keys" selecionada na BIOS, as teclas de função (F1-F12) funcionam normalmente sem pressionar Fn, o que infelizmente desativa completamente a tecla AltGr (apertando Fn ou não), e se eu segurar Fn as teclas de função passam a agir como especiais (brilho, volume etc.).

    Já com a opção "special keys" selecionada na BIOS, ocorre o inverso: as teclas F1 a F12 funcionam como especiais (brilho, volume etc.) sem segurar Fn, e segurando Fn essas teclas se comportam como teclas de função normais (ajuda, renomear, etc.), e incidentalmente a tecla AltGr passa a funcionar corretamente (sem precisar segurar Fn).

    Os principais inconvenientes com essa opção "special keys", pelo menos para mim, são: a tecla F1 torna-se o botão de suspender (sleep), então se eu apertar F1 sem querer o computador dorme; pra fechar uma janela com Alt+F4, preciso segurar Fn também, o que evidentemente demanda mais esforço e é algo difícil de se acostumar.

    De todo modo, muito obrigado pela resposta, foi bastante útil. No entanto, como expliquei, permaneço convicto de que se trata de um erro que precisa ser resolvido pela Acer com uma nova versão da BIOS (já que é uma opção naquela interface que causa o problema).
  • Commodore_1995#
    Opções
    Este link mostra que há uma atualização em progresso para a bios do seu notebook em virtude do spectre e meltdown! Espere que corrijam este problema! https://br.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/53114/~/vulnerabilidades-de-segurança-meltdown-e-spectre!

    Eu não sou um funcionário da Acer. 
    Clique em "Curtir" se você achar minha resposta útil e coloque como solução se ela responder à sua pergunta! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)